A Páscoa está quase chegando. É o momento de juntar a família, de comemorar e também de refletir. Você já parou para pensar, por exemplo, que existe uma profunda relação entre a Páscoa e o Cooperativismo?
Essa conexão entre a data e o modelo cooperativista pode não ser tão óbvia. Mas se refletirmos um pouco sobre os significados da Páscoa, fica fácil perceber que essa comemoração tem muito em comum com alguns dos princípios cooperativos. Veja só:
A palavra Páscoa tem origem nos termos grego, pasha, e no hebraico, pesach ou pesah, significando passagem. Não é à toa que os cristãos comemoram na Páscoa a ressurreição de Jesus, como a passagem para uma nova vida.
É claro que o cooperativismo não tem esse cunho religioso. Mas se pensarmos bem, quem se associa ao modelo cooperativista também tem a oportunidade de viver uma nova fase. Assim como na Páscoa, essa passagem para uma nova vida (no cooperativismo, a adesão) pode ser feita de forma livre e espontânea. E todos são convidados a participar (no cooperativismo, a gestão é democrática).
Agora, você sabia que os judeus também comemoram a Páscoa? Só que nesse caso, a palavra usada é Pessach ou Festa da Libertação.
Para os judeus, Páscoa tem a ver com libertação, mas também com a aliança de seu próprio povo. Para católicos, anglicanos e luteranos, o fim da quaresma também representa uma libertação. E para muita gente, o feriado de Páscoa sempre serve mesmo para se liberar um pouco, nem que seja das regras de alimentação (aceita um chocolate?).
E falando de cooperativismo, também encontramos alguma semelhança. Afinal, quem adere a uma cooperativa libera-se de outros modelos econômicos (pelo menos em certos aspectos) e passa a fazer parte de um regime mais justo e humano.
Assim, percebe-se que, de uma forma ou de outra, Páscoa tem a ver com vida nova, para todos (para a natureza, para a alma e para toda a família). É quando todos se juntam para celebrar a vida e apoiar uns aos outros.
Aliás, as cooperativas também ajudam a melhorar a vida das comunidades onde estão inseridas. Exemplo disso foram algumas ações realizadas, na Páscoa do ano passado, por algumas das cooperativas do maior sistema cooperativo financeiro do Brasil, o Sicoob, como a Páscoa mais Doce, do Sicoob Oestecredi que arrecadou ovos de chocolate para distribuir a instituições sociais, ou a Páscoa Solidária do Sicoob Central SC/RS, que doou mais de 22 quilos de chocolate para a Casa de Acolhimento Darcy Vitória de Brito.
E você também pode cooperar com outras pessoas e ajudar a sua comunidade nesta Páscoa. Confira algumas dicas:
Experimente, coloque a mão na massa (ou nos chocolates) e celebre a vida com quem está ao seu redor.
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…