Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
No próximo domingo, o Brasil celebrará mais um Dia dos Pais. Há mais de setenta anos, os brasileiros aproveitam o segundo domingo do mês de agosto para homenagear suas figuras paternas das mais diversas formas.
Embora o dia seja de alegria, há algo que não se pode negar: toda data comemorativa, quando celebrada, tem um custo. Por mais importante que ela seja, é muito difícil driblar os gastos financeiros quando queremos presentear um ente querido.
E, se você estiver preocupado com os gastos financeiros que você terá no domingo, não se sinta mal, pois você não é o único.
Segundo uma pesquisa realizada pela Globo, que buscou avaliar as tendências dos consumidores para o Dia dos Pais, cerca de 36% dos entrevistados acreditam que a vida financeira piorou no comparativo com o ano de 2023.
Viu? Pensar no bolso também faz parte da festa.
Embora a preocupação seja necessária, isso não significa dizer que a data tenha de ser deixada de lado. Afinal, homenagear quem a gente ama é algo extremamente valioso.
Por isso, no artigo de hoje, queremos ajudar você a comemorar o Dia dos Pais sem precisar se preocupar muito com o prejuízo no seu bolso. Que tal? Confira a seguir as 7 dicas que separamos para que você possa celebrar, economizar e fazer o seu dinheiro valer mais!
7 dicas para economizar no Dia dos Pais
1. Priorize Experiências
Sem sombra de dúvidas, uma das melhores maneiras de celebrar o Dia dos Pais sem pesar muito no bolso é priorizando experiências ao invés de presentear com itens materiais. Muitas vezes, o valor emocional de um momento único supera qualquer objeto.
Por exemplo, planejar um almoço de domingo, seja na sua casa ou na casa dos seus pais, é uma excelente alternativa — e está super em alta. De acordo com a pesquisa, a intenção de comemorar a data com refeições especiais em casa cresceu significativamente (veja gráfico abaixo):
Ir ao supermercado, comprar os ingredientes e preparar a refeição, não apenas economiza como também lhe dá a oportunidade de escolher produtos frescos e de qualidade. Esse tipo de iniciativa pode ser uma experiência inesquecível para toda a família. Envolver todos no preparo também pode dar um toque ainda mais afetivo e memorável ao Dia dos Pais.
Além disso, as experiências não precisam ficar restritas à refeição. Uma simples caminhada no parque, uma manhã na praia, um dia de atividades esportivas ou até mesmo uma noitada de jogos em família podem fortalecer os laços familiares de forma extremamente poderosa, gastando muito pouco.
2. Aproveite promoções e descontos
Nossa segunda dica é um tanto quanto óbvia (mas está longe de ser menos importante): fique de olho nas promoções e descontos. Em busca de aumentar o seu faturamento com o Dia dos Pais, lojas físicas e online de todo o Brasil costumam oferecer promoções especiais para a data, com preços bem mais acessíveis do que no restante do ano.
Fazer uma pesquisa antecipada pode ajudar a encontrar os melhores preços e economizar bastante. Nós sabemos que a data é logo ali, mas isso não significa que não haja tempo. Dê uma olhada nos sites das lojas que vendem o item do seu interesse, siga os perfis dessas lojas nas redes sociais e fique atento aos anúncios! Reservar um tempinho para fazer uma pesquisa mais aprofundada poderá fazer toda a diferença.
Dicas adicionais
- Utilize comparadores de preços online (como o Buscapé, Zoom, Google Shopping, Bondfato e JáCotei);
- Procure por cupons de desconto adicionais nas plataformas e lojas de sua escolha;
- Verifique se a loja escolhida oferece frete grátis;
- Compre com antecedência (já está bem próximo, mas você não precisa deixar para a véspera).
3. Opte por presentes DIY
Você já ouviu falar em DIY?
Essa sigla (do original, em inglês, “Do It Yourself”), significa “Faça Você Mesmo” no nosso bom e velho português. Presentear o seu pai com um presente feito com suas próprias mãos pode ser uma maneira carinhosa e econômica de demonstrar o seu afeto.
Poucas pessoas conhecem tão bem os gostos pessoais de um pai quanto um filho. Isso facilita muito na hora de confeccionar algo único e personalizado. Quer algumas dicas para você mesmo fazer para o seu pai? Dê uma olhada:
- Crie um álbum de fotos com memórias especiais
- Monte um kit caseiro de cuidados pessoais
- Confeccione um cartão personalizado com uma mensagem sincera
- Prepare uma sobremesa ou doce preferido do seu pai
- Monte um quadro personalizado com citações inspiradoras
- Monte um organizador de mesa personalizado
- Customize uma camiseta
- Faça um porta-chaves personalizado
Essas são apenas algumas ideias. Há inúmeras outras opções de presentes DIY que podem ser feitos com materiais simples e acessíveis. A internet tem vários tutoriais com passo a passos para todos os tipos de projetos no estilo “Faça Você Mesmo”, dos mais simples aos mais elaborados.
Além de economizar, o tempo e o esforço dedicados também mostram o quanto você se importa em prestar uma homenagem ao seu pai.
4. Compre em marketplaces ou e-commerces
Se você pretende comprar um presente para o Dia dos Pais, que tal usar o meio digital? Comprar em marketplaces ou e-commerces é uma estratégia bastante eficaz para quem quer presentear economizando.
Com a chegada da internet nas últimas décadas, o mercado cresceu de forma bastante acelerada e, hoje, as opções de lugares para comprar produtos são quase infinitas. Por meio das plataformas digitais, é possível encontrar uma vasta variedade de produtos, com os mais variados valores — permitindo, assim, uma comparação rápida e eficaz para que você encontre a melhor oferta disponível sem precisar sair de casa.
Outra grande vantagem de comprar em marketplaces e e-commerces é a possibilidade de obter feedbacks de outros compradores, por meio das avaliações e comentários. Esses recursos permitem uma decisão de compra mais informada, minimizando os riscos de arrependimento. Ninguém merece frustrar suas expectativas no Dia dos Pais, não é?
5. Dê presentes personalizados e significativos
Já falamos um pouco sobre presentes personalizados no tópico sobre DIY, mas cabe aprofundar um pouco mais. Afinal, verdade seja dita: nem sempre é possível fazer algo com nossas próprias mãos, não é?
Ainda assim, desistir da linha do “Faça Você Mesmo” não lhe impede de dar algum presente personalizado e bastante significativo ao seu pai. Existem várias opções disponíveis no mercado que não custam muito. Você pode, por exemplo, gravar o nome dele em um acessório, como uma caneta, uma caneca ou uma carteira.
Outra ideia bastante interessante é criar um vídeo com momentos especiais que vocês compartilharam juntos. Esse tipo de presente, além de demandar um valor bastante modesto, carrega consigo um valor sentimental que não tem preço.
Personalizar um presente, no final das contas, é uma forma criativa de transformar um presente comum em algo único. Muitas lojas oferecem serviços de personalização a preços bem acessíveis, permitindo que você faça um “upgrade” no seu presente sem estourar o orçamento.
Leia Mais: Confira 9 dicas sobre como se livrar das dívidas
6. Lista de prioridades: a chave para evitar compras impulsivas
Pensar no presente ou na experiência não é a única forma inteligente para economizar no Dia dos Pais. Planejar a iniciativa também é algo que pode fazer toda a diferença.
Uma das etapas essenciais do seu planejamento é elaborar uma lista de prioridades. Quer saber como funciona? É bem simples. Antes de ir às compras, sente-se e defina com clareza o que você precisa comprar e quanto pretende gastar. Essa lista será o seu guia durante as compras, ajudando você a focar apenas no que é estritamente necessário. Além disso, a lista poderá ajudá-lo a ter uma boa ideia dos preços, evitando sustos indesejados na hora de pagar.
Agora, um ponto importante: a lista não adiantará de nada se, na hora das compras, você não seguir ao máximo o que tiver sido incluído nela. Lojas, supermercados, todo estabelecimento voltado para vendas é projetado para incentivar compras impulsivas. Por isso, mantenha-se firme para comprar apenas o que for prioritário. Isso ajudará você a economizar e realizar as compras do Dia dos Pais com consciência.
7. O “pulo do gato”: cupons de desconto e programas de fidelidade
Você pode até pensar: “ué, mas eles já não falaram em promoções?”. Quanto a isso, só há uma coisa a dizer: é diferente.
Embora sigam a mesma lógica prática, fazendo você pagar menos por um produto, um cupom de desconto não é a mesma coisa que um produto com 30, 40 ou 50% OFF. Uma vez que as ofertas costumam ser aplicadas em produtos específicos e pré-definidos pela loja, o cupom lhe permite economizar em um produto de sua escolha, seja ele qual for.
Por sua vez, os programas de fidelidade também são uma ótima opção para presentear, desde que você já faça parte de algum. Programas de fidelidade são alternativas a longo prazo, para quem já vem acumulando pontos em uma loja específica.
Ambos, tanto os cupons quanto os programas de fidelidade, podem ser encontrados nas mais diversas lojas — e costumam aparecer aos montes em vésperas de datas comemorativas importantes. A ideia aqui é pesquisar, escolher e aproveitar!
Tudo pronto? Então, feliz Dia dos Pais!
Por fim, concluímos afirmando que é perfeitamente possível celebrar o Dia dos Pais sem precisar construir novos prejuízos financeiros. A cada dia, fica cada vez mais evidente que essas datas são momentos para fortalecer os laços e criar novas memórias felizes. Presentear faz parte? Com certeza. Mas está longe de ser a única forma de celebrar.
Com planejamento, criatividade e muita vontade de declarar o seu amor, é possível criar uma homenagem única e financeiramente saudável. Assim, você proporcionará um excelente dia para o seu pai e ficará em paz com as suas finanças!