Empreendedores costumam ter um pouco de dificuldade para descobrir como separar as despesas da empresa das pessoais de uma forma eficiente. Então, se esse é o seu caso, pode ficar tranquilo, afinal, é mais comum do que você imagina.
O que você talvez ainda não saiba é que existem formas simples de fazer isso que podem facilitar muito a sua vida na hora de organizar as contas. E, se você quiser conferir quais são elas, pode continuar de olho neste post que nós explicamos direitinho. Aproveite!
Por que separar as contas da empresa das pessoais?
Logo que uma empresa se inicia, pode ser mesmo difícil compreender por que é tão relevante manter as contas separadas. Mas, não demora muito até você perceber que é impossível saber se o seu negócio está dando lucro e prejuízo, por exemplo, se as contas forem misturadas.
O hábito de retirar dinheiro do caixa para fazer um lanchinho no meio da tarde ou mesmo para abastecer o carro na volta para casa podem prejudicar o controle financeiro do negócio. Assim, você perde a mão e não sabe quanto está tirando no total, podendo deixar o empreendimento sem recursos para pagar as próprias contas.
Como separar as despesas da empresa?
Você se identificou com o que mencionamos até aqui? Não se preocupe, porque existem meios para retomar o controle nesse caso e devolver a ordem para as suas contas empresariais. Fique de olho nas dicas!
1. Tenha contas bancárias separadas
O primeiro passo é ter uma conta no banco para a empresa e outra, separada, para você. Isso vai evitar que o dinheiro se misture e que você não saiba de quem é o quê. Portanto, todos os recebimentos e pagamentos que forem do negócio serão destinados para uma conta. E as suas despesas e receitas pessoais, para outra.
2. Monitore o fluxo de caixa
Ninguém está a salvo de precisar de dinheiro antes do mês terminar e, se isso acontecer, ainda que você tire recursos do caixa, tenha uma forma de controlar isso, afinal, isso faz parte de uma boa educação financeira para empresas. O fluxo de caixa é um instrumento que registra tudo o que entra e o que sai de dinheiro. Assim, quando fizer uma retirada, registre.
3. Não use o dinheiro do caixa para você
Por mais difícil que seja, habitue-se a não usar o dinheiro da empresa. Em vez disso, determine uma espécie de “salário” que você receberá todos os meses (ou uma porcentagem sobre os lucros). Esse dinheiro será seu, pessoal. Dele, você pagará todas as suas despesas fixas e variáveis, deixando o restante do dinheiro da empresa com ela.
Como controlar as despesas da sua empresa?
Você já viu que é muito importante registrar todas as entradas e as saídas de dinheiro do negócio, não é? Isso é chamado de fluxo de caixa. A boa notícia é que ele pode ser ainda mais simples e funcional se você adotar um sistema informatizado ou aplicativos super úteis para empresas que possam registrar as transações.
Assim, será mais prático criar os registros e acessá-los sempre que for necessário fazer alguma conferência. Se você tiver algum funcionário que cuide da parte financeira para você, ele também conseguirá rastrear todas as saídas de dinheiro, identificando quanto você precisou adiantar do seu “salário” para descontar no fim do mês.
Viu só como tem jeito de manter tudo separado? Agora, basta colocar as dicas que você acabou de conferir na prática para devolver a organização financeira ao seu negócio.
E, já que estamos falando de controle financeiro, que tal descobrir mais sobre os impostos e taxas que você paga?