Instituto cooperativo dá exemplo de sustentabilidade

Entidade promove desenvolvimento sustentável, educação cooperativa e financeira.

Meu Negócio Sustentável | 06 de junho de 2022
Empreendedorismo
instituto
sustentabilidade


Se preferir, ouça a matéria clicando no player:

Muito se fala sobre sustentabilidade, seja sobre a vertente ambiental, social ou econômica, ou até sobre a sua abordagem ESG (ambiental, social e governança; em tradução ao português). Só que, melhor do que falar, é conhecer um bom exemplo de sustentabilidade aplicada na prática. Para isso, uma ótima maneira é conferir o Relatório de Impacto 2021 do Instituto Sicoob.

Se você ainda não sabe, o Instituto Sicoob é a agência de investimento social estratégico do Sicoob – uma instituição financeira cooperativa presente em todos os estados do Brasil.

Fundado em 2004, esse Instituto tem a missão de difundir a cultura cooperativista e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

Para entender melhor como isso acontece na prática, acompanhe:

Sobre o Instituto

Além de estar baseado nos princípios cooperativistas (como o do Interesse pela Comunidade e o da Educação, Formação e Informação), o Instituto Sicoob atua pela disseminação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. As iniciativas da entidade impactam, principalmente, nos seguintes ODS:

fonte: https://institutosicoob.org.br/

É válido destacar também que, atualmente, o Instituto Sicoob conta com mais de 1.600 pessoas (entre trabalhadores e voluntários) que dão exemplo de sustentabilidade, atuando diretamente com as comunidades em todo o Brasil.

Com isso, nos últimos quatro anos, as ações do Instituto já chegaram a impactar 1,34 milhão de pessoas em todo o país.

Cooperativismo e Empreendedorismo

Para cumprir com sua missão e dar exemplo de sustentabilidade, o Instituto Sicoob atua em três eixos. Um deles é o do Cooperativismo e Empreendedorismo, que reúne iniciativas com foco na educação cooperativista e na disseminação da cultura da cooperação.

As ações que fazem parte desse núcleo têm impacto, principalmente nos ODS 1, 4, 5, 8, 10, 12, 13, 16 e 17. De acordo com o Relatório 2021, 272.326 pessoas foram beneficiadas no ano passado por ações do tipo.

Conheça algumas delas:

Programa, com finalidades educativas, que apoia a formação de cooperativas em escolas e outras instituições de atendimento a crianças e jovens. A ideia é que os participantes vivenciem na prática os valores do cooperativismo, com benefícios para todos. Durante 2021, 18 cooperativas mirins estiveram em atividade, com 607 cooperados mirins e 60 professores capacitados.

Anualmente, após uma aula prática sobre o tema proposto, os alunos do ensino fundamental são estimulados a produzir desenhos e redações sobre cooperação. Os melhores trabalhos são selecionados e premiados. Em 2021, 1.059 escolas de 371 municípios em 23 estados inscreveram-se e 78.168 alunos foram beneficiados.

No primeiro sábado de julho, comemora-se, em todo o Brasil, o Dia de Cooperar ou Dia C – um momento em que as cooperativas intensificam suas ações voluntárias de interesse pela comunidade, promovendo atividades diversas. No Dia C de 2021, o Instituto Sicoob promoveu 433 ações por todo o Brasil, com 1.854.773 beneficiados em total. O Sicoob SC/RS, por exemplo, promoveu a campanha Abraça Sicoob, com arrecadação de alimentos e agasalhos, doados para famílias necessitadas.

Cidadania Financeira

Este é o segundo eixo de atuação do Instituto Sicoob. Nesse caso, estão incluídos projetos e ações de educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal, contribuindo principalmente com os ODS 1, 4, 5, 10, 12, 13, 16 e 17.

Em 2021, os programas sistêmicos do Instituto Sicoob do eixo Cidadania Financeira beneficiaram 338.366 pessoas.

Conheça algumas das ações desse eixo:

Atendimento direto à população, com orientações sobre organização do orçamento, dívidas, investimentos e outros assuntos relacionados à educação financeira. Em 2021, foram realizadas 48 clínicas presenciais com 990 pessoas beneficiadas. Além disso, 51 pessoas foram atendidas individualmente por meio das Clínicas Financeiras Virtuais.

Programa de educação financeira destinado a jovens de 15 a 29 anos, realizado por meio de workshops interativos presenciais ou na modalidade online por meio da plataforma virtual gamificada Se Liga Finanças Online. Em 2021, 5.036 jovens concluíram o curso.

Programa de educação financeira para crianças de 6 a 10 anos. Além de guias para apoiar professores e estimular atividades nas escolas, o Instituto Sicoob disponibiliza também a Coleção Financinhas, com livros infantis paradidáticos e vídeos. Em 2021, 25 professores foram capacitados e 490 alunos foram beneficiados com ações presenciais, além de 11.090 crianças beneficiadas por ações online. A Central SC/RS, por exemplo, realizou 32 eventos online para contar as histórias da coleção, alcançando 1.830 visualizações e 2.229 interações.

Para fortalecer o compromisso do Sicoob com a cidadania e a educação financeira, o Instituto Sicoob ainda participa de iniciativas nacionais e internacionais como a Semana Nacional da Educação Financeira (ENEF), a World Investor Week e a Global Money Week.

Desenvolvimento Sustentável

Terceiro eixo de atuação, por meio do qual o Instituto Sicoob dá exemplo de sustentabilidade. As ações relacionadas ao tema impactam, principalmente, nos ODS 1, 5, 8, 10, 12, 13, 16 e 17.

Programa que promove a sensibilização, formação, adesão, engajamento e reconhecimento de voluntários que atuam diretamente com as comunidades. Atualmente, o Instituto conta com 1.283 voluntários atuantes que, em 2021, dedicaram 14.265 horas aos programas sistêmicos do Instituto. O Sicoob Central SC/RS, por exemplo, conta com 623 voluntários atuantes.

Programa itinerante de educação profissional que opera com um ônibus equipado com notebooks, televisores, impressora e internet, promovendo o acesso a cursos de educação à distância. Em 2021, 900 pessoas foram beneficiadas com 1.869 certificados emitidos.

Programa que mapeia, reconhece e chancela projetos sociais, ambientais, esportivos e de saúde e bem-estar realizados pelas cooperativas do Sicoob. Em 2021, foram chancelados 70 projetos que beneficiaram 533.779 pessoas.

Conheça um dos projetos reconhecidos com o Selo: Programa Evolua: sustentabilidade social na prática

Destinação de recursos a fundos institucionais e patrocínio de projetos encaminhados pelas cooperativas Sicoob. Em 2021, foram aprovados, no total, 18 projetos relacionados ao Fundo para Infância e Adolescência, Fundo do Idoso, Lei de Incentivo ao Esporte e Lei de Incentivo à Cultura, com destinação de R$ 3.933.230,00.

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar