Se preferir, ouça a matéria clicando no player:
Você provavelmente já sabe que o cooperativismo – modelo de negócio com princípios mais justos e humanos – é bastante desenvolvido no meio rural brasileiro. São diversas as maneiras com que as cooperativas incentivam produtores rurais. E não estamos falando apenas das cooperativas do agro. As cooperativas financeiras também têm um papel importante no desenvolvimento do agronegócio nacional.
Um bom exemplo disso é o Sicoob – sistema líder em cooperativismo financeiro no Brasil – que é um dos maiores financiadores do agronegócio no país.
Só que as vantagens oferecidas pelas cooperativas financeiras aos trabalhadores do campo vão muito além do crédito rural. Entre outras facilidades (como contas PF e PJ, cartões, débito automático, poupança, etc.), essas instituições também oferecem: seguros de vida, seguro rural e outros seguros patrimoniais; consórcios; previdência, e também investimentos especialmente voltados para o desenvolvimento do campo, como as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA).
Além disso, até junho deste ano, quando finaliza a safra 2021/2022, os produtores rurais ainda têm a oportunidade de participar de promoções e aproveitar vantagens extras.
Acompanhe e descubra algumas formas em que as cooperativas incentivam produtores:
Sou rural, #EuProtejo
Até 30 de junho deste ano, os produtores rurais associados a uma das cooperativas do Sicoob podem aproveitar a promoção “Sou rural, #EuProtejo”
Podem participar os produtores que já tenham contratado ou que venham a adquirir um dos seguros rurais disponibilizados pela instituição, seja da Mapfre, Porto Seguro, Tokio Marine, Liberty, HDI, Sancor, Sompo, Allianz ou Zurich.
A cada R$ 100 em prêmio líquido emitido, o segurado associado garante um número da sorte para concorrer a um dos prêmios da promoção.
São 4 motos Honda 0km e 2 carros Fiat Strada Volcano 0km.
Com isso, as cooperativas incentivam produtores rurais a protegerem seu patrimônio, além de oferecer muito mais vantagens.
Vale lembrar que as principais modalidades de seguro rural são:
- Seguro Agrícola
- Seguro Pecuário
- Seguro Aquícola
- Seguro de Benfeitorias e Produtos Agropecuários
- Seguro de Penhor Rural
- Seguro de Florestas
- Seguro de Cédula do Produtor Rural
- Seguro Multirrisco Rural
Saiba mais sobre essas modalidades de seguro em Seguros para o produtor rural: entenda a importância
Custeio Antecipado
Como mencionamos, outra forma com que as cooperativas incentivam produtores é por meio do crédito rural. Atenção e orientação personalizada, taxas mais baratas e melhores condições de contratação são algumas das vantagens usualmente oferecidas.
A novidade é que, até junho, os produtores associados ao Sicoob podem contratar custeio antecipado para a aquisição de insumos agrícolas.
“No início do ano há boas oportunidades de cotações de insumos e, muitas vezes, ao aguardar o começo do Ano Safra seguinte, o produtor deixa essas oportunidades passarem”, explica o Diretor de Negócios do Sicoob, Francisco Reposse.
As principais atividades beneficiadas são soja, café, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz.
A estimativa do Sicoob é de liberação de R$ 4 bilhões em total com essa linha, que fica disponível para contratação até o fim do mês de junho, quando começam a ser oferecidos os recursos da safra 2022/2023.
É bom saber também que, para contratar o custeio antecipado, os produtores podem procurar sua cooperativa ou, simplesmente, acessar o aplicativo do Sicoob. Assim, fica ainda mais fácil aproveitar.
Convênios garantem mais vantagens
Mais uma forma com que as cooperativas incentivam produtores rurais é fazendo parcerias que trazem mais benefícios para esses trabalhadores.
Durante o Show Rural Coopavel 2022, por exemplo, o Sicoob assinou dois convênios que podem trazer ainda mais vantagens para os produtores.
Um deles foi com representantes do BRDE, para desenvolver ações conjuntas com o objetivo de alocar recursos, mediante financiamentos de longo prazo, com repasses do Sistema BNDES e outras fontes operacionalizadas pelo BRDE.
O outro convênio firmado foi com o Governo do Estado do Paraná, no âmbito do Programa Paraná Mais Emprego.
De acordo com matéria do site Show Rural, “utilizando o Banco do Agricultor Paranaense como instrumento, o convênio possibilita ao governo conceder subvenção econômica a produtores rurais, cooperativas e associações de produção, comercialização e reciclagem, e a agroindústrias familiares, além de projetos que utilizem fontes renováveis de geração de energia e programas destinados à irrigação, entre outros. Com isso, a concessão de subvenção econômica com recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE), na forma de equalização de taxas de juros, estimula as atividades econômicas”.
Além disso, é válido lembrar que o Sicoob é uma das instituições financeiras parceiras do BNDES, autorizado a repassar recursos dos programas agropecuários do Banco Nacional do Desenvolvimento.
A instituição também faz o repasse de recursos do Plano Safra, incluindo linhas para agricultores familiares (Pronaf), para médios e grandes produtores (Pronamp), além de outras como FCO e FUNCAFÉ e de disponibilizar recursos próprios livres da instituição para o Capital de Giro Agropecuário e Cédula de Produto Rural Financeira (CPRF).
Leia também Marco Legal da Micro e Minigeração de Energia Distribuída
Cooperativas financeiras especializadas no agro
Além de estimularem os trabalhadores do agro a protegerem seu patrimônio e oferecerem crédito rural com melhores condições, as cooperativas incentivam produtores também por meio do atendimento e apoio personalizado.
Prova disso é dada pelo Sicoob SC/RS, uma central de cooperativas que praticamente nasceu no campo. Além disso, das 38 cooperativas singulares que integram atualmente a Central SC/RS, 30 delas trabalham com produtos e serviços voltados ao produtor rural (entre outros).
Leia também Cooperativas financeiras e do agro: uma união frutífera