Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:
Entre os dias 18 e 20 de agosto, palestrantes, cooperados, gestores, dirigentes e colaboradores de cooperativas de todo o Brasil encontraram-se em um ambiente completamente digital e imersivo para refletir sobre a economia, a sociedade e o papel do cooperativismo financeiro como agente da transformação. Assim foi o 13º Concred Digital, o maior evento do cooperativismo financeiro da América Latina.
Nesses três dias de imersão, foram disponibilizados mais de 30 horas de conteúdos exclusivos, ministrados por mais de 40 palestrantes de renome internacional, que trataram sobre temáticas de regulação, ESG, liderança, estratégia, inovação, diversidade, tendências globais e negócios.
Moacir Krambeck, presidente da Confederação Nacional das Cooperativas de Crédito (Confebras) – entidade organizadora do evento – enfatizou:
“A magnitude do Concred começa pela amplitude dos temas, que abrangem todos os ramos do cooperativismo na maior parte do tempo, tornando esses três dias uma experiência marcante, transformadora e memorável.”
Acompanhe, então, alguns dos principais destaques do 13º Concred Digital:
O papel das cooperativas financeiras na sociedade
Discutir o impacto do cooperativismo financeiro como transformador da sociedade foi um dos temas centrais do Concred 2021.
Em relação a isso, é possível observar, por exemplo, que, no ano passado, enquanto os bancos fecharam agências, as cooperativas abriram novos postos.
Durante a solenidade de abertura do 13º Concred Digital, Marco Aurélio Borges, coordenador da Ceco (Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito) falou sobre isso, ressaltando os números do cooperativismo financeiro diante da crise, o que evidencia novamente o poder do cooperativismo de se fortalecer em períodos de incerteza.
O presidente do Sicoob Central Nordeste, José Evaldo Neto, por sua vez, chamou atenção para o Interesse pela Comunidade, questionando sobre a verdadeira posta em prática desse princípio cooperativista e ressaltando a necessidade de difundi-lo ainda mais. O executivo chegou, inclusive, a sugerir que haja uma expansão do Fundo de Investimento Solidário e Social.
O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB), Márcio Lopes de Freitas, também participou da solenidade, destacando a importância de seguir apostando em modelos de boa gestão e governança com ampla transparência nos processos.
Enquanto isso, o diretor de fiscalização do Banco Central, Paulo Sérgio Neves de Souza, tratou sobre alguns dos recentes avanços do setor financeiro no país – como o PIX e o Open Banking – inovações que devem possibilitar o aumento do alcance do cooperativismo financeiro por todo o território nacional.
O primeiro dia de evento foi coroado pela palestra “Cooperativismo de Crédito conectado em um único propósito: a transformação econômica e social do país”, ministrada pela executiva Cláudia Leite.
Revolução no sistema financeiro
Durante o segundo dia do Concred 2021, o foco ficou sobre as inovações e a evolução do sistema financeiro e do próprio cooperativismo.
Cybersegurança, marketing digital, LGPD, experiência do consumidor e cooperativismo de plataforma foram alguns dos temas abordados em plenárias, painéis e salas do 13º Concred Digital na data.
Um dos destaques foi a palestra “Um dia em 2037: o futuro é agora” ministrada pela pesquisadora de cenários futuros Ligia Zotini Mazurkiewicz, durante a qual a especialista comentou sobre as transformações do mercado de trabalho e a importância de formar as crianças para profissões que ainda não existem.
Contando com a participação dos diretores dos maiores bancos cooperativistas do país, o painel sobre “A inovação em meios de pagamento e o Open Banking” foi outro ponto alto do evento, tendo em vista que a implementação do Open Banking no país entrou em sua segunda fase apenas alguns dias antes (em 13 de agosto).
Na opinião de Marco Almada, diretor-presidente da Diretoria Executiva do Bancoob, “este é um momento muito rico para as cooperativas e elas precisam estar de olho para que essa transformação no sistema financeiro não tire elas do jogo”.
O executivo ainda acrescentou: “Parte do nosso modelo de negócios vai cair e vai surgir um novo modelo muito mais moderno e arrojado. O grande desafio de cada líder cooperativista hoje é entender o fenômeno e não perder as oportunidades”.
Gestão do Amanhã
“A sociedade passou por diversas transformações nas últimas décadas. E diante dessas mudanças, o cooperativismo mostrou uma resiliência ímpar, sendo um dos modelos de negócio mais virtuosos de nossa economia. E, diante de períodos de incerteza – como a pandemia da Covid-19 – o movimento segue mostrando sua força, com um diferencial: a preocupação com o próximo.”
Essas palavras da revista MundoCoop – mídia oficial do 13º Concred Digital – referem-se à palestra “Cooperativismo na Gestão do Amanhã” ministrada por Sandro Magaldi no terceiro dia de evento.
Magaldi levou o público a refletir sobre as perspectivas do cooperativismo no atual ambiente de transformações, destacando que, neste novo cenário é preciso:
- ter uma visão sistêmica dos processos combinada com uma visão mais holística dos ambientes;
- controlar os dados e saber usá-los na tomada de decisões;
- enraizar a cultura da inovação como uma forma de alcançar a gestão ideal.
ESG nas cooperativas
“A importância da pauta ESG no futuro das cooperativas de crédito” foi o tema do talk show de encerramento do Concred 2021.
Além de esclarecer o que é ESG – environmental, social and governance ou ambiental, social e governança – os palestrantes Maria Flávia Bastos e Ricardo Voltolini explicaram como a pandemia evidenciou os problemas da sociedade em relação a esses tópicos, e trataram sobre a relevância de colocar as três letras dessa sigla em ação, ainda mais no caso das cooperativas, que esse tipo de iniciativa já deve ser algo enraizado.
Na mesma data, o 13º Concred Digital também incorporou outros debates concernentes ao tema, como o Painel "Mulheres com Propósito”, além de palestras sobre diversidade e sustentabilidade socioeconômica.
Outros temas
Além dos destaques mencionados, o 13º Concred Digital também contou com uma Feira Virtual de Negócios Cooperativistas, com espaços e programações exclusivas para a Integração da Juventude, com o lançamento de livros, com a palestra show dos ilusionistas Henry & Klaus e com uma palestra motivacional do ex-técnico da seleção de vôlei, Bernardinho.
Além disso, o evento trouxe ainda outras palestras, como:
- "A recuperação econômica do Brasil"
- “Sua cooperativa está apta a navegar no implacável mar digital?”
- “LGPD: democracia, inovação e regulamentação”
- “Estamos na era da adaptualização”
- “Aprender, desaprender e reaprender: desafios para pessoas e organizações”.