Ao fazer uma retrospectiva de 2020, é impossível não comentar sobre o novo coronavírus. Mas este ano não merece ser lembrado apenas pela pandemia e seus efeitos. O Brasil e o mundo também foram palco de avanços, eventos e momentos que merecem destaque.
Um bom exemplo disso é que – com tudo que estamos vivendo – as pessoas têm reconhecido, cada vez mais, a importância da solidariedade e da cooperação. Aliás, o movimento cooperativista brasileiro teve diversas conquistas este ano que merecem ser relembradas.
Sabendo disso, nós apresentamos a seguir uma retrospectiva do cooperativismo e do Brasil, para fechar 2020 com mais esperança. Confira:
De Janeiro a Março
No Brasil, 2020 foi um ano que começou com boas expectativas, com um cenário econômico de retomada do crescimento, com juros baixos e mercado imobiliário aquecido.
A propósito, as cooperativas financeiras brasileiras já começaram o ano com autorização para oferecer operações de financiamento de imóveis e Letras Imobiliárias Garantidas (LIG) como opção de investimento. Além de aumentar o portfólio de produtos e serviços dessas instituições, tal medida também beneficia ao público que busca menores taxas e condições financeiras.
Outra boa notícia nessa mesma linha foi o acordo entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB), firmado em fevereiro, garantindo o acesso das cooperativas e de seus cooperados às linhas de crédito do BNDES.
Fevereiro também foi o mês em que foi detectado o primeiro caso de Covid-19 no Brasil. Mas foi apenas em março que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente a situação como sendo uma pandemia global.
De todo modo, vale lembrar também que, em março, foi comemorado o Dia Internacional da Mulher, ocasião em que a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) divulgou uma mensagem sobre a importância da equidade de gênero, reforçando que “as cooperativas podem ser a ferramenta para reduzir as injustiças socioeconômicas que as mulheres enfrentam”.
Ainda em março, outro fato importante de incluir nesta retrospectiva do cooperativismo, foi a solenidade para assinatura do projeto de lei complementar que moderniza a LC nº 130/2009. O evento contou, inclusive, com a presença do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que destacou o crescimento do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) e a necessidade de certas alterações legais para impulsionar ainda mais o avanço das cooperativas financeiras e seus benefícios.
De Abril a Junho
Abril foi o mês em que muitas cidades do Brasil começaram a adotar medidas preventivas de isolamento social. Mas também pode ser lembrado como o mês em que muitas pessoas começaram a passar mais tempo em casa e com a família, ou como o mês em que começaram a multiplicar-se as ações de solidariedade por todo o país.
Aumentaram as doações individuais e corporativas, assim como as campanhas de apoio ao comércio local, as ações comunitárias cooperativas e também as ações individuais de solidariedade, com jovens oferecendo-se para ir ao mercado para idosos, entre outros casos.
No âmbito cooperativista, um exemplo disso, foi o programa "Período Apoiador”, lançado pelo maior sistema de cooperativas financeiras do Brasil, o Sicoob, incluindo a prorrogação de prazos e a oferta de soluções adequadas às necessidades dos cooperados, com taxas ainda menores e condições compatíveis ao momento vivido por todos. Além disso, o Sicoob também fez parceria com o Sebrae para oferta do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE).
Ainda em abril, o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) divulgou o relatório do SNCC 2019, comprovando o crescimento do movimento cooperativista financeiro por todo o país. E o Banco Central garantiu incentivo ainda maior a esse crescimento, com a autorização para que as cooperativas financeiras passassem a oferecer também as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) entre suas opções de investimento.
Nesse período, também chamam atenção algumas inovações tecnológicas promovidas pelo Sicoob, como:
- o lançamento da websérie Tempo de Valor, com dicas de educação financeira,
- a apresentação da assistente virtual do Sicoob – a Alice – como uma personagem gráfica interativa
- e a atualização do aplicativo Sicoob Moob, que já se tornou uma verdadeira comunidade digital cooperativa, permitindo a realização de Assembleias virtuais e incluindo soluções educacionais, entre outras funcionalidades.
De Julho a Setembro
O segundo semestre começou com o lançamento do Plano Safra 2020/2021. Para atender a pequenos, médios e grandes produtores rurais, foram liberados R$ 13,5 bilhões a mais do que ano anterior. Aliás, você sabia que as cooperativas financeiras também oferecem crédito rural no âmbito do Plano Safra?
Em agosto, o setor recebeu mais uma boa notícia: o anúncio da implantação de um programa piloto de digitalização da atividade agropecuária, a começar por agricultores familiares da região Nordeste. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a organização Agricultura de Precisão para o Desenvolvimento.
No âmbito do agronegócio, outra iniciativa que chamou atenção nesse período foi o primeiro Feirão de Agronegócios Virtual promovido pelo Sicoob, que chegou a ter mais de 31 mil acessos e gerou R$ 43,9 milhões em propostas.
Enquanto isso, pelo mundo afora, o destaque do segundo semestre foi o anúncio de adiamento dos Jogos Olímpicos. No âmbito cooperativista, o Prêmio SomosCoop - Melhores do Ano 2020 também teve sua entrega adiada para 2021. Em compensação, muitos outros eventos dos mais variados tipos começaram a acontecer de forma online. Fazer e/ou assistir lives (transmissões ao vivo) rapidamente virou um hábito de muitos brasileiros.
Nesse sentido, vale a pena destacar a Live do Dia C, em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo – em julho – que, no Brasil, é marcada pelo Dia de Cooperar. O vídeo tem até a participação da banda Skank.
Vale a pena conferir também a Live sobre Educação Financeira em Libras, realizada pelo Sicoob, em setembro, mês da pessoa surda, quando a instituição também lançou sua assistente virtual de leitura e tradução em Libras, a Helen.
Em agosto, ocorreu ainda o aniversário de 125 anos da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), instituição fundamental para a intercooperação a nível mundial e para o apoio e expansão do modelo cooperativista por todo o globo.
De Outubro a Dezembro
No último trimestre do ano, com o gradual relaxamento das medidas preventivas em muitas partes do Brasil, o comércio e os serviços começaram a ser retomados e a economia vai voltando a tomar algum fôlego.
Apesar de alguns países terem voltado a implantar medidas preventivas, frente a novos aumentos de casos de Covid-19, o Brasil segue tentando balancear os fatores saúde e economia.
Mesmo assim, quem tem esta opção ainda prefere, muitas vezes, ficar na segurança e conforto do seu lar. O home office, o estudo online, as lives e as videoconferências são tendências que parece que vieram para ficar. O e-commerce, então, neste ano, mostrou como nunca a sua força.
Seguindo essa linha, em outubro, o Instituto Sicoob lançou uma nova versão de seu projeto de consultoria financeira: as Clínicas Financeiras Virtuais. É só acessar o link para agendar sua consulta e receber atendimento individual, para tirar suas dúvidas sobre quitação de dívidas, orçamento familiar, etc.
Outro destaque do mês de outubro foi a comemoração do Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC). Na ocasião, a Confebras promoveu o webinar “O Cooperativismo Financeiro na década de 2020 - sem filtros”, com a participação de Ênio Meinem, Graciela Fernández Quitas, Hélder Molina e Kedson Macedo. E a Revista MundoCoop promoveu o evento digital CoopTalks Crédito, abordando temas como inovação, gestão e governança.
Já o mês de novembro foi marcado – além das Eleições Municipais – pelo lançamento do PIX, sistema de transações eletrônicas instantâneas, que permite fazer pagamentos e transferências 24h todos os dias. Segundo Banco Central – autor da iniciativa – o PIX é só o primeiro passo em um contexto de inovações que está por vir.
E para terminar bem, não podemos deixar de destacar uma iniciativa do Sicoob, que começou em fevereiro e acaba só no dia 31 de dezembro: a promoção Sorte Assim Só no Sicoob, incentivando a associação à instituição por meio do sorteio de prêmios – incluindo caminhonetes, carros e smartphones. Até agora já foram mais de 180 ganhadores.