O cooperativismo transforma vidas

Relatos e depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas mudadas pela cooperação.

Vantagens da Cooperação | 18 de novembro de 2020
cooperativismo
histórias cooperativistas
Sicoob
Relatos e depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas mudadas pela cooperação.
Relatos e depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas mudadas pela cooperação.


Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:

Juntando forças – ou, em outras palavras, cooperando – fica mais fácil superar desafios, atingir objetivos comuns e alcançar muito mais vantagens para todos. Não é por acaso que o cooperativismo – modelo socioeconômico baseado na cooperação – traz tantos benefícios para toda a sociedade. Podemos dizer, inclusive, que o cooperativismo transforma vidas.

À primeira vista, essa frase pode até parecer um chavão. Mas existem muitas histórias reais de pessoas que se associaram a cooperativas (ou criaram novas) e puderam perceber, na prática, como o cooperativismo foi transformando o seu dia a dia, os seus ganhos, o seu modo de vida e também a vida de todos ao redor.

Confira estes vídeos com relatos e depoimentos de brasileiros de várias partes do país e comprove: o cooperativismo transforma vidas!

– De pequenos produtores no ES

Em reportagem exibida pela TV Gazeta Sul em 2017, conhecemos a história de Ezequias Dias Filho – produtor de acerola –, de Teones de Souza Moura – produtor de leite –, e de outros pequenos agricultores do Espírito Santo.

Representando os mais de 288 mil cooperados capixabas, eles contam como o cooperativismo contribuiu para o aumento da lavoura, para o suporte técnico, para o ganho de mercado e o aumento da renda, influenciando até na decisão de seus filhos de seguir vivendo no campo.

Assista e emocione-se:



Leia também Histórias da melhor idade: novos projetos na aposentadoria

– De catadores de recicláveis em SP

Neste vídeo, produzido recentemente pela Unicopas – União Nacional de Organizações Cooperativistas Solidárias –, temos a oportunidade de conhecer a Helena Francisca da Silva e a Claudia Rufino, catadoras de recicláveis de Araraquara, São Paulo.

Elas vieram do lixão e, atualmente, têm até contrato com a Prefeitura da cidade e, junto a outros 200 cooperados, recolhem, separam e revendem cerca de 300 toneladas de resíduos recicláveis por mês.

Para Claudia, um dos principais diferenciais do cooperativismo é o fato de você saber que você tem com quem contar.

Veja só:



– De moradores de assentamentos em MG

Em novembro de 2015, o Globo Rural exibiu uma matéria sobre o sucesso de alguns agricultores familiares do assentamento Pastorinhas, em Brumadinho, que se uniram para conseguir melhores condições para todos.

Ao ver a reportagem, o agricultor Ronaldo Rocha, de Nova União, teve a ideia de entrar em contato com o grupo para formarem uma cooperativa.

Hoje, a instituição já reúne mais de 85 agricultores familiares de 6 assentamentos espalhados por Brumadinho, Nova União, Funilândia e Betim.

Na prática, além de conseguirem ter pagamento justo por suas vendas, melhores condições de produção e elevação do volume de negócios, os agricultores contam que tiveram melhorias em sua qualidade de vida, que vão desde a construção de uma simples fossa séptica até a conquista de uma moradia digna.

Leia também Cooperativas apoiam pequenos negócios

– De ex-detentos no DF

Muitas vezes, uma oportunidade pode mudar a vida de alguém. É o que acontece nas cooperativas que promovem a inserção socioeconômica de pessoas à margem da sociedade, como os ex-presidiários.

Esta reportagem da TV Brasil conta a história de uma dessas instituições, a cooperativa Sonho de Liberdade, do Distrito Federal, formada por cerca de 80 ex-detentos que encontraram no cooperativismo uma nova chance para mudar sua história.

Melhor ainda é descobrir que esses cooperados agora se dedicam a promover um benefício para a comunidade, reciclando madeira e concreto para a produção de móveis, combustíveis e para outras obras.

Assista:



– De toda a comunidade de São Roque de Minas

João Carlos Leite conta que tudo começou com a ideia de um programa de mudas de café. O produtor levava 1.000 mudas e depois tinha que devolver 6 sacas de café.

A ideia deu tão certo que, hoje, além de fazerem parte do maior sistema de cooperativas financeiro do Brasil – o Sicoob – os produtores conseguiram até montar uma escola baseada nos princípios cooperativistas – uma iniciativa que influenciou na vida da comunidade como um todo.

Neste emocionante vídeo da cooperativa Saromcredi, você pode conferir os depoimentos de seu Onélio Faria, cafeicultor, de Ivair e Lucia de Oliveira, produtores de queijo, e também das alunas Beatriz Leite e Geovana Silva Oliveira.

Leia também Lives sobre Cooperativismo, Empreendedorismo e Finanças

–– EXTRA: Histórias reais do cooperativismo

Ficou com gostinho de quero mais? Quer ver outros vídeos que comprovam que o cooperativismo transforma vidas? Então, conheça a série Histórias Reais do Cooperativismo. Produzida pelo Sescoop/RS desde 2016, a série já tem 4 temporadas.

E você pode descobrir, por exemplo, histórias como a de Hardwino e Carlos Gustavo Schuch, de Vale Verde, localidade que agora é atendida por uma das 23 cooperativas de infraestrutura do Rio Grande do Sul. Mas Gustavo conta que nem sempre foi assim. Descubra:



Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar