Guia para organizar as contas antes do fim do ano

13º, festas, férias, contas de início de ano: planejar-se é a melhor solução.

Guia de Bolso | 16 de novembro de 2020
dicas para organizar seu orçamento
final de ano
Sicoob
Confira dicas para organizar as contas
Confira dicas para organizar as contas


Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:

Estamos chegando ao final de um ano tão histórico quanto desafiador. Em 2020, a pandemia global de coronavírus afetou não apenas a saúde da população, mas também levou a perdas de emprego, fechamento de empresas, redução de ganhos, etc. Nesse contexto, o que esperar de 2021? É possível organizar as contas antes do ano acabar?

Na opinião do contador Éder Júnior, organizar as contas é justamente o primeiro passo para começar 2021 com o pé direito. Segundo ele, respaldados por um bom planejamento, é possível, sim, esperar que o próximo ano tenha melhores resultados financeiros.

“Eu acredito que a pandemia serviu para que muita gente aprendesse, da pior forma, a importância da educação financeira. As incertezas geradas por ela, a perda de emprego ou diminuição da renda durante este período obrigou muitas pessoas a diminuírem seus gastos. Além disso, muita gente percebeu a importância de se ter uma reserva de emergência para momentos como esse”, completa Éder.

Só que, além de perceber a importância do planejamento e da organização financeira, é preciso colocar em prática essas atitudes e, muitas vezes, esta é a parte que pode parecer mais difícil. Mas não tem que ser assim. Quer ver? 

Acompanhe este passo a passo para organizar as contas antes do fim do ano e garantir mais tranquilidade para aproveitar 2021:

1 Como estão suas contas?

O primeiro passo para organizar suas contas é encará-las de frente. Junte seus extratos, faturas de cartão de crédito, contas de investimentos, etc. (provavelmente, você consegue acessar tudo isso facilmente pelo Internet Banking ou pelo app da sua instituição financeira) e observe:

• Qual sua média de ganhos por mês?

• Você teve alguma redução de ganhos durante este ano?

• Você tem dívidas? Qual é a soma do valor devido? Quantas prestações você tem pendentes?

• Qual sua média de gastos totais?

• Você gasta mais do que ganha? Gasta tudo o que ganha? Ou costuma economizar algo?

• Qual é a soma dos seus gastos fixos?

• Qual é a média dos seus gastos essenciais (como moradia, luz, água, educação, transporte, etc.)?

• Qual é a média dos seus gastos com alimentação?

• Qual é a média dos seus gastos com lazer, estilo de vida e outros (como academia, assinaturas, roupas e acessórios extras, etc.)?

• Você tem uma reserva de emergência? Você fez uso desses recursos este ano?

• Você tem investimentos?

Buscar no seu orçamento respostas para perguntas como essas é uma etapa fundamental para conseguir colocar as suas contas em dia.

Feito isso, você provavelmente vai conseguir se identificar com uma das seguintes situações:

• SITUAÇÃO A - eu tenho dívidas

Se este for o seu caso, sua prioridade financeira deve ser quitar os seus débitos. Para isso, recomendamos dar uma olhada no nosso Guia de Quitação de Dívidas.

• SITUAÇÃO B - eu não tenho dívidas, mas também não tenho reservas

Não ter dívidas é ótimo. Mas ter uma reserva financeira para garantir sua tranquilidade em caso de emergências também é importante. Que tal tentar economizar e começar sua reserva de emergência

• SITUAÇÃO C - eu não tenho dívidas e tenho uma reserva financeira

👏👏👏 De todo modo, sempre é importante estar atento ao seu orçamento, poupando e investindo. Aliás, se você ainda não investe suas economias, esta pode ser uma boa hora para começar a investir.

Seja qual for a sua situação, vale frisar também que 2021 tem tudo para ser um ano de recuperação. Mas 2020 já nos ensinou que é melhor estar precavidos: fazendo um controle frequente das contas, economizando no que for possível e mantendo uma reserva financeira, para garantir mais tranquilidade frente a qualquer incerteza. 

Além disso, há alguns aspectos próprios do fim do ano que também é preciso considerar. Veja só:

2 O esperado 13º salário

Para trabalhadores com carteira assinada, servidores, aposentados e pensionistas, um dos momentos mais esperados do fim do ano é a data de recebimento do 13º salário (ou as datas de cada parcela).

Você recebe o 13º salário? Já comprometeu esse valor? Ou ainda está pensando em como utilizá-lo?

No caso do décimo terceiro – como nas finanças de modo geral – o ideal é planejar-se antes para aproveitar melhor depois. Já quanto ao emprego desse valor, vai depender da sua situação financeira:

3 Festas e férias

Mesmo que, nestas férias, não seja possível viajar, é preciso considerar os gastos que você deve ter durante este período.

Para manter o controle do seu orçamento, o ideal é definir um teto de gastos para festas e férias, tendo como base a análise da sua situação financeira que comentamos no passo 1.

Se for o caso, você pode também considerar adiar a viagem de férias para 2021. Além de ser mais barato viajar fora da alta temporada, você ainda tem mais tempo para economizar e se planejar.

4 Vem aí: 2021

Outra questão importante a se considerar quando se trata de organizar as contas de final de ano é lembrar que o ano novo geralmente começa com várias contas novas, como IPTU, IPVA, renovação de seguro, rematrícula, compra de materiais escolares, etc.

Portanto, estando consciente da sua situação financeira, planeje-se para pagar essas contas. Para isso, reflita sobre questões como estas:

Analisar tudo isso – como estão suas contas; o que fazer com o 13º; quanto gastar com festas e férias; e como pagar as contas que vêm por aí – pode até tomar um pouco de tempo. Mas esse esforço tem recompensa, já que assim é possível organizar o seu orçamento e planejar-se melhor, para garantir mais tranquilidade e começar 2021 com as contas no azul.

–– EXTRA: Renda extra de final de ano

Ainda não conseguiu encontrar uma maneira de adequar os seus gastos aos seus ganhos? Talvez seja o caso de tentar fazer uma renda extra de final de ano.

A época costuma ser propícia para isso, pela abertura de vagas temporárias no comércio, pela possibilidade de fazer um bazar de Natal (vendendo algumas de suas roupas, acessórios, objetos e móveis seminovos), por exemplo, ou de alugar temporariamente algum espaço ou equipamento que você ou sua empresa não esteja usando.

E você também pode dar uma olhada nesta seleção que fizemos de 10 plataformas para ganhar dinheiro sem sair de casa.

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar