Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:
Devido às consequências sanitárias e econômicas provocadas pela pandemia de coronavírus, nestas férias, muita gente já decidiu cancelar ou, pelo menos, adiar os planos de viagem. Mas você sabia que é possível viajar sem sair da sua cidade e até mesmo viajar sem sair de casa?
Seguir viajantes nas redes sociais, para ver fotos e vídeos de várias partes do Brasil e do mundo, costuma ser a forma mais comum de fazer isso. Ler blogs com dicas e relatos e/ou ouvir podcasts de viagem também são opções usuais para quem quer viajar sem ter nem que levantar do sofá.
Só que, além de embarcar virtualmente nas viagens já realizadas por outras pessoas, você também pode criar os seus próprios roteiros para viajar sem sair de casa.
É possível fazer roteiros gastronômicos por vários países do mundo, passear por museus, conhecer estrangeiros, fazer expedições, etc. Afinal, cada um tem sua forma preferida de viajar.
Então, confira estas 9 ideias de programas turísticos para fazer sem sair de casa ou da cidade e escolha o seu preferido:
1 Saboreando o mundo
Quando você viaja, o que você mais gosta de fazer é provar novos pratos e receitas? Tem curiosidade de saber o que se come em cada país do mundo ou em algum destino específico?
Então, a primeira dica é conhecer o Taste Atlas, uma plataforma em que é possível descobrir pratos e receitas de várias partes do globo. O site funciona como um Google Maps de comidas. Nas redes sociais, além de apetitosas fotos dos pratos, também há receitas de alguns, comparações entre receitas e/ou ingredientes comuns em vários países, etc.
Se você gosta de cozinhar, pode, por exemplo, aproveitar essa ferramenta para criar Dias Gastronômicos tematizados por país. Imagine poder almoçar ou jantar cada dia em uma região do Brasil ou em um país diferente. Dá para fazer um dia mexicano, com tacos, nachos e guacamole; um dia árabe, com kibe, esfiha, falafel e humus; um dia italiano, com pizza e diferentes tipos de massas, etc. Você decide o roteiro.
Mesmo para quem não tem muita afinidade com a cozinha, existem diversas receitas simples de várias partes do Brasil e do mundo para experimentar. E você também pode pesquisar por restaurantes e/ou lojas de alimentos típicos de outros países/regiões em sua cidade e planejar-se, de acordo com seu orçamento, para provar delícias de outros destinos e viajar nos sabores sem ter que ir muito longe.
Leia também Cartão virtual: usos e benefícios
2 Admirando obras de arte
Para muita gente, admirar obras de arte e monumentos é um dos principais passatempos de viagens. Se esse é o seu caso, além de visitar os museus da sua própria cidade (se for viável), você também pode fazer visitas virtuais a diversos museus pelo Brasil e pelo mundo.
Algumas dessas instituições, mantêm suas próprias plataformas, como o British Museum, a Casa Frida Kahlo, a Fundação Salvador Dalí, o Museu de História Natural da Universidade de Oxford e o Museu Arqueológico Nacional Espanhol.
Mas você também precisa conhecer o Google Arts & Culture, plataforma em que é possível descobrir mais de 2.000 museus e galerias pelo mundo e ainda oferece experiências diferenciadas, incluindo jogos com obras de arte (quebra-cabeças, cruzadas visuais, etc.), realidade aumentada, sessões de arte e música, entre outras.
3 Escutando músicos de diferentes origens
Quando você viaja, você costuma ir a shows? Gosta de ficar admirando os músicos de rua? Te interessa saber os ritmos e as danças típicas de cada lugar? Ou talvez você seja simplesmente um amante da música.
De todo modo, vale a pena conhecer o projeto Playing For Change (PFC). A ideia básica é conectar o mundo através da música, gravando músicos de diversas partes do planeta, cada um em seu próprio país, mas todos interpretando a mesma canção. Daí nasceu a série Songs Around the World (Músicas ao redor do Mundo). Olha aqui um exemplo:
Além disso, o projeto deu origem a uma organização sem fins lucrativos, a Playing For Change Foundation, dedicada a construir escolas de arte e música para crianças em todo o mundo (já tem até uma no Brasil). No canal de Youtube da Fundação PFC, você pode conferir vídeos dos alunos interpretando canções e danças típicas de seus países, além de conferir alguns encontros da banda PFC com músicos famosos que apoiam a causa.
Outra ideia interessante para viajar pelas ondas sonoras é conhecer a plataforma Every Noise at Once, que apresenta um verdadeiro mapa musical de todo o mundo. É possível explorar por gênero musical/país, buscar playlists de vários destinos no mundo, entre outras funcionalidades.
4 Lendo livros de viagem
Quem é amante dos livros já sabe: ler também é uma forma de viajar sem sair de casa. Quando você se deixa levar e entra na história, você pode descobrir novos lugares, novas culturas, novos personagens.
Se falamos em livros de viagem, então, fica ainda mais fácil embarcar na aventura. Algumas dicas:
- Minhas Viagens com Heródoto - Ryszard Kapuscinski
O autor – um jornalista mundialmente reconhecido – conta como foi lançado a locais remotos e indecifráveis, como a Índia e a China, com seu pouco inglês e sob condições de trabalho precárias, mas levando na bagagem um exemplar do clássico "História”, do grego Heródoto, que lhe serviu de inspiração para continuar a viagem.
- 100 dias entre céu e mar - Amir Klink
Diário de viagem do navegador brasileiro, que cruzou o oceano Atlântico – do sul da África à Bahia – em um pequeno barco a remo. O relato é de tirar o fôlego, cheio de aventuras e surpresas.
- A Fazenda Africana - Isak Dinesen (Karen Blixten)
Com sensibilidade e leveza, a autora dinamarquesa conta sobre os anos em que teve uma fazenda no Quênia, com foco no seu convívio com os nativos e no encontro de ambas culturas.
- A Volta ao Mundo em 80 dias - Julio Verne
Neste caso, estamos falando de um livro de ficção, uma aventura protagonizada pelo inglês Phileas Fogg, que faz uma aposta com seus amigos de que consegue dar a volta ao globo em exatos 80 dias. E lembre-se: os ingleses são bastante pontuais.
Leia também Como garantir mais segurança em transações online?
5 Vendo filmes e séries sobre viagem
Outra maneira que todo mundo já conhece de viajar sem sair de casa é assistindo a filmes e/ou séries sobre viagens. O que talvez você ainda não conheça são estas dicas exclusivas:
- Na Natureza Selvagem
Um clássico dos filmes de viagem, retratando uma história real que aconteceu nos EUA no início dos anos 90, quando o jovem Chris McCandless decidiu desfazer-se de tudo que tinha para empreender uma grande viagem, cheia de experiências intensas.
- Sob o Sol da Toscana
Outro clássico sobre viagens, mas de diferente estilo. Aqui, é a escritora Frances Mayes que, após divorciar-se, vai conhecer a região central da Itália. Um lugar que pode ser realmente apaixonante. Confira.
- Sense 8
Esta série de ficção não é exatamente sobre viagens, mas os 8 personagens principais vivem em diferentes pontos do planeta – Chicago, Londres, Nairobi, Seúl, México, Mumbai, Berlim e São Francisco – e, além de mostrar cada um desses destinos, a série aborda vários aspectos culturais de cada país.
- Expedition Happiness
Documentário seguindo a viagem de um casal de jovens com seu cachorro, pela América do Norte, em um ônibus escolar transformado em casa sobre rodas.
6 Fazendo expedições virtuais
Não é só com as ferramentas do Google como Maps, Earth e Street View, que você consegue fazer passeios virtuais pelo globo e deslocar-se por milhares de quilômetros arrastando apenas o mouse.
Mas é válido comentar sobre um aplicativo mais recente da marca, o Google Expedições, que permite fazer passeios com uso de realidade virtual (RV) e de realidade aumentada (RA) por diferentes partes do mundo. O app foi pensado como ferramenta de ensino e aprendizagem, podendo ser usado por professores para guiar alunos em expedições virtuais. Mas você também pode ser seu próprio guia e decidir o seu destino.
Existem ainda outras plataformas que permitem explorar alguns locais específicos pelo mundo afora assistindo a câmeras ao vivo. Em sites como EarthCam, World Cams TV e Explore, você consegue ver ao vivo o que está acontecendo na Times Square, o que os pandas de uma reserva chinesa estão fazendo ou como está o movimento nas praias da Espanha neste exato momento, entre outras curiosidades.
Leia também 10 plataformas para ganhar dinheiro sem sair de casa
7 Fazendo passeios fotográficos
Uma das atividades que você mais faz quando viaja é tirar fotos? Já pensou em fazer isso na sua própria cidade?
Busque novos lugares, em que você não costuma ir ou não conhece, parques, praças, avenidas. Adote outros pontos de vista também. Tente olhar para a sua cidade, para o seu bairro ou até para a sua rua com olhos de turista. O que impressionaria um visitante? Admire o lugar onde você vive, deixe-se impressionar pelas pequenas belezas.
Tente novos enquadramentos, novas poses, novos filtros. O importante é conseguir viajar sem ter que ir muito longe.
8 Conversando online com estrangeiros
Existe muita gente que viaja para aprender ou praticar outra língua. E também existe uma forma de fazer esse intercâmbio sem ter que sair de casa.
Em plataformas como Speaky, Tandem e Global Friend, você pode conhecer pessoas ao redor do mundo, conversar usando tradução instantânea e ainda praticar outros idiomas.
9 Organizando lembranças de viagens
Tem um milhão de fotos de viagens que você já fez no seu computador espalhadas pelas mais diversas pastas e diretórios? Que tal tirar algum tempo para organizar seus arquivos e aproveitar para rever essas lembranças?
Outra boa ideia é imprimir as suas fotos de viagens preferidas, juntar alguns recortes de revistas, adesivos, canetinha e montar um álbum ou um painel todo decorado, estilo scrapbooking.
Se você costuma trazer lembrancinhas das suas viagens, como mapas, quadros, postais, objetos de decoração e outros acessórios, também pode decorar ou redecorar algum cômodo da casa com seus itens de viagem, criando um espaço especial para viajar nas boas recordações.