Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:
Você sabia que, juntas, as cooperativas de crédito possuem o maior número de postos de atendimento de todo o Sistema Financeiro Nacional (SFN)? Mas essa não é a única forma que essas instituições encontram para estar mais perto de seus associados. Para isso, elas também investem em tecnologia. Não é por acaso que o sistema líder em cooperativismo financeiro no Brasil – o Sicoob – acaba de lançar sua nova comunidade digital.
É verdade que não é de hoje que o Sicoob disponibiliza os mais diversos canais e aplicativos online para facilitar a vida dos cooperados. É possível, por exemplo, abrir uma conta com poucos cliques pelo app Faça Parte, optar pela conta corrente digital Yoou, controlar as movimentações do cartão de crédito pelo aplicativo do Sicoobcard e aproveitar as funcionalidades do app Sipag – a maquininha de cartões do Sicoob –, entre outros.
Os dados da instituição demonstram que os associados aprovam e aproveitam toda essa tecnologia. Em 2019, por exemplo, 78% de todas as transações realizadas foram feitas por meio de canais digitais. Desse total, 56% foram por meio de ferramentas mobile.
Buscando inovar a cada dia, em abril, o maior sistema cooperativo financeiro do país lançou ainda o Sicoob Moob, uma verdadeira comunidade digital que incentiva a interação online entre o cooperado e sua cooperativa, ajudando a enfrentar o atual momento de crise e facilitando ainda mais a vida de todos os associados.
Descubra as funcionalidades do novo Sicoob Moob:
Assembleias e votações online
Você já deve saber que um dos grandes diferenciais do cooperativismo é a participação dos cooperados na gestão democrática das instituições cooperativas, por meio de assembleias e da votação entre todos.
Só que agora, com o Sicoob Moob, as assembleias do Sicoob passam a ser transmitidas também por vídeos ao vivo e os associados podem participar remotamente e com toda segurança, interagindo por meio de mensagens de texto e também por áudio, em algumas ocasiões. As votações também podem ser realizadas pelo próprio app.
As assembleias gerais virtuais já estavam previstas na revisão da Lei Complementar nº 130/2009 – no quesito “Aprimoramento da organização sistêmica e aumento da eficiência do segmento” – anunciada pelo Banco Central em março.
Só que o sistema líder em cooperativismo financeiro no país saiu na frente com sua nova comunidade digital e, além das assembleias, também passa a disponibilizar suas palestras e seminários de forma virtual.
Sem contar que as próprias cooperativas singulares e centrais que fazem parte do Sicoob também podem criar, divulgar, gerir e transmitir seus eventos exclusivos por meio do app, aproximando-se ainda mais de todos os cooperados.
Minha Cooperativa
Outra funcionalidade oferecida pela nova ferramenta digital diz respeito à transparência, um valor primordial do cooperativismo. Por isso, o menu Minha Cooperativa permite ao cooperado acompanhar dados e resultados da instituição a que é associado, como ativos totais, patrimônio líquido, operações de crédito e valores de rateio.
Além disso, as cooperativas que fazem parte do Sicoob podem usar o novo app para publicar notícias que interessem aos seus cooperados, assim como pesquisas de satisfação e/ou enquetes para saber a opinião de seu público sobre os produtos e serviços oferecidos.
Comunidade de Negócios
O novo app Sicoob Moob também permite que os cooperados do maior sistema de cooperativas de crédito brasileiro façam bons negócios, por meio do menu Comunidade de Negócios, em que os associados podem visualizar bens e serviços ofertados por outros cooperados ou pelas próprias cooperativas do Sicoob.
Usando essa funcionalidade é possível criar ofertas com imagens, localização e cooperativa responsável, além de demonstrar interesse, informando um telefone de contato para negociação.
Universidade Sicoob
Com base no princípio cooperativista da Educação, Formação e Informação, a nova comunidade digital integra também alguns dos cursos do Sicoob Universidade, sobre educação financeira, tendências de mercado, cultura, entre outros, permitindo que os usuários adquiram mais conhecimento e contribuam ainda mais com o desenvolvimento de suas cooperativas.
Leia também Cooperativas devem liderar transformação da economia
Mas as iniciativas do sistema líder em cooperativismo de crédito para enfrentar o atual momento, facilitando a vida de seus cooperados, não param por aqui. Confira a seguir:
EXTRA – Operações de crédito durante a crise
O novo Sicoob Moob não foi um aplicativo lançado pensando exclusivamente em conter o avanço do novo coronavírus. Ainda que a ferramenta colabore para isso, sua usabilidade vai muito além.
Mas o Sicoob não deixou de tomar precauções nesse sentido. Para cuidar da saúde da nossa gente e minimizar os efeitos da atual crise, a instituição lançou uma nova linha de crédito para atender os cooperados afetados, com condições de prazo e preço diferenciadas.
Além disso, para os cooperados que já tinham operações de crédito ativas, a instituição também anunciou a realização de uma reestruturação (e não o simples adiamento de prazos), valorizando atenta e adequadamente cada caso.
Essas ações fazem parte do programa "Período Apoiador", de abrangência nacional, e visam assegurar o bem-estar e a qualidade de vida de todos os integrantes da instituição, oferecendo soluções adequadas a cada caso, além de atendimento acolhedor e outras medidas de cidadania, com ênfase à proteção e inclusão sociais.