Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:
Ler bons livros é mais do que um agradável passatempo. Como disse a escritora Emma Chase, “a leitura traz conhecimento e conhecimento é poder; portanto, ler nos dá poder. O poder de conhecer, aprender e entender… mas também o poder de sonhar”.
Quer aprender mais sobre o movimento cooperativista? Entender melhor os benefícios do cooperativismo? Descobrir como a cooperação contribui para os negócios e para a vivência em sociedade? Confira estas 5 sugestões de livros sobre o tema e desfrute de bons momentos de leitura.
1 – Cooperando em Lombo de Mula
De Nova Petrópolis a Tamandaré
Autor(a): Adari Francisco Ecker
Ano: 2013
Editora: Imprensa Livre
Páginas: 198
Sabia que foi um padre suíço o responsável por fundar a primeira cooperativa de crédito do Brasil e da América Latina? Neste livro de 2013, Adari Francisco Ecker nos conta a história de Theodor Amstad, o clérigo que se estabeleceu inicialmente em Nova Petrópolis e viajou por todo o Rio Grande do Sul, montado sobre uma mula, disseminando seus conhecimentos sobre a cooperação e o cooperativismo. Uma ótima dica de leitura para quem quer saber mais sobre as origens do movimento no país.
2 – Esporte Cooperativo:
Uma proposta para além das quadras, campos e pátios
Autor(a): Reinaldo Soler
Ano: 2009
Editora: Sprint
Páginas: 160
Você já ouviu falar em jogos cooperativos ? Este livro de Reinaldo Soler fala exatamente sobre isso, sobre jogos que ensinam a compartilhar e a enxergar a importância do outro para alcançar um bom resultado final. Não se trata de uma obra sobre o movimento cooperativista, mas sim sobre as potencialidades de aliar cooperação e esportes, como uma alternativa aos jogos competitivos.
Além disso, Soler aborda os jogos cooperativos desde um viés educacional, já que a cooperação está diretamente ligada à comunicação, coesão e confiança, permitindo o ensinamento/aprendizagem de importante valores sociais. Uma leitura que pode interessar a professores, pais e a todos os amantes dos esportes.
3 – Finanças e Solidariedade:
Cooperativismo de crédito rural solidário no Brasil
Autor(a): Fábio Luiz Búrigo
Ano: 2010
Editora: Argos Editora da Unochapecó
Páginas: 454
É possível ter uma sociedade menos excludente e menos dependente de economias externas? Segundo Fábio Luiz Búrigo, sim. E o caminho para atingir esse objetivo passa pelo cooperativismo de crédito solidário, um modelo que favorece a participação de minorias em decisões que afetam a vida financeira de milhares de pessoas. A obra explica como o cooperativismo contribui no combate à pobreza e à desigualdade social, facilitando a inserção financeira e o acesso ao crédito, além de estimular uma melhor distribuição de renda. Uma boa leitura para sonhadores e realizadores que se interessam por conceitos de economia, sociedade e sustentabilidade.
4 – O que Podemos Aprender com os Gansos
Autor(a): Alexandre Rangel
Ano: 2013
Editora: Original
Páginas: 336
Um best-seller do mundo dos negócios com dois volumes já lançados, o livro de Alexandre Rangel traz “lições de cooperação, liderança e motivação para melhorar a qualidade de vida, o ambiente de trabalho e a produtividade da empresa”, conforme esclarece seu subtítulo.
Isso porque as histórias presentes na obra levam à reflexão sobre valores que servem tanto para a vida pessoal, quanto para a profissional, como justiça, respeito, generosidade, prudência, humildade, etc. Assim, apesar de não ser um livro focado em cooperação ou cooperativismo, trata-se de uma leitura com valiosas lições sobre conceitos ligados ao tema.
5 – A Psicologia da Cooperação e Consciência Grupal
Autor(a): Torkom Saraydarian
Ano: 1990
Editora: Aquariana
Páginas: 155
Torkom Saraydarian foi um autor armênio-americano com tendências religiosas. Para ele, a "cooperação é uma lei cósmica operando no universo”. Segundo o autor, é através da cooperação que percebemos a existência dos outros e podemos chegar ao nosso propósito supremo. Por outro lado, o sentimento de fracasso intelectual, espiritual e moral muitas vezes se dá pela falta de cooperação. Com ensinamentos como esses, a obra ajuda a ter uma visão mais humana sobre o ato de cooperar e a refletir sobre nossos comportamentos e propósitos. Uma leitura muito recomendada para quem quer refletir sobre o tema a partir de um viés mais psicológico e comportamental.
Faça parte do maior sistema de cooperativas de crédito do Brasil, o Sicoob.