Quer descobrir ideias muito interessantes sobre o cooperativismo por meio de palestras curtas com especialistas de diversos setores? Pois, você está no lugar certo. Porque vamos recomendar aqui 5 TED Talks ou TEDx Talks sobre o assunto que você precisa conhecer.
Aliás, a escolha de talks transmitidos em eventos do TED ou TEDx não é por acaso. Afinal, TED é uma organização não lucrativa dedicada a espalhar grandes ideias por meio de palestras curtas e poderosas. Em 2001, algumas dessas palestras começaram a ser disponibilizadas em vídeos online de acesso gratuito. E a partir de 2009, a organização começou também a dar apoio para a realização de eventos locais independentes, as TEDx Talks, com base no mesmo formato e nas regras do TED.
Consegue notar o caráter cooperativo por trás dessa ideia? Fato é que cooperar é uma tendência cada vez mais em voga no mercado. Então, não perca esses 5 talks sobre Cooperativismo:
1 - O novo poder da colaboração
Escritor, artista e designer, Howard Rheingold fala de forma bem humorada sobre o mundo da colaboração, da mídia participativa e da ação coletiva.
Para começar, Rheingold comenta como no passado a comunicação e a mídia da época ajudaram a criar novas formas econômicas. Em seguida, ele nos propõe uma interessante reflexão, dizendo que hoje, “o comércio é antigo. Mercados são igualmente velhos. O capitalismo é bem novinho. O socialismo emergiu como uma reação a isso. E ainda assim nós vemos pouca gente discutindo sobre como será a nova forma a emergir.”
O palestrante ainda termina seu discurso com uma importante questão: “Descartes disse que precisávamos de uma inteira nova forma de pensamento. Quando o método científico trouxe essa nova maneira de se pensar e a biologia mostrou que bactérias causavam doenças, os sofrimentos foram aliviados. Quais tipos de sofrimento poderiam ser aliviados, que formas de riquezas poderiam ser criadas se conhecêssemos um pouco mais sobre cooperação?”
Vale a pena conferir o talk completo. O original é em inglês, mas está legendado em português.
2 – O caso do consumo cooperativo
Neste talk imperdível, Rachel Botsman fala sobre o crescimento do consumo cooperativo. Segundo ela, não se trata de uma ideia fraca ou de uma modinha, mas de uma dinâmica poderosa que está reinventando não apenas o que consumimos, mas a forma como consumimos.
Em certo ponto, por exemplo, a palestrante chega à conclusão que “o que está realmente acontecendo é que as redes sociais e as tecnologias em tempo real estão nos levando de volta. Estamos permutando, trocando, barganhando, compartilhando, mas eles estão sendo reinventados em formas dinâmicas e atraentes.”
Botsman também opina que "é uma questão de tempo antes que sejamos capazes de pesquisar no Google e termos uma foto cumulativa do nosso capital de reputação. E esse capital de reputação vai determinar nosso acesso ao consumo cooperativo. É uma nova moeda social, de certa forma, que pode se tornar tão importante quanto nossa avaliação de crédito."
Ficou intrigado com as ideias dessa expert em colaboração e tecnologias digitais? Assista ao talk!
3 - Como negócios cooperativos podem resolver problemas em que os mercados competitivos falham?
Para responder à questão que tematiza seu talk, Julia Hutchins traz um exemplo interessante, contando como o modelo cooperativista foi adotado para resolver o problema de levar eletricidade a propriedades rurais estadounidenses (vale saber que isso também acontece no Brasil, onde é grande a importância das cooperativas de infraestrutura).
Hutchins ainda faz alguns comparativos muito relevantes. Ela demonstra, por exemplo, que no modelo organizacional tradicional, os consumidores se tornam um meio para atingir um fim, o lucro dos acionistas. Enquanto isso, no modelo cooperativista, os consumidores são o princípio (o que origina o empreendimento) e o fim (o seu objetivo é atendê-los).
A partir daí, a palestrante dá pistas de como o cooperativismo pode chegar a revolucionar setores inteiros no futuro. Assista e confira.
DICA: se preferir, ative as legendas. Vá em Detalhes (canto inferior direito) e em Legendas escolha Traduzir automaticamente, selecionando Português.
4 - Quando os trabalhadores comandam a empresa, a economia é mais resiliente
Niki Okuk é uma empreendedora que acredita que outra realidade econômica é possível, “uma que valorize comunidade, sustentabilidade e resiliência, em vez de lucro por qualquer meio necessário." E para ela, o cooperativismo tem papel fundamental na construção dessa nova realidade.
Mas o talk de Okuk vai além da convicção. Afinal, ela conta suas experiências pessoais como empreendedora e estimula os trabalhadores a se organizarem de modo coletivo. Para começar, ela questiona: “Vocês estão cheios do seu chefe? Cansaram de trabalhar para ganhar dinheiro para os outros? E quem são essas pessoas afinal, essas que ganham dinheiro com o seu trabalho?”
Com coragem de ousar, Niki Okuk faz um discurso inspirador e termina por afirmar que “um outro mundo não só é possível, mas já está a caminho. E, num dia tranquilo, consigo ouvi-lo respirar."
5 – Criemos nossa própria economia cooperativa
Físico e líder comunitário, o francês Benoît Molineaux acredita que a maioria das pessoas prefere viver em uma sociedade cooperativa em vez de competir umas com as outras. Porém, em sua visão, o sistema econômico globalizado é como uma corrente que nos leva a uma distribuição injusta e ao esgotamento de recursos. Para nadar contra essa corrente, Molineaux defende justamente o cooperativismo.
Para ilustrar o poder do cooperativismo, o palestrante dá seu próprio exemplo como empregado de uma cooperativa de habitação que ajudou a criar e em que ele vive com a sua família. Além disso, Molineaux ainda auxilia grupos comunitários a realizarem projetos cooperativos em eco-distritos.
Um talk inspirador que mostra que juntos podemos criar uma nova realidade econômica e social e que o cooperativismo tem papel fundamental nessa revolução.
DICA: se preferir, ative as legendas. Vá em Detalhes (canto inferior direito) e em Legendas escolha Traduzir automaticamente, selecionando Português.
Já conhece o maior Sistema Cooperativo Financeiro do Brasil, o Sicoob? Faça parte!