Atrair mais clientes é um dos principais desejos de muitas empresas e marcas. Para isso, uma boa estratégia é apostar no marketing digital e na captação de leads. Uma ideia que pode ajudar a impulsionar pequenos e grandes negócios, independentemente do setor. Agora, o que significa captar leads?
Muita gente pensa que um lead é somente um contato. Mas é mais que isso. Um lead é uma pessoa que voluntariamente se cadastra ou envia seu contato porque está interessada na sua marca ou em algo que sua empresa oferece. Ou seja, um lead é alguém que já demonstra interesse pelo seu negócio, em outras palavras, um cliente em potencial.
Em um artigo para a revista The Balance, a profissional de marketing Laura Lake explica que “a geração de leads pode ser uma maneira fácil de aumentar seu retorno sobre o investimento e expandir consideravelmente sua base de clientes.”
Então, a questão é: como captar leads? Confira a seguir.
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O que oferecer em troca de um contato?
Para que uma pessoa se disponha a enviar voluntariamente seu contato para uma empresa, é preciso despertar seu interesse de alguma forma. É claro que o objetivo final é fazer com que essa pessoa se interesse pelos seus produtos ou serviços. Mas antes pode ser necessário chamar sua atenção.
Para chamar a atenção do público no meio digital, é preciso entender, antes de tudo: o que as pessoas estão fazendo conectadas? O que as leva a entrar na Internet? O que buscam nos meios online?
Diante dessas perguntas, é válido admitir que nem sempre os usuários estão querendo comprar algo. Em muitos casos, as pessoas se conectam para buscar informação ou entretenimento. A questão é perceber que sua marca pode aproveitar-se disso para atrair o público.
Ou seja, sua empresa pode oferecer informações sobre o setor econômico em que atua, pode disponibilizar cursos rápidos, pode criar formas de entretenimento interativo, etc. Isso é o que propõe o Inbound Marketing: uma estratégia de atração do público por meio de conteúdos ricos, para a geração de leads de maior potencial.
Alguns tipos de conteúdo que sua empresa pode oferecer são:
- Newsletters
- E-books
- Webinars
- Cursos por e-mail
- Videoaulas
- Testes de produtos
- Consultorias gratuitas
- Concursos de fotos em Instagram, etc.
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Meios de captação de leads
Além de entender o que sua empresa pode oferecer para atrair o interesse do público, é bom saber que existem vários meios ou canais em que você pode captar leads, inclusive fora da internet. Veja:
No seu site ou blog:
- Formulário de cadastro: A primeira dica é criar um formulário de cadastro simples para disponibilizar nas páginas do seu site ou ao final das postagens do seu blog, oferecendo atualizações ou newsletters. Quanto mais objetivo for esse formulário, mais chances do público preenchê-lo.
- Janela pop-up: O formulário de cadastro também pode ser apresentado em uma janela pop-up para chamar a atenção do usuário que entra em seu site. Mas é importante usar pop-ups sem exagero, em momentos oportunos (quando o usuário chega ao fim da página, por exemplo, ou após determinado tempo de leitura), oferecendo algo em troca do cadastro (cupons de desconto, videoaulas, atualizações por e-mail, etc.).
- Landing page: Landing pages são páginas destinadas especificamente à conversão, ofertando algum tipo de conteúdo (e-books, webinars, cursos, etc.) em troca de leads. Elas devem ser objetivas, com foco na oferta e no formulário de cadastro.
Nas redes sociais:
- Botão de cadastro: Alguma redes sociais, como o Facebook, permitem adicionar um botão a sua fanpage (página empresarial). Entre as opções de botões, na alternativa "Entrar em contato”, você pode eleger o botão “Cadastre-se” que é justamente para obter leads.
- Anúncios para gerar cadastro: Ao criar anúncios de Facebook, por exemplo, o primeiro passo é escolher o objetivo da campanha. Nessa etapa, há a opção de fazer divulgações direcionadas especificamente para a geração de clientes potenciais.
- Link para landing page na Bio: Em redes sociais que não disponibilizam essas opções, como no Twitter, uma alternativa é inserir na biografia do perfil um link encurtado para uma landing page do seu site.
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Em meios impressos:
Outra maneira de obter cadastros é criar um QR Code que direcione para uma landing page e inserir esse código em meios impressos, sejam publicações, anúncios ou até cartões de visita.
Cadastro presencial
Aproveite também os contatos físicos dos clientes com sua marca, criando um formulário para cadastros presenciais. Nesses casos, o ideal é solicitar, além de dados pessoais, um e-mail privado, já que e-mails profissionais costumam ter filtros antispam mais rigorosos.
Para concluir, lembre-se de que todos esses leads são clientes em potencial. Mantenha sua base atualizada e crie um relacionamento positivo com esse público, sem exagerar na frequência de contatos, mas aproveitando bem as oportunidades, para manter o interesse e o engajamento da sua audiência. Assim, aumentam as chances de conversão dos seus leads em clientes fiéis, verdadeiros defensores da sua marca. E aumentam também os resultados da sua empresa.
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