De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no primeiro trimestre de 2018, o setor de franquias brasileiro cresceu 5,1%, em relação ao mesmo período de 2017. O progresso não é novidade para o setor, que vem se mantendo aquecido nos últimos anos.
Afinal, empreender com franquias pode ser um bom negócio, já que o franqueador disponibiliza aos franqueados parte de sua estrutura, assim como a marca e seu valor agregado. Ou seja, você não começa do zero, já tem um plano de negócios feito e uma previsão de quando obterá o retorno do seu investimento.
- Tire suas principais dúvidas sobre franquias. Leia: Empreender com franquias vale a pena?
De toda forma, é importante que você se identifique com o negócio que pretende administrar. E pode ser que, em vez de uma franquia tradicional, você prefira apostar em uma ideia inovadora de negócio, atraindo seus clientes por ser diferenciado da maioria.
Então, confira 5 franquias diferentes que estão fazendo sucesso no mercado:
1 - Entregas feitas por ciclistas
Uma ideia de negócio baseada na sustentabilidade. Criada em 2011, a EcoBike Courier realiza entregas feitas em bicicleta para empresas, restaurantes e e-commerces. E já está presente em 8 cidades: Blumenau, Brasília, Curitiba, Londrina, Cascavel, Niterói, Santos e São Paulo. A empresa informa que, desde sua criação, já foi evitada a emissão de mais de 17 toneladas de CO2 para a atmosfera – um ganho extra para todos.
- Faturamento médio: R$ 60 mil por mês.
- Investimento inicial: de R$ 60 a 120 mil.
- Prazo médio de retorno: 18 meses.
2 - Festas em ônibus
Já imaginou fazer uma festa em um grande ônibus biarticulado enquanto explora os pontos turísticos da cidade? Ou quem sabe, uma festa mais privativa em uma limusine? A party bus (festa em ônibus, literalmente, ou festa itinerante) já é comum em alguns países do exterior. O que a Walking Party fez foi importar essa ideia para o Brasil. Atualmente, a empresa conta com 10 unidades próprias, em São Paulo, e 25 franqueados pelo país, além de seguir em expansão.
- Faturamento médio: R$ 30 mil por mês.
- Investimento inicial: de R$ 80 mil.
- Prazo médio de retorno: 12 meses.
3 - Padaria drive-thru
Na véspera do Natal de 2013, o empresário Tom Ricetti teve que esperar por duas horas para comprar pães. Dessa experiência nasceu a ideia da Pão To Go: uma padaria em que você pode comprar itens como pães, leite e frios sem sair do carro. Atualmente, já são 12 endereços nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país.
- Faturamento médio: R$ 60 mil por mês.
- Investimento inicial: de R$ 250 mil.
- Prazo médio de retorno: 24 meses.
4 - Jogos de fuga
Além dos jogos de fuga no computador, nos Estados Unidos tornaram-se populares também as salas de escape: espaços físicos que simulam um ambiente de mistério, com códigos e enigmas a resolver até encontrar a saída do local. Esse tipo de jogo de fuga em espaços indoor chegou ao Brasil com a Escape 60, em 2016. Hoje, já existem 11 unidades pelo país, além de uma unidade itinerante (em um ônibus).
- Faturamento médio: R$ 175 mil por mês.
- Investimento inicial: de R$ 450 mil.
- Prazo médio de retorno: 24 a 36 meses.
5 - Portaria remota
Outro negócio baseado na tecnologia, só que, neste caso, aplicada à segurança de condomínios. As empresas de portaria remota, que controlam e gerenciam à distância o acesso à condomínios, já estão se tornando comuns no país. Entre elas, a Porter Portaria Remota trabalha com o modelo de franchising e já está presente em 36 cidades brasileiras.
- Faturamento médio: R$ 250 mil por mês.
- Investimento inicial: de R$ 500 mil.
- Prazo médio de retorno: 24 a 48 meses.
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