Uma cooperativa existe, antes de tudo, para atender aos interesses de seus cooperados. Mas, sendo um modelo mais justo e humano, o cooperativismo também orienta, entre seus princípios, que as cooperativas demonstrem ‘Interesse pela Comunidade’. É isso que o maior Sistema Cooperativo Financeiro do país faz por meio do Instituto Sicoob.
Leia também:
Criado em 2004, o Instituto Sicoob para o Desenvolvimento Sustentável tem o objetivo de difundir a cultura cooperativista e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades. Para alcançar esse propósito, o Instituto trabalha em 5 diferentes eixos:
- Educação Cooperativista
- Educação Financeira
- Educação Ambiental
- Voluntariado
- Interesse pela Comunidade
Até 2017, a instituição atuava nos estados do Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná e Rio de Janeiro. Com isso, só no ano passado, 135 municípios foram atendidos e mais de 130 mil pessoas foram impactadas com ações do Instituto.
Mas, a partir de agora, esse público deve ser ainda maior. Pois, este ano, o Instituto Sicoob passou a atuar em todo o Brasil, com ações conjuntas e integradas com as cooperativas e organizações do Sicoob, e na formação de voluntários para promover o desenvolvimento local.
Conheça alguns dos programas e ações realizados pelo Instituto Sicoob para o Desenvolvimento Sustentável:
Programa Cooperativa Mirim
Dentro do eixo de Educação Cooperativista, esse programa incentiva a formação de cooperativas dentro de escolas (públicas ou privadas) e de outras instituições que atendam crianças e adolescentes.
São cooperativas formadas por alunos – com a orientação de um professor – os quais se unem voluntariamente para satisfazer algum interesse comum, seja econômico, social ou cultural. Uma forma diferente de aprender e desenvolver habilidades diversas, inclusive sociais.
Só em 2017, foram instituídas 17 cooperativas mirins, com mais de 580 associados ao todo. Para o superintendente do Instituto, Luiz Edson Feltrim, “formar uma geração mais consciente dos seus direitos e deveres é essencial para um futuro promissor.”
Programa Cooperjovem
Criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP) e aplicado pelo Instituto Sicoob, o programa Cooperjovem também encontra-se no eixo da Educação Cooperativista, disseminando o cooperativismo entre os jovens de escolas públicas e privadas.
Isso é feito por meio do treinamento de professores e do fornecimento de material de suporte que permite trabalhar o tema da cooperação em todas as disciplinas da grade curricular.
Em 2017, o número de professores atuantes chegou a 1.396, com 215 escolas beneficiadas pelo programa e 29.622 alunos impactados pelos conceitos cooperativistas.
Educação Financeira
No eixo de Educação Financeira, o Instituto Sicoob realiza programas como o Se Liga Finanças – direcionado a jovens entre 17 e 29 anos –, além de palestras para o público em geral, com temas de relevância cotidiana, como: realização de sonhos, importância do planejamento financeiro, dívidas, investimentos, etc.
Desde 2012, mais de 34.000 pessoas já foram impactadas com conteúdos que conduzem à compreensão sobre as consequências das escolhas financeiras no presente e no futuro.
Programa CO2 Free
Dentro do eixo Ambiental, o programa CO2 Free, realizado em parceria com a Green Farm CO2 Free, possibilita a neutralização de emissões de gases do efeito estufa, devolvendo à natureza os recursos que são consumidos.
Entre 2016 e 2017, o Instituto Sicoob investiu na plantação de mais de 1.400 árvores nativas. Assim, foram neutralizadas as emissões de carbono de todas as cooperativas das centrais Sicoob Unicoob e Sicoob Central Rio.
O Instituto ainda realiza palestras de Educação Ambiental, com temas como o desenvolvimento sustentável e a importância do consumo consciente. Esses eventos envolvem também ações ambientais práticas e distribuição de cartilhas.
Leia também:
Programa Voluntário Transformador
A formação e o treinamento de voluntários, incluindo cooperados, diretores e funcionários do Sicoob, é um dos maiores diferenciais do Instituto. Isso porque os voluntários atuam diretamente nos programas e projetos desenvolvidos, disseminando conhecimentos cooperativos, financeiros e ambientais e ajudando a promover o desenvolvimento local.
Em 2017, foram formados mais de 1.300 voluntários, sendo que mais de 680 engajaram-se nos programas desenvolvidos, prestando, ao todo, mais de 5.300 horas de trabalho voluntário em prol das comunidades.
Expresso Instituto Sicoob
Imagine uma unidade itinerante de formação profissional e cidadã. Isso mesmo. O Expresso Instituto Sicoob funciona em um ônibus adaptado e equipado com mesas, cadeiras, notebooks e acesso à internet.
São oferecidos cursos gratuitos de temas variados e com certificado. Assim, é possível capacitar jovens para a conquista do primeiro emprego ou adultos que buscam por qualificação profissional.
E o melhor é que o serviço vai até o público. Em 2017, o Expresso Instituto Sicoob visitou 43 municípios oferecendo 3.272 cursos com certificação.
Conheça a Escola do Trabalhador.
Faça parte do maior Sistema Cooperativo Financeiro do Brasil, o Sicoob!