10 dicas simples para economizar dentro de casa

Pequenas mudanças de hábito para economizar e melhorar o orçamento doméstico

Guia de Bolso | 22 de setembro de 2017
casa
economizar

Em tempos de incertezas na economia, qualquer ajuda no orçamento da casa é bem-vinda. E nem precisa ser especialista em finanças pra isso. Bastam pequenas mudanças de hábito para começar a economizar e fazer a diferença no final do mês.

São medidas simples, e o melhor é que toda a família pode participar. Seja mudando alguns hábitos de compra, economizando água e energia, ou adotando práticas mais sustentáveis, você pode economizar dinheiro para aquela viagem no feriado, para aquele seu sonho de consumo ou até para começar uma poupança.

Confira 10 dicas simples para economizar com as despesas de casa

1 - Desligue os eletrodomésticos da tomada
Mesmo quando você aperta o botão de desligar, os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos continuam gastando energia. É que para manter luzes, timers e outras funções é necessário o consumo de energia elétrica. Deixar o computador, o videogame, a TV, o micro-ondas e até o carregador de celular desplugados pode fazer a diferença na conta de luz. Então depois de usar o aparelho não esqueça de desligá-lo também da tomada.

2 – Aproveite a luz natural
Quer economizar mais energia? Abra as janelas e deixe a luz do sol entrar. Aproveitando a iluminação natural, você evita ligar as lâmpadas dentro de casa durante o dia. Uma lâmpada de 100 W ligada por 8 horas representa um gasto médio de R$ 0,24. Some as lâmpadas que ficam acesas em sua casa, multiplique pelas horas em um mês e você verá que vale a pena economizar.

3 – Tome banhos mais curtos
O chuveiro elétrico poder se um vilão tanto na conta de água, como na de luz. Um bom banho é uma delícia no final de um dia cheio. Mas em tempos de necessidade de economia de água, não dá pra esquecer da hora. Cada minuto embaixo do chuveiro gasta cerca de 23 litros de água. O mais indicado é fechar a torneira enquanto se ensaboa. Outra dica é colocar a chave do chuveiro na posição “verão” o que gera uma economia de até 30% de energia.

4 –Feche a torneira
Muitas pessoas ainda têm o hábito de deixar a torneira ligada para escovar os dentes. Parece pouco, mas isso acaba desperdiçando muita água. O mesmo vale para a hora de lavar louça. Lembre sempre de fechar a torneira quanto estiver escovando os dentes ou ensaboando as louças.

5 – Planeje suas refeições
Na correria do dia a dia, às vezes não dá nem ânimo de ir para a cozinha. Nestas horas o caminho mais fácil é pegar o telefone e pedir um delivery. Mas comer e pedir comida fora pode provocar um rombo no orçamento. Então faça um planejamento de suas refeições. Você pode tirar um dia da semana para adiantar as preparações ou pesquisar receitas mais práticas. Além de economizar, você também terá a vantagem de cuidar mais da sua saúde, já que pode optar por refeições mais saudáveis e saber exatamente o que tem em cada prato.

6 – Vá ao mercado com uma lista
Para economizar no supermercado, uma boa estratégia é fazer uma lista e só comprar aquilo que está no papel. Quando você vai às compras sem lista, as chances de se distrair olhando as prateleiras e comprar aquilo que não precisa são grandes. Por isso, antes de sair para as compras, dê uma olhada na despensa e anote tudo o que está em falta.

7 – Feche um pacote de serviços
Conta da televisão a cabo, internet, telefone fixo e celular. Saiba o quanto você gasta com estas despesas e pesquise opções de pacotes de serviços. Muitas empresas oferecem vantagens em combos de internet, telefone e TV. Em geral, os pacotes acabam sendo mais baratos do que contratar os serviços individualmente.

8 – Tenha uma horta
Se você gosta de cultivar plantas, ter uma horta em casa pode ser uma boa opção. E nem precisa de grandes espaços. Qualquer cantinho do quintal, de uma parede ou mesmo a sacada de um apartamento serve para começar a cultivar. Uma boa opção é plantar ervas e temperos, como manjericão, alecrim e salsinha, que ocupam pouco espaço e dão um sabor especial para qualquer prato. Assim, você tem a certeza que está consumindo alimentos sem agrotóxico e ainda economiza na feira.

9 - Desapegue
Toda vez que abre seu armário você fica incomodado com a falta de espaço? E aquele móvel que você não usa mais e só está ali atrapalhando a passagem? Que tal se desfazer destes problemas e ainda ganhar um dinheiro? Hoje existem vários sites de compra onde é possível desapegar daquilo que não usa mais. Ainda existem opções de lojas físicas como brechós e móveis usados. Então dê uma boa olhada no guarda-roupas, separe tudo aquilo que não usa mais e está em bom estado. O mesmo vale para sapatos, bolsas, livros, móveis e objetos.

10 – Faça seu orçamento
Para conseguir economizar, você precisa saber o quanto gasta. E a melhor forma é montar um orçamento doméstico. Monte uma planilha no computador (há vários sites que disponibilizam modelos já prontos), use uma agenda ou mesmo um caderno. O importante é anotar sua receita, ou seja, tudo o que você ou a sua família ganha. E fazer uma relação das despesas, anotando tudo o que se gasta. Deste modo será possível visualizar onde você está gastando seu dinheiro e como fazer para economizar.

Gostou das dicas de economia? Economize também com produtos e serviços financeiros: conheça o maior sistema cooperativo de crédito do país, o Sicoob.

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar