Mochilão: uma forma de viajar pelo mundo gastando pouco

Planejando com antecedência, sua viagem pode custar menos do que você imagina

Guia de Bolso | 14 de setembro de 2017
mochilao
mundo
viajar

Viajar é muito bom. O problema é que nem sempre temos dinheiro para conhecer todos os lugares que queremos. Mas com planejamento é possível fazer uma viagem gastando pouco. A modalidade “mochilão” é uma ótima escolha para quem busca conhecer mais lugares por um preço mais acessível. O objetivo aqui é trocar o luxo pela experiência.

O primeiro passo é saber para onde você quer ir e quanto dinheiro tem disponível. Com estas questões fechadas é possível começar a pesquisar passagens, hospedagem e definir roteiros.

Abaixo listamos alguns pontos importantes que você deve em consideração na hora de planejar a sua tão sonhada viagem.

Transporte
As passagens geralmente consomem boa parte do orçamento de uma viagem. Conforme a disponibilidade e o destino, o viajante pode optar por avião, ônibus, trem ou até navio. Mas o avião acaba sendo a escolha mais comum. Se este for o seu caso, quanto mais cedo começar a pesquisar passagens, maior a chance de conseguir um preço melhor.

Existem sites que diariamente anunciam promoções. É importante ter flexibilidade nas datas para aproveitar melhor as ofertas das companhias aéreas, já que viajar na alta temporada sempre é mais caro. Na hora de comprar o tíquete, fique atento ao dia da semana do embarque. Voos às terças-feiras costumam ser mais baratos do que no sábado, por exemplo.

Hospedagem
A hospedagem é outro ponto que pesa no bolso durante as viagens. Uma opção é trocar o hotel por hostels, que têm preços mais em conta. Aqui o planejamento também é importante para fazer as reservas com antecedência. Sites como Booking, HostelWorld e o Airbnb são fontes para conseguir fazer a cotação do preço de hospedagem. Fique atento à localização e também dê uma lida nos comentários antes de fechar negócio.

Alimentação
Para a alimentação comece checando se o local de hospedagem fornece café da manhã e fixe um valor para gastar com comida por dia. Durante as viagens, os supermercados podem ser grandes aliados. Compre lanches e comidas fáceis de transportar para se alimentar durante o dia. Fazer refeições na rua acaba também sendo uma opção mais em conta. Deixe os restaurantes para momentos mais especiais. Para escolher onde comer, pesquise. Sites e blogs locais costumam trazer boas dicas. Se possível, fuja de pontos muito turísticos, que acabam cobrando mais caro.

Passeios
Antes de chegar ao seu destino também vale a pena fazer uma pesquisa sobre os locais turísticos. A escolha dos passeios varia muito conforme o perfil do viajante. Há aqueles que querem ver todos os pontos turísticos, enquanto outras pessoas preferem conhecer os locais mais frequentados pelos moradores. No caso de pontos turístico se informe antes, pois muitos deles cobram entrada. Também é legal conferir os horários de funcionamento. Dê uma olhada na agenda cultural da cidade, pois sempre existem atrações gratuitas.

Para o deslocamento dentro da cidade, se você estiver em um grupo pode ser vantajoso alugar um carro. Mas, principalmente na Europa e Estados Unidos, o transporte coletivo acaba sendo uma melhor opção. A dica é comprar cartões que ofereçam viagens ilimitadas durante o período da sua estadia. E divirta-se!

Quer mais dicas? Baixe nosso e-book: Viaje gastando menos!

E conheça o Sicoob, o maior Sistema Cooperativo Financeiro do Brasil.

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar