Muitas vezes, uma economia aqui e um resultado maior ali podem fazer toda a diferença no final do mês.
Veja, por exemplo, as vantagens que você tem em se associar a uma cooperativa financeira:
1 - Serviços financeiros com taxas muito menores.
As cooperativas financeiras (ou cooperativas de crédito) oferecem praticamente os mesmos serviços que os bancos - conta corrente, cartões de crédito e débito, poupanças e outras aplicações, linhas de crédito, etc.
Mas cooperativas são instituições sem fins lucrativos, portanto - baseadas apenas em seus custos e necessidades de reinvestimento - cobram taxas que chegam a ser até 20% menores que as dos bancos. Vale a pena conferir.
2 - Você é dono. Você opina.
Numa cooperativa financeira, você não é apenas um cliente. É um dos donos. Pode votar e ser votado. Você participa de todas as decisões, da política operacional à precificação. A gestão é democrática e transparente.
3 - Você recebe uma parte dos resultados.
Mesmo com taxas menores e produtos e serviços mais baratos, ao final do ano, as sobras (resultados financeiros da cooperativa) são distribuídas aos associados, conforme suas respectivas participações na utilização dos produtos e serviços da cooperativa.
4 - Remuneração maior.
Como a estrutura de custos de uma cooperativa costuma ser mais enxuta, a aplicação de recursos sob a modalidade de dispositivos a prazo pode gerar uma remuneração maior do que a oferecida pelos bancos locais.
5 - Crédito sob medida.
Além de oferecer acesso a financiamentos de investimentos fixos (Finame, BNDES Automático) e aos recursos subsidiários do crédito rural (PRONAF, Funcafé, etc), as cooperativas financeiras também disponibilizam linhas de crédito adequadas às condições de seus associados (valor, carência, amortização, etc). E ainda é possível fazer a antecipação de recebíveis (cheques pré-datados do comércio, duplicatas e notas promissórias); muito útil para empresários e empreendedores.
6 - Sua comunidade também sai ganhando.
As cooperativas retêm os recursos financeiros na sua área de atuação (cidade, comunidade). Assim, favorecem a democratização do crédito e a desconcentração de renda, promovendo uma verdadeira irrigação da economia local e beneficiando a comunidade. Por ser um modelo de negócios que muda o mundo, o cooperativismo foi até homenageado pela ONU em 2012.
Ainda tem dúvidas sobre como funciona uma cooperativa financeira? Saiba mais aqui.
Quer entender melhor as diferenças entre bancos e cooperativas financeiras? Clique aqui.
Conheça também o Sicoob: Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil.