Quem está com planos de fazer uma viagem, comprar a casa própria, trocar de carro ou até mesmo investir em um celular mais moderno sabe que, muitas vezes, é preciso “colocar o escorpião no bolso”, cortar todos os gastos extras e evitar comprar por impulso.
Segundo pesquisa revelada pelo SPC Brasil, supermercados e hipermercados são os locais campeões de compras por impulso, ganhando até mesmo dos shopping centers, que ficaram em segundo lugar do ranking. Portanto, é bom mesmo ficar atento.
E, para ajudá-lo com isso, listamos 10 dicas importantes que ajudarão você a economizar e poder concretizar todos os seus projetos.
Olha só:
- Prefira fazer as compras por semana do que por mês. Assim evita-se que alimentos estraguem e tenham de ser jogados fora.
- Aproveite e defina um cardápio da semana. Isso irá facilitar na hora de montar a sua lista e acrescentar a ela apenas os ingredientes necessários.
- Estipule um valor máximo para gastar semanalmente, no supermercado.
- Alimentos congelados, além de fazerem mal à saúde, geralmente saem mais caro do que se for comprar os ingredientes para fazer em casa.
- Consulte tabelas dos períodos de safra de frutas, legumes, temperos, verduras e pescados para ganhar em qualidade e economia.
- Antes de pegar o primeiro produto visível aos olhos, dê uma olhada nas gôndolas de baixo. Geralmente lá estão os mais baratos. Essa é uma das “pegadinhas” que os supermercados fazem para que o consumidor leve sempre o mais caro.
- O tempo que se fica na fila também é outra, junto aos vários produtos, como revistas, chocolates, chicletes e etc. posicionados estrategicamente perto do caixa. Nessas horas, lembre-se de seguir apenas o que foi listado para a compra da semana.
- Pesquise preços e marcas e acompanhe promoções de encartes, newsletters e sites. Mas também não compre algo que não seja necessário só porque está na promoção.
- Sites de cupons do próprio supermercado ou no Cuponeria são uma ótima opção de economia.
- E, antes de sair do caixa, confira a nota fiscal para ter certeza de que todos os produtos foram passados corretamente (quantidade e valores).
Boas compras e boa economia!
Aproveite também para deixar a sua dica de economia com as compras do supermercado.