Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
Dinheiro não se conta só em notas ou moedas. Pare e pense: para ganhar dinheiro, o que você mais dá em troca? Tempo. Você investe seu tempo em ganhar dinheiro. E o tempo, sim, é um bem extremamente precioso. O tempo gasto não volta. Por isso, cada minuto é valioso, cada instante, cada momento. É preciso saber valorizar nosso tempo.
Recentemente, a maior instituição financeira cooperativa do país, o Sicoob, lançou uma campanha falando exatamente sobre isso. Assista ao vídeo da campanha aqui:
A ideia é justamente despertar nas pessoas essa consciência sobre o real valor do nosso tempo. E o Sicoob pode falar com propriedade do assunto. Afinal, trata-se de uma entidade cooperativa. Ou seja, apesar de ser uma instituição financeira (com os mesmos produtos e serviços que um banco comum), não há fins lucrativos. Os associados é que recebem os rendimentos, quando há sobras. E essa é só uma das formas de valorizar o tempo e o dinheiro de todos os cooperados. Veja outras:
– Mobile
A exemplo dos bancos comuns, muitas cooperativas de crédito já oferecem acesso por Internet, seja por computador ou mobile (tablet ou smartphone), proporcionando praticidade e economia de tempo aos seus cooperados.
Mas sabia que, em todo o Sistema Financeiro Nacional, o maior índice de uso de celulares para transações financeiras é de uma cooperativa? Justamente o Sicoob. Aliás, há pouco tempo, a instituição lançou uma nova versão de seu mobile banking, incluindo diversas funcionalidades inéditas no Sistema Financeiro Nacional. O projeto, inclusive, foi eleito o melhor em sua categoria na 16a edição do prêmio efinance, devido a sua eficiência e soluções inovadoras.
– Crédito
Em uma cooperativa financeira, os cooperados têm acesso a taxas bem menores do que em bancos comuns, já que não há fins lucrativos, como mencionado.
Além disso, como são todos associados, a facilidade de conseguir o crédito pode ser maior. Outra forma de valorizar o tempo de quem é cooperado.
– Consórcios
Cooperativas também podem oferecer consórcios. E as taxas também costumam ser inferiores às praticadas no mercado, com maiores vantagens e mais liberdade. Ou seja, quem é persistente e procura um caminho pra chegar lá também pode contar com as cooperativas.
– Investimentos
Viver de verdade cada momento é o melhor investimento para o seu tempo. Agora, se a ideia é fazer seu dinheiro render mais (para ter tempo de sobra para aproveitar), é bom considerar as opções de investimentos oferecidas por cooperativas financeiras, com menores taxas, segurança e liquidez.
Um bom exemplo é o RDC - Recibo de Depósito Cooperativo - uma aplicação de renda fixa que capta recursos para a própria instituição. A liquidez é diária e quanto maior o prazo da aplicação, menores as perdas com impostos.
Além disso, no caso do RDC, o investidor conta com uma vantagem que só uma cooperativa de crédito pode proporcionar: a aplicação pode servir de base para a distribuição de sobras. Ou seja, quanto mais você aplica no RDC, maior pode ser a sua participação nos resultados da cooperativa, já que, em uma instituição como essa, você também é um dos donos.
– Seguros
Gastar tempo pensando no pior ou lidando com prejuízos não são exatamente as melhores formas de aproveitá-lo. Para que isso não aconteça, assegurar seus bens de valor pode ser uma opção interessante, que inclusive pode lhe garantir mais tranquilidade para aproveitar seu tempo melhor.
Cooperativas financeiras também oferecem esse tipo de produto. E novamente, as taxas cobradas costumam ser menores. Vale a pena incluir opções cooperativas ao pesquisar sobre seguros.
– Empreendedorismo
O cooperativismo valoriza o empreendedorismo. Se pensarmos bem, cooperar pode até ser considerada uma forma de empreender, já que você passa a ser associado da instituição cooperativa, participando de suas decisões e de sua gestão.
Em cooperativas financeiras, empreendedores e empresários podem encontrar diversas soluções para seu negócio, desde capital de giro e outras linhas de crédito até seguros, investimentos e serviços específicos, como domicílio bancário, custódia de cheques, comércio eletrônico, entre outros. Além disso, há também linhas de crédito e financiamento específicas para o agronegócio.
A diversidade de oferta evita perdas de tempo e as menores taxas facilitam as suas finanças.
– Valorização da comunidade
Valorizar o tempo é também pensar no futuro, criando condições para torná-lo melhor.
As cooperativas fazem isso estimulando o desenvolvimento de suas comunidades. Afinal, essas instituições retêm os recursos financeiros na sua área de atuação (cidade, comunidade) e, assim, favorecem a democratização de crédito e a desconcentração de renda. Tudo isso promove uma verdadeira irrigação da economia local, beneficiando a comunidade. É assim que as cooperativas cuidam do presente e do futuro.
Descubra um mundo mais colaborativo e cooperativo. Conheça o maior sistema cooperativo de crédito brasileiro, o Sicoob.