Você já conhece o cooperativismo? Trata-se de um modelo socioeconômico que propõe a associação de pessoas com interesses comuns para prestarem serviços entre si de forma a alcançar benefícios maiores para todos.
Sabia que há datas específicas que celebram esse modelo, relembrando importantes conquistas históricas e comemorando o desenvolvimento do setor? Saiba mais sobre o assunto:
Origem do Dia Internacional do Cooperativismo
A Aliança Cooperativa Internacional (ACI) celebra a data desde os anos 20. Mas no Brasil, o modelo cooperativo só começou a avançar em meados do século XIX. Assim, o Dia Internacional do Cooperativismo só foi instituído e adotado oficialmente a partir de 1994, representando a confraternização de todos os povos ligados ao cooperativismo e sendo comemorado no primeiro sábado de julho de cada ano. Em 2016, a data da celebração é 2 de julho.
O cooperativismo no Brasil
Foi em meados do século XIX que surgiu a primeira cooperativa do país. Uma cooperativa de consumo em Ouro Preto/MG. Já em 1902, surge a primeira cooperativa de crédito brasileira, no Rio Grande do Sul. E, em 1906, começam a se desenvolver as primeiras cooperativas agropecuárias nacionais. Essas são as primeiras instituições do Movimento Cooperativo Brasileiro de que se tem registro.
Tardiamente, nos anos 70, foi criada uma instituição representante e defensora dos interesses do cooperativismo em nível nacional - a OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras. E só a partir dos anos 90, o movimento cooperativista brasileiro passou a ter maior reconhecimento internacional, com a eleição de um paulista para a presidência da ACI. Em 1998, foi criado ainda o Sescoop - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - instituição do sistema S (Sebrae, Sesc, Senac, Senai) com a missão de promover nacionalmente a cultura cooperativista e aperfeiçoar a gestão das cooperativas para o seu desenvolvimento.
Tema do Dia Internacional do Cooperativismo 2016
Anualmente, o Dia Internacional do Cooperativismo é fundamentado em um conceito determinado pela ACI. Este ano, o tema é “Juventude: o futuro do cooperativismo”. Com isso, a mobilização visa promover o diálogo e entendimento entre as gerações, trazendo ideais como paz, liberdade e solidariedade, sempre com foco nos direitos humanos.
Sobre a temática, o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, comenta ainda que este é o momento ideal para sensibilizar os “jovens sobre o caráter empreendedor e o papel de inclusão social do cooperativismo”, proporcionando, simultaneamente, a toda sociedade o conhecimento dos benefícios, valores e princípios do cooperativismo.
Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito
Mundialmente, também se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito na terceira quinta-feira do mês de outubro. Essa data foi instituída pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU, sigla em inglês) desde 1948, para relembrar as conquistas históricas do cooperativismo e celebrar, em especial, o sucesso e o desenvolvimento do cooperativismo de crédito, em ascensão em todo o mundo.
Dia Nacional do Cooperativismo
Além do Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, no Brasil há uma data específica para a comemoração do Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito, já que o modelo também faz sucesso no país. Em 2011, a presidenta Dilma Roussef sancionou a lei que institui a data, coincidindo com a data de fundação da primeira cooperativa de crédito brasileira. Assim, anualmente, o Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito é comemorado no dia 28 de dezembro.
José Salvino de Menezes, presidente do Sicoob Confederação, ressalta que “o Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito é um reconhecimento do Governo Federal e de toda a sociedade sobre a importância das cooperativas de crédito para a economia brasileira”.
Já conhece o maior sistema cooperativo de crédito do país, o Sicoob?