De acordo com o Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (em inglês, World Council of Credit Unions - Woccu), já existem mais de 57 mil cooperativas de crédito, distribuídas por 105 países, nos seis continentes. Ao todo, são mais de 200 milhões de associados em todo o mundo.
Outro dado que chama atenção é que, entre as 50 maiores instituições financeiras mundiais, cinco são bancos cooperativos: o Rabobank holandês, o China Construction Bank, o Agricultural Bank of China, o Bank of China e o alemão Deutsch Bank.
Sobre os benefícios gerados pelo crescimento do cooperativismo em todo o mundo, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, OCB, Márcio Lopes de Freitas, explica: “Estamos falando de um movimento que valoriza e prioriza o capital humano e não o lucro. Logicamente que, ao ser constituída, a cooperativa atende às necessidades sociais, mas também econômicas de um grupo. Afinal, tem o objetivo de gerar trabalho e renda com inclusão social”. O presidente ainda lembra que se trata de uma atividade socialmente responsável, que promove naturalmente o desenvolvimento sustentável, gerando crescimento para as comunidades onde está presente.
Então, confira a situação do cooperativismo de crédito em alguns países mundo afora:
América do Norte
Quase metade da população economicamente ativa da América do Norte é associada a cooperativas financeiras.
Aliás, os Estados Unidos reúnem quase 50% do total de associados a cooperativas de crédito pelo mundo. São impressionantes 97,5 milhões de associados, se contarmos apenas esse tipo de cooperativa. E o país também movimenta uma elevada quantia em ativos e empréstimos. No ranking do cooperativismo financeiro, três Estados merecem destaque: Califórnia, Virgínia e Texas.
Com um terço de sua população associada a cooperativas de crédito, o Canadá também é referência no assunto. Em especial, a província de Quebec, onde 70% dos habitantes são cooperados.
Ásia
No continente asiático, China e Japão os que mais se destacam, ocupando, respectivamente, o segundo e o terceiro lugares na lista de países com maior expressão mundial no cooperativismo de crédito.
Na China, aproximadamente 10% dos depósitos bancários e 90% dos empréstimos agrícolas são realizados via cooperativas de crédito rurais.
No Japão, as três maiores cooperativas financeiras nacionais reúnem mais de 17 milhões de associados.
Europa
Movimentando mais de US$ 4 trilhões em ativos, a França é um dos países europeus com maior expressão no cooperativismo financeiro. A participação de mercado das sociedades cooperativas francesas atinge quase 70%. Além disso, a maior instituição financeira do país é uma cooperativa de crédito, que também atua na Itália e na Grécia.
A situação brasileira
Somadas, as cooperativas de crédito já são a sexta maior instituição financeira do Brasil. São mais de 7 milhões de associados às mais de 1.100 cooperativas de crédito brasileiras. E essas instituições têm crescido em ritmo mais acelerado que os bancos tradicionais nos últimos anos.
Para se ter uma ideia, o maior sistema cooperativo de crédito do país, o Sicoob reúne uma confederação cooperativa, cerca de 15 cooperativas centrais e mais de 480 cooperativas singulares, somando mais de 3 milhões de associados em todo o Brasil, além de mais de 30 mil funcionários e dirigentes. Em 2015, o sistema operou mais de 57 milhões em ativos, com resultados acima dos R$ 2 milhões, repartido entre todos os cooperados, conforme suas participações.