Quem não gosta de ver um bom filme ou uma boa série? Melhor ainda se você puder aprender algo com o que está assistindo, não é mesmo? Afinal, há muitas produções que vão além do entretenimento e podem nos ensinar sobre os mais diversos temas.
Da história da gastronomia à história do hip-hop, da guerra na Síria a um ícone da cultura brasileira, selecionamos 8 filmes, documentários e séries com os quais você pode aprender assistindo.
A lista inclui desde séries aclamadas como The Crown até clássicos como Chatô, o Rei do Brasil. E até o momento, estão todos disponíveis na Netflix. Vale a pena conferir:
1 - Os Capacetes Brancos
Documentário - 2016
De acordo com dados da ONU, a guerra na Síria já deixou mais de 400 mil mortos e provocou a emigração de mais de 5 milhões de pessoas. Esse é o contexto deste documentário, que conta a história dos capacetes brancos, uma organização civil voluntária que resgata feridos dos bombardeios.
2 - Chatô, o rei do Brasil
Biográfico/histórico - 2015
Assis Chateaubriand (ou Chatô) foi o responsável pelo surgimento da TV em nosso país. Nesta trama, dirigida por Guilherme Fontes, é possível acompanhar como Chatô construiu seu império de comunicação e depois o viu declinar. O curioso é que tudo se passa como se fosse um programa de auditório – fruto da imaginação do próprio personagem.
Um drama peculiar em que se pode aprender muito sobre a história do Brasil dos anos 50/60 e sobre a trajetória da imprensa no país.
Leia também: Como fazer para financiar os estudos?
3 – Cooked
Minissérie - 2016
Apesar do nome desta minissérie recordar programas como Master Chef ou Chef’s Table, a temática aqui é mais profunda. Baseada no livro “Cozinhar, uma história natural da transformação”, Cooked relaciona a história da humanidade e da gastronomia.
No primeiro episódio, por exemplo, o protagonista Michael Pollan demonstra como o domínio do fogo nos levou a cozinhar os alimentos – um fator que diferencia os humanos de outros animais, segundo Pollan.
4 – Cowspiracy
Documentário - 2014
Um documentário contra o sistema, Cowspiracy critica a agropecuária intensiva, esclarecendo como essa prática contribui para o esgotamento de recursos naturais e para o aquecimento global.
Se você se interessa por temas como ecologia, política, agronomia e revolução verde, vale a pena assistir e tirar suas próprias conclusões.
Leia também: Quem poupa cooperando ganha mais.
5 – The crown
Série - 2017
Aclamada pela crítica e ganhadora de um Globo de Ouro, esta série é inspirada na biografia da rainha Elisabeth II, do Reino Unido. A produção retrata bem os acontecimentos políticos e eventos históricos da época, assim como os relacionamentos e conflitos da monarca. Boa oportunidade para quem gosta de aprender sobre a história de outros países.
6 – The Get Down
Minissérie - 2017
Os movimentos culturais da década de 70 tiveram grande repercussão nos Estados Unidos. Abordando esse contexto e outros acontecimentos históricos, The Get Down narra o surgimento do hip-hop na Nova York de 1977, tendo como protagonistas a juventude negra do South Bronx.
Leia também: O que muda em 2019 para quem é MEI?
7 – The mask you live in
Documentário - 2015
Nos Estados Unidos (e em outras partes do mundo), os indivíduos do sexo masculino muitas vezes são provocados pela frase “Seja um homem!” Mas o que significa, afinal, ser um homem? Partindo dessa reflexão, o documentário critica a estreita definição de masculinidade norteamericana e aponta os efeitos disso em meninos e homens.
Uma produção inspiradora para quem se interessa por temas de psicologia, modelos de criação, relações sociais e cultura.
8 – A 13ª emenda
Documentário - 2016
Atualmente, o número de afroamericanos em supervisão criminal nos EUA já é maior que o número de escravos que havia em 1850. Essa é uma das afirmações feitas neste documentário que relaciona o boom do sistema prisional norteamericano e a criminalização da população negra do país.
A produção ainda vai além do encarceramento, abordando o panorama histórico que levou a essa situação e trazendo a opinião de diversos estudiosos e ativistas.
Gostou dessas dicas? Tem alguma sugestão ou comentário para compartilhar? Compartilhando e cooperando, a gente cresce.
Conheça também o maior sistema cooperativo financeiro do Brasil, o Sicoob.