Começar uma faculdade é um grande passo. Seja pública ou particular, em sua própria cidade ou em outra, o momento é decisivo, cheio de novas experiências, novos amigos e novos aprendizados. Nesta época, 'independência financeira' e 'liberdade para fazer o que se quer' costumam ser alguns dos temas mais badalados.
Uma boa hora, portanto, para começar a perceber que o seu dinheiro pode durar mais se você planejar o uso que faz dele. Quer uma dica? Anote tudo. Se você sabe o quanto ganha (de mesada, estágio, freelancer, aprendiz, etc.) e tem noção do que costuma gastar, pode se planejar melhor para o seu dinheiro não acabar antes do mês. Mas se você acaba de entrar na faculdade, como vai saber em que um estudante universitário costuma gastar?
Nesse caso, aí vão algumas dicas dos gastos mais comuns de estudantes universitários e de como você pode economizar e fazer seu dinheiro render.
1 - Ensino
Você paga sua própria faculdade? Ou ela é pública? Há cursos complementares que você precisa fazer? Para economizar, tente conseguir bolsas de estudos, mesmo que sejam parciais. Há instituições que realizam exames para fornecimento de bolsas por competência. Verifique também se a faculdade oferece descontos para mensalidades pagas adiantadas e aproveite esse benefício. Mesmo que o desconto seja pequeno, pode fazer diferença no final das contas.
2 - Livros didáticos
Exemplares novos podem compor bem uma estante, mas pense se há real necessidade disso. Na maioria dos cursos, desde que você leia o livro, não importa se tem a posse da obra ou não. Use e abuse da biblioteca da faculdade e, se precisar comprar, lembre-se dos sebos. É possível achar exemplares, por preços muito menores, em excelente estado de conservação (quase novos mesmo), inclusive em sebos online como o www.estantevirtual.com.br.
3 - Material escolar
Podem parecer irrisórios, mas esses gastos devem constar na sua lista. Em alguns cursos, em especial, a lista pode ser extensa, variando entre uniformes, materiais gráficos, equipamentos eletrônicos e, mais comumente, fotocópias de livros. Para gastar menos, informe-se com colegas veteranos de curso sobre locais onde você possa adquirir os materiais com melhor custo-benefício.
4 - Carro
Você possui carro ou moto? Vai todos os dias para a faculdade com seu automóvel? Já pensou em deixá-lo em casa alguns dias da semana para economizar? Ou quem sabe ir de carro só até a estação de ônibus ou metrô mais próxima da sua casa e, dali em diante, usar o transporte público? Lembre que, além dos gastos com combustível, um automóvel ainda inclui outros, como manutenção, seguros, impostos, etc. Se for viável, analise também a possibilidade de usar a bicicleta em seus deslocamentos, assim, você colabora não só com seu bolso, mas também com sua saúde e com o meio-ambiente.
5 - Habitação
Se você já saiu da casa dos pais ou resolveu, por exemplo, fazer faculdade em outra cidade, provavelmente terá que incluir o aluguel na sua lista de gastos. Pesquise e informe-se o máximo possível sobre a nova cidade. Não se limite aos classificados do jornal; acesse os classificados online da região, pergunte a amigos da faculdade, fique atento a panfletos e propagandas nos murais e paredes da própria instituição e procure uma oferta com melhor custo-benefício, de acordo com as suas prioridades.
6 - Comida
Um item tão corriqueiro, que a gente não costuma contabilizar. E é aí que mora o perigo. De pouco em pouco pode-se gastar bem mais do que se imagina. Para ter melhor controle, coloque tudo na ponta do lápis (vá anotando, confira o extrato do cartão ou junte os cupons fiscais). Para gastar menos, restaurantes universitários costumam ser uma boa pedida, com preços bem menores. Informe-se também com os veteranos sobre outras opções próximas.
7 - Socialização
Conhecer a galera e fazer aquela social é divertido (e também importante para iniciar seus contatos profissionais). Mas não precisa ir em todas as festas da faculdade nem gastar o que não tem só para acompanhar a nova turma. Separe uma parte do seu dinheiro para lazer e entretenimento e tente se controlar para gastar só o que planejou.
8 - Previdência privada
Esse ainda não é um dos gastos mais comuns entre os universitários. Mas deveria ser. Aliás, você devia começar a pensar nisso como um bom investimento no seu futuro e na realização dos seus sonhos. Segundo especialistas, quem começa a poupar antes dos 30, tem mais chances de manter, no futuro, um padrão de vida semelhante ou melhor que o atual. E ainda pode começar com contribuições menores. Pense nisso.
Já conhece o Sicoob Previ - o plano de Previdência Privada do maior sistema cooperativo de crédito do Brasil?