O que você pretende fazer no feriado de Páscoa?
Seja qual for a sua escolha, acompanhe algumas dicas para ajudar a controlar os gastos no feriado sem economizar nos bons momentos:
Vai comprar ovos ou presentes? Para fugir dos exageros e evitar rombos no orçamento, a primeira dica é pesquisar bem os preços. Aproveite a Internet, informe-se do preço médio dos produtos que deseja, busque opções mais em conta e considere ainda outras alternativas de doces e lembrancinhas.
Acaso, você já comparou o preço de um ovo de Páscoa e de uma barra de chocolate de mesmo peso? Geralmente, o ovo de Páscoa tem um preço bem maior que o chocolate simples, apenas pelo seu formato especial e embalagem (e, claro, pelo apelo da data em si).
Caixas de bombom, barras de chocolate e outros doces podem ser boas alternativas para economizar. E para não decepcionar a criançada, uma boa dica é personalizar o embrulho, com papeis coloridos, cetim, celofane, colagens, etc. Outra opção interessante é montar uma caixinha ou cestinha com doces diversos (que também podem ter um preço menor) e enfeitá-la.
Chocolates de marcas famosas, com embalagens extravagantes, personagens de desenhos ou cheios de brinquedos podem ter um preço bem mais salgado que algumas opções artesanais. E é possível encontrar alternativas deliciosas de ovos e doces caseiros se você pesquisar bem. Apenas certifique-se de provar antes de fazer o pedido, garantindo a qualidade do produto.
Em vez de comprar os ovos, você também pode comprar barras de chocolate e forminhas, derreter o doce e fazer você mesmo os ovos de Páscoa.
A ideia pode ficar ainda mais divertida juntando as crianças na brincadeira. Veja receitas na Internet e coloque a mão na massa.
Faça economia em família: em vez de cada um comprar um ovo ou chocolate para cada um dos demais parentes, por que não propor um amigolate reunindo todos?
A ideia funciona como um amigo oculto. Todos se reúnem, fazem um sorteio e cada um tira apenas o nome de um parente para presentear. Mas o presente é um ovo, chocolate ou lembrancinha de Páscoa.
Uma brincadeira divertida, que além de render bons momentos, pode render uma boa economia para todos.
Especificamente nesta época do ano, o peixe costuma sofrer aumento de preço, devido a sua alta procura; principalmente, o bacalhau. Portanto, uma boa ideia para economizar é substituir o tradicional bacalhau por outro peixe mais em conta ou, até, investir em pratos com frango, ovos e/ou queijo (já que muitos preferem evitar a carne vermelha na data).
Você pode, por exemplo, pensar em uma torta recheada de atum, em um empadão de frango, em uma quiche de queijo, em uma lasanha de berinjela, entre outras inúmeras possibilidades.
Antes das compras para o almoço ou ceia, também vale a pena pesquisar bem os preços de todos os produtos e lembre-se de levar sempre uma listinha, para não exagerar.
Com as lojas e supermercados repletos de túneis de ovos, embalagens coloridas, coelhos gigantes e de pelúcia, as crianças podem acabar fazendo pedidos bem maiores que o orçamento.
Então, se a intenção é gastar menos, evite levar as crianças na hora de fazer as compras de Páscoa. Caso contrário, converse bem com elas antes sobre a necessidade de economizar e peça ajuda nessa missão.
Recentemente, publicamos aqui no blog um artigo com dicas para economizar mais em suas viagens. Leia em Férias: o que fazer antes, durante e depois para economizar.
Conheça também o e-book Viaje Gastando Menos, com dicas de planejamento, itens indispensáveis em viagens internacionais, truques para economizar no peso da bagagem e outros segredos para economizar durante as viagens. Baixe aqui.
Gostou dessas dicas de economia? Comece a economizar também com suas transações financeiras. Conheça o Sicoob – o maior sistema cooperativo de crédito do país.
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…