Para algumas pessoas, chegar ao fim do mês com dinheiro na conta é uma difícil missão. Em alguns casos, isso se deve a um orçamento reduzido, incompatível com as despesas. Mas há também exemplos de pessoas que ganham bem e, ao mesmo tempo, têm muitos gastos. Então, como fazer o dinheiro sobrar?
A resposta para isso não é única. Em algumas situações, o que falta é controlar melhor as despesas. Outras vezes, a questão é descobrir maneiras de obter uma renda extra para aumentar o orçamento mensal.
Mas é bom saber que há solução. Ou melhor, soluções. Para economizar e ganhar mais, você pode considerar, inclusive, abrir uma conta em uma cooperativa financeira. E essa é só uma das dicas especiais que revelamos a seguir. Confira todas:
1 - De olho nas alternativas
Uma boa maneira de colocar a economia em prática no seu dia a dia é ficar atento às opções que você tem. E isso se aplica aos mais diversos tipos de gastos. Nem sempre um produto, um alimento ou uma roupa mais barata tem menos qualidade. Na hora das compras, pense menos na marca e mais no custo benefício daquilo que você consome. Por que comprar, por exemplo, um eletrodoméstico mais caro se há outra opção mais em conta que faz quase tudo que ele faz? O melhor é pagar apenas pelo que vai utilizar.
Além disso, também é bom ficar de olho nas suas alternativas de lazer. A questão não é deixar de sair de casa. Mas você pode optar por diversões mais em conta. Em vez de passear no shopping (onde há muitos atrativos para o consumo), você pode passear em um parque, por exemplo, e quem sabe até fazer um piquenique. Em vez de ir ao cinema e comprar a pipoca no local, você pode levar um lanche de casa ou comer antes de sair. Do mesmo modo, considere diferentes alternativas de bares ou restaurantes e também a ideia de convidar os amigos para jantar em casa, em vez de sair. A questão é saber que você tem opções mais baratas e aproveitá-las.
2 - Você revende e todo mundo ganha
Precisa de dinheiro para fechar seu orçamento mensal, mas não sabe de onde tirar? Pois, o tesouro pode estar escondido no fundo de algum armário. Revise roupas, calçados, móveis, eletrônicos, livros e até os brinquedos das crianças. Será que não há algo que você poderia vender?
Quando você vende um objeto usado ou seminovo, você colabora com seu bolso e também com o mundo. Afinal, incentivar o reaproveitamento é uma forma de contribuir para a sustentabilidade.
Para facilitar, veja aqui como vender objetos usados e seminovos pela internet.
3 - Repensar, pesquisar e pechinchar
Para fazer o dinheiro sobrar no fim do mês, é bom evitar as compras por impulso. É verdade que às vezes uma oferta pode parecer irresistível. Em todo caso, é recomendável refletir antes de comprar: você precisa mesmo do produto ofertado? A compra cabe no seu orçamento?
Pesquisar alternativas mais em conta também é uma boa dica. Aliás, pesquisar preços antes de comprar é uma atitude muito saudável para o seu bolso. Mesmo que a diferença de preços não pareça muito grande, se você economiza um pouco no mercado, um pouco na cafeteria e um pouco no shopping, por exemplo, pode acabar economizando uma boa quantia.
Se for o caso, você também pode pedir descontos. Muitas vezes, as empresas já têm uma margem de descontos autorizada. Mas é preciso que o cliente solicite por isso. Então, não precisa ter vergonha. O máximo que pode acontecer é negarem seu pedido. E aí você ainda tem a opção de buscar outro fornecedor.
4 - Aproveite ao máximo
Outra dica sustentável de economia que pode ajudar a fazer o dinheiro sobrar no fim do mês é aproveitar melhor tudo que você consome. Por que jogar fora as cascas de banana se você poderia fazer um delicioso bolo com elas? Por que não aproveitar talos e folhas de legumes para fazer croquetes? Confira aqui 15 receitas com cascas e talos de frutas, legumes e verduras.
Essa dica de aproveitamento vale também para roupas e outros objetos. Você pode aproveitar toalhas velhas como pano de chão, pode customizar roupas antigas para dar-lhes um novo visual, pode transformar garrafas de vidro em luminárias, pode usar caixas de sapato e rolos de papelão como organizadores, etc. Assim, você economiza na compra de novos produtos e ainda ajuda a diminuir a quantidade de lixo no meio ambiente.
5 - Explore seu tempo e suas habilidades
Para que o dinheiro não acabe antes do mês, outra boa ideia é criar uma alternativa de renda extra. Nesse caso, a melhor dica é aproveitar suas horas vagas e suas habilidades.
Se você cozinha bem, por exemplo, pode preparar algumas receitas para vender a parentes, vizinhos e amigos. Se você conserta objetos, pode oferecer seus serviços em suas horas extras. Se sabe outros idiomas, pode aumentar seu caixa traduzindo textos ou artigos para revistas e editoras. Se gosta de dirigir, pode cadastrar seu carro em um aplicativo de transporte para levar passageiros nas horas vagas. E você também pode ficar de olho nas oportunidades de freelancer (trabalhos temporários) para ganhar um dinheiro a mais em seus momentos livres.
6 - Conte com as sobras
Muita gente não sabe, mas ter uma conta em uma cooperativa financeira é um jeito de economizar e ganhar mais. Afinal, as cooperativas costumam cobrar taxas bem menores que os bancos comuns e ainda distribuem sobras.
À primeira vista, uma cooperativa financeira (ou cooperativa de crédito) pode até parecer com um banco tradicional, já que oferece produtos e serviços muito similares (contas, cartões, aplicações, financiamentos, linhas de crédito, seguros, etc.). Só que, as cooperativas não têm fins lucrativos. A ideia é beneficiar a todos os associados, que são os verdadeiros donos da instituição.
Por isso, em uma cooperativa, você pode encontrar produtos e serviços financeiros com taxas menores (ou menos taxas) e, se a cooperativa tiver resultados positivos, você ainda recebe uma parte das sobras. Essa é uma boa dica para administrar melhor seu orçamento e fechar o mês com possibilidade de ganhos.
Aproveite, então, e conheça o maior sistema cooperativo financeiro do Brasil, o Sicoob.
7 - Controle é tudo
Além de diminuir seus gastos e aumentar sua renda, outro passo importante para fazer o dinheiro sobrar no fim do mês é manter o controle das suas contas, ou seja, acompanhar com frequência os seus ganhos e as suas despesas para não gastar mais do que recebe.
Para isso, você pode adotar um aplicativo para controlar suas contas a partir do seu celular ou tablet de maneira mais prática. Ou se preferir, pode ter uma planilha financeira (como a que disponibilizamos no final deste e-book para registrar em detalhes tudo o que ganha e tudo o que consome.
O importante é ficar atento à movimentação que você faz do seu dinheiro, para administrá-lo melhor e fechar o mês com a conta no azul.