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7 comportamentos empresariais anticrise

As crises política e econômica já são realidades inegáveis no país. O contexto pode ser considerado desfavorável na maioria das situações, tanto para pessoas físicas quanto para empresas. Mas a adoção de alguns comportamentos pode minimizar e até reverter os efeitos da crise, transformando-a, eventualmente, em uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Quer saber algumas atitudes chave para sobreviver ao momento de turbulência econômica e ter mais sucesso nos negócios? Veja só:

1 – Analise comportamentos de mercado

Saber como os concorrentes e os consumidores estão se comportando frente ao seu produto ou serviço é essencial para definir como sua empresa deve se comportar também, não apenas reagindo ao que está acontecendo, mas planejando e antecipando-se, sempre que possível.

Não se limite a enxergar apenas a situação vivida pela sua empresa. Olhe a crise como um todo. Analise a situação de vizinhos, competidores e parceiros. Isso também pode ajudar a relativizar um pouco o que sua empresa está passando.

2 – Mantenha o olho no caixa

Manter uma boa organização financeira da sua empresa é sempre importante. Mas em épocas de crise, essa é uma atitude que deve ser encarada com rigor ainda maior. O empresário Abílio Diniz recomenda: “Por mais problemas e dificuldades que tiver, nunca descuide do caixa”.

3 – Tenha espírito de sobrevivência

Não adianta se desesperar e tomar atitudes impensadas para tentar resolver os problemas de agora sem pensar no futuro. O ex-presidente do Grupo Pão de Açúcar afirma: “Se você souber o que vai acontecer, quais são seus planos para quando a crise acabar, você sai mais forte”. Então, tente prever o futuro sem descuidar do dia a dia da sua empresa e tome atitudes sempre com atenção ao seu plano de negócios, ao fluxo de caixa e à missão corporativa. Aliás, essa é a próxima dica.

4 – Tenha uma missão; siga um propósito

Ter bem definida a missão da sua empresa pode levá-la mais além. Afinal, sabendo quais são os propósitos da sua empresa fica mais fácil definir ações mais assertivas para chegar lá.

Segundo o consultor e palestrante Alexandre Slivnik, especializado em modelos de excelência, “Uma organização com missão definida, que cria processos condizentes com ela, ganha credibilidade com o seu time. Com isso, a empresa será respeitada não só pelos clientes internos, como também pelos externos.”

5 – Lidere sem centralizar

Outro comportamento empresarial anticrise é saber liderar dando autonomia a seus liderados. Um bom líder conecta pessoas, capacita-as e trata de mantê-las motivadas para que todos dêem o melhor de si em prol do benefício coletivo. Reunindo as competências e a dedicação de uma equipe assim, fica mais fácil superar qualquer obstáculo.

6 – Crie outros tipos de conexões com seus clientes

Como você já deve ter percebido, em épocas de crise, não adianta apenas vender produtos/serviços de qualidade e/ou mais baratos. É preciso criar outros tipos de conexões com os clientes para fidelizá-los. Então, inove, surpreenda seus clientes, tenha sempre atitudes positivas, entenda as necessidades do seu público e busque criar uma conexão emocional com ele. Isso pode fazer toda diferença na hora de optarem pela sua marca ou pela concorrente.

7 – Em vez de culpar os outros, aja

Um velho ditado diz que, em épocas difíceis, enquanto uns choram, outros vendem lenços. Ou seja, é preciso saber enxergar as oportunidades em meio à crise e não se deixar abater. De nada adianta ficar apontando culpados. É preciso agir: rever planos e metas para 2016 e, se necessário, reciclar, reinventar-se, mudar.

E para que essas ações empresariais sejam ainda mais eficazes e efetivas, o consultor Alexandre Slivnik recomenda definir metas de prazos menores, como 90 dias. “Assim, é possível mensurar e fazer um melhor acompanhamento, corrigindo também possíveis erros”.

Agindo com determinação e disciplina, de olho no agora e pensando no futuro, seguindo um propósito e criando laços mais profundos com seus clientes, certamente sua empresa pode sair dessa crise vitoriosa.

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