As crises política e econômica já são realidades inegáveis no país. O contexto pode ser considerado desfavorável na maioria das situações, tanto para pessoas físicas quanto para empresas. Mas a adoção de alguns comportamentos pode minimizar e até reverter os efeitos da crise, transformando-a, eventualmente, em uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Quer saber algumas atitudes chave para sobreviver ao momento de turbulência econômica e ter mais sucesso nos negócios? Veja só:
Saber como os concorrentes e os consumidores estão se comportando frente ao seu produto ou serviço é essencial para definir como sua empresa deve se comportar também, não apenas reagindo ao que está acontecendo, mas planejando e antecipando-se, sempre que possível.
Não se limite a enxergar apenas a situação vivida pela sua empresa. Olhe a crise como um todo. Analise a situação de vizinhos, competidores e parceiros. Isso também pode ajudar a relativizar um pouco o que sua empresa está passando.
Manter uma boa organização financeira da sua empresa é sempre importante. Mas em épocas de crise, essa é uma atitude que deve ser encarada com rigor ainda maior. O empresário Abílio Diniz recomenda: “Por mais problemas e dificuldades que tiver, nunca descuide do caixa”.
Não adianta se desesperar e tomar atitudes impensadas para tentar resolver os problemas de agora sem pensar no futuro. O ex-presidente do Grupo Pão de Açúcar afirma: “Se você souber o que vai acontecer, quais são seus planos para quando a crise acabar, você sai mais forte”. Então, tente prever o futuro sem descuidar do dia a dia da sua empresa e tome atitudes sempre com atenção ao seu plano de negócios, ao fluxo de caixa e à missão corporativa. Aliás, essa é a próxima dica.
Ter bem definida a missão da sua empresa pode levá-la mais além. Afinal, sabendo quais são os propósitos da sua empresa fica mais fácil definir ações mais assertivas para chegar lá.
Segundo o consultor e palestrante Alexandre Slivnik, especializado em modelos de excelência, “Uma organização com missão definida, que cria processos condizentes com ela, ganha credibilidade com o seu time. Com isso, a empresa será respeitada não só pelos clientes internos, como também pelos externos.”
Outro comportamento empresarial anticrise é saber liderar dando autonomia a seus liderados. Um bom líder conecta pessoas, capacita-as e trata de mantê-las motivadas para que todos dêem o melhor de si em prol do benefício coletivo. Reunindo as competências e a dedicação de uma equipe assim, fica mais fácil superar qualquer obstáculo.
Como você já deve ter percebido, em épocas de crise, não adianta apenas vender produtos/serviços de qualidade e/ou mais baratos. É preciso criar outros tipos de conexões com os clientes para fidelizá-los. Então, inove, surpreenda seus clientes, tenha sempre atitudes positivas, entenda as necessidades do seu público e busque criar uma conexão emocional com ele. Isso pode fazer toda diferença na hora de optarem pela sua marca ou pela concorrente.
Um velho ditado diz que, em épocas difíceis, enquanto uns choram, outros vendem lenços. Ou seja, é preciso saber enxergar as oportunidades em meio à crise e não se deixar abater. De nada adianta ficar apontando culpados. É preciso agir: rever planos e metas para 2016 e, se necessário, reciclar, reinventar-se, mudar.
E para que essas ações empresariais sejam ainda mais eficazes e efetivas, o consultor Alexandre Slivnik recomenda definir metas de prazos menores, como 90 dias. “Assim, é possível mensurar e fazer um melhor acompanhamento, corrigindo também possíveis erros”.
Agindo com determinação e disciplina, de olho no agora e pensando no futuro, seguindo um propósito e criando laços mais profundos com seus clientes, certamente sua empresa pode sair dessa crise vitoriosa.
Cooperar é sempre a melhor solução. Conheça o maior sistema cooperativo de crédito do país, o Sicoob.
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…