Guia de Bolso

6 lições que empreendedores podem aprender na cozinha

Sabe o que a cozinha tem a ver com os negócios? Imagine, por exemplo, os grandes chef’s. Certamente, eles devem ser grandes líderes para comandar as suas cozinhas, certo?!

Além disso, a arte da culinária tem diversas técnicas e premissas que podem servir de inspiração para todo tipo de empresário e empreendedor. Independente do seu ramo de negócio, é possível aprender lições valiosas se você prestar atenção a alguns hábitos de bons cozinheiros.

E você nem precisa ser um amante da gastronomia, porque nós já preparamos algumas receitas especiais para você. Confira:

1 – A gente também come com os olhos

A primeira lição que um empreendedor pode aprender na cozinha é que os produtos e serviços oferecidos devem despertar todos os sentidos.

Um prato, por exemplo, não deve agradar só ao paladar. Ele fica ainda mais gostoso com o cheiro que se espalha pelo ambiente, com o som da panela chiando e dos pratos sendo servidos. E influencia também o visual da própria receita e a textura de cada alimento. Ou seja, é uma experiência completa.

Os empreendedores também devem pensar assim com relação aos seus produtos e serviços. Devem questionar-se que sentidos serão despertados, que reações serão geradas, que sensações serão causadas, e buscar sempre a qualidade total.

Leia também:

2 – O cuidado com os ingredientes

A qualidade dos ingredientes faz toda a toda a diferença em uma receita. E a explosão das comidas “gourmet” é umas das provas de que você pode vender essa qualidade agregada do seu produto ou serviço.

Imagine só: você pagaria mais por uma torta de chocolate ou por uma torta de chocolate suíço? Em outros tipos de negócio, você também pode pensar em agregar qualidade às suas matérias-primas e lucrar com isso.

Além disso, um bom cozinheiro deve saber substituir ingredientes quando preciso ou, se for o caso, mudar a receita toda. E um bom empreendedor também precisa ser adaptável, analisando as melhores alterações a fazer, caso mudem as condições, o orçamento ou os planos, por exemplo.

3 – Atenção aos tempos

Na cozinha é assim: se cozinhar pouco tempo, pode não pegar o ponto; se cozinhar tempo demais, pode queimar; se bater muito, pode azedar; se abrir o forno antes do tempo, pode solar. É preciso o tempo certo para crescer a massa, para assar. Enfim, tempo é tudo.

E nos negócios também é assim. Controlar os tempos é uma das tarefas cruciais de um empreendedor. É preciso tempo para planejar, para pesquisar, para encontrar fornecedores, para fazer reuniões com clientes, para cuidar da equipe, para administrar.

Administrar melhor seus tempos é uma das lições que todo empresário pode aprender com o mundo da gastronomia.

4 – Mexa sem parar

Dedicação ao que se faz é outra valiosa lição da cozinha. É só lembrar daqueles pratos em que o cozinheiro não pode parar de mexer para não deixar embolar. O vatapá baiano, por exemplo, em que é preciso passar horas na beira do fogão mexendo sem parar.

Nos negócios, essa dedicação também faz a diferença. Manter-se bem informado, com controle sobre as contas, os processos e os acontecimentos é fundamental para o sucesso. Ou, como diz o ditado popular, é aos olhos do dono que o gado engorda.

Leia também:

5 – A equipe de um chef

Imagine a cozinha de um grande chef. Ele não trabalha sozinho. Comanda uma série de cozinheiros que devem agir com autonomia e eficiência. Ou seja, um bom chef de cozinha precisa ser um bom líder.

Da mesma forma, um empreendedor precisa aprender a coordenar sua equipe, passar seus conhecimentos, delegar tarefas, compartilhar objetivos e monitorar resultados, sendo um bom líder em seu negócio.

6 – Uma pitada a mais de sabor

Quem gosta de cozinhar não costuma ficar satisfeito em copiar receitas prontas. Gosta de experimentar, testar ingredientes, tentar novas combinações.

E você pode fazer o mesmo nos seus negócios. Inove! Busque maneiras de melhorar. Pense no gosto de seus clientes e seja criativo para criar novas soluções. Faça você mesmo a sua receita de sucesso.

Você já conhece o maior Sistema Cooperativo Financeiro do Brasil, o Sicoob? Faça parte!

Leia também:

Photo by Lily Banse on Unsplash
Sicoob

Recent Posts

O cooperativismo e seu poder de transformação social

Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…

2 semanas ago

Drex: O que é, como funciona e quais as diferenças em relação ao PIX

Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…

2 semanas ago

Como vai ser o seu futuro financeiro?

Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…

1 mês ago

Como investir em dólar?

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…

1 mês ago

Dia das Crianças com brincadeiras e jogos cooperativos

No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…

1 mês ago

O que é desemprego estrutural e como ele afeta você?

O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…

2 meses ago