6 filmes sobre a conquista da independência financeira

Inspirações para quem quer assumir sua independência pessoal e financeira

Guia de Bolso | 26 de dezembro de 2018
filmes
independência financeira
6 filmes sobre a conquista da independência financeira
6 filmes sobre a conquista da independência financeira



Para cada pessoa acontece de uma forma, mas chega um momento na vida em que todo mundo precisa começar a assumir sozinho suas responsabilidades e, geralmente, suas contas também. É disso que trata a lista de filmes que sugerimos a seguir: da conquista da independência pessoal e financeira.

É claro que esse processo é diferente para cada um. Há quem saia da casa dos pais e vá morar sozinho, com amigos ou com um(a) namorado(a), noivo(a) ou marido(esposa). Há os que continuam morando com os pais e assumem uma parte das contas (ou até todas elas). Há os que decidem fazer um intercâmbio ou um mochilão. Há os quem mudam de cidade para fazer faculdade e desde então precisam se virar sozinhos, entre outros casos variados.

Mas os desafios e os questionamentos enfrentados por quem está conquistando a independência pessoal e financeira costumam ter vários pontos em comum. A lista de filmes a seguir é ideal para quem quer refletir sobre o assunto e se inspirar para assumir de vez a liderança da sua vida. Confira:

Como conquistar a independência financeira?

1 - Brooklyn (2016)

Transportando-nos ao século XIX, o filme conta a história de Ellis, uma jovem irlandesa que se muda para os Estados Unidos na tentativa de realizar seus sonhos.

Apesar do contexto ser outro, este comovente drama acerta em cheio quando o assunto é sair da casa dos pais pela primeira vez, já que a mudança da protagonista é explorada em vários aspectos.

Brooklyn mostra, por exemplo, como mudanças assim podem parecer assustadoras no começo, mas também trata da capacidade de superar desafios, além de abordar sentimentos comuns como a saudade (e até uma certa nostalgia daquele conforto de viver com os pais).

O filme está disponível no Netflix. Então, fica a dica para quem quer refletir um pouco mais sobre os sentimentos e situações envolvidos nesse processo de conquista da independência (inclusive, financeira).

2 - A Rede Social (2010)

Talvez você já tenha ouvido falar deste filme, que mostra como o estudante Mark Zuckerberg (vivido por Jesse Eisenberg) criou o Facebook e tornou-se um dos bilionários mais jovens do planeta.

Mas a obra não trata apenas dessa famosa rede social. É também um filme sobre empreendedorismo, mostrando desde a concepção da ideia até alguns dos percalços legais e pessoais vividos pelo estudante.

Não está mais na Netflix, mas pode ser assistido em alta qualidade no YouTube a partir de R$ 3,90. Boa inspiração para quem pretende conquistar a independência financeira assumindo seu lado empreendedor.

3 - Coquetéis e Adolescentes (2016)

Assim como A Rede Social, este drama independente – disponível no Netflix – também mostra estudantes empreendedores que criam um negócio digital. Só que no caso de Coquetéis e Adolescentes, o que chama a atenção são as perigosas consequências nas quais as protagonistas Annie e Jules acabam se envolvendo.

Com classificação indicativa para maiores de 16 anos, o filme tem momentos sensuais e outros tensos, ajudando, por fim, a refletir sobre a importância de agir com consciência e responsabilidade. Afinal, assumir a consequência de todos os seus atos é um importante aprendizado dessa fase da vida.

Milionários cada vez mais jovens por conta da internet.

4 - Na Natureza Selvagem (2007)

Para Christofer McCandless conquistar a independência não tinha a ver com ganhar dinheiro, mas, sim, se livrar dele. Baseado em uma história real, o filme retrata uma parte da vida desse americano que nasceu em uma família rica e, após se formar, decidiu livrar-se de seus pertences e viajar.

Ou seja, Na Natureza Selvagem mostra a conquista da independência a partir de outro panorama, mas sem deixar de aprofundar-se em questões importantes nessa etapa, como o autoconhecimento, a descoberta de novos amigos e a tomada de responsabilidade por suas decisões e atos.

O filme completo está disponível dublado no Youtube. A qualidade não é lá essas coisas. Mas dá para assistir gratuitamente. E o filme é emocionante.

5 - O Sorriso de Monalisa (2003)

Recém-graduada, a protagonista Katherine Watson (Julia Roberts) consegue seu primeiro emprego: lecionar História da Arte em uma conceituada escola americana só para mulheres.

Mas logo, Katherine descobre que a conquista da vaga foi só o primeiro dos desafios que terá que enfrentar – quem está buscando a independência (pessoal e financeira) deve se identificar com a situação.

Disponível no Netflix, O Sorriso de Monalisa também é interessante para quem quer refletir especialmente sobre a conquista da independência financeira por parte das mulheres.

Ainda que se passe nos 50, este drama social mostra como Katherine torna-se uma verdadeira líder, inspirando suas alunas a confrontarem valores ultrapassados e assumirem a direção de suas vidas.

Conexão Sicoob: um roadshow jovem e cooperativo.

6 - Albergue Espanhol (2002)

Apesar do título, este filme é francês e o protagonista, Xavier (Romain Duris), também. Mas é em Barcelona que ele decide terminar seu curso de graduação em Economia, enquanto aprende espanhol.

Ao chegar à capital da Catalunha, aos 25 anos e com a renda de um estudante comum, Xavier acaba decidindo morar em um apartamento compartilhado, diga-se de passagem, com outros sete estudantes de diferentes nacionalidades.

Os aprendizados e descobertas de Xavier e de seus amigos compensam até assistir o filme em baixa qualidade – que está disponível completo legendado no Youtube.

Gostou da lista? Tem mais algum filme sobre independência financeira para indicar?

Comente! Compartilhe!

O maior sistema de cooperativas de crédito do Brasil, o Sicoob acredita no seu potencial. Faça parte!

Foto: GettyImages

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar