Comer em restaurantes nem sempre é a melhor decisão para suas finanças nem para sua saúde. Cozinhar em casa, por outro lado, é mais econômico e também pode ser mais saudável e, até, mais gostoso.
É verdade que algumas pessoas tem menos prática na cozinha. Mas cozinhar não é um dom. Atualmente, com a disseminação dos vídeos de receitas pela internet fica ainda mais fácil aprender a preparar os mais diversos pratos, lanches, sobremesas, etc.
Aliás, você sabia que, de acordo com o Youtube, os vídeos de culinária já atraem mais visualizações do que os do segmento de beleza? São 36 milhões de usuários únicos por mês, apenas no Youtube, sem contar plataformas específicas como o Tastemade, por exemplo.
Quer se inspirar? Conheça 6 canais do Youtube em que é possível aprender a fazer receitas práticas, saudáveis e econômicas com vídeos curtos, didáticos e apetitosos.
1 - Ana Maria Brogui
Caio Novaes é um dos pioneiros do segmento de vídeos de receitas no Youtube e, hoje, tem mais de 3 milhões de inscritos em seu canal, o Ana Maria Brogui, que nasceu como uma paródia da apresentadora Ana Maria Braga.
Para Caio, “a diminuição do poder de compra do brasileiro levou muita gente a procurar alternativas mais baratas. Isso levou muita gente a consumir o conteúdo gastronômico na internet para procurar novas opções de pratos para o dia a dia.”
Não é à toa que as receitas mais acessadas do Ana Maria Brogui são reproduções de petiscos famosos, como o salgadinho Doritos, a onion rings do Burguer King, a sobremesa Danete, etc.
Mas a variedade não para por aí. Afinal, Novaes mantém o canal desde 2006, postando receitas com frequência e mostrando que cozinhar não é tão complicado quanto parece.
Conheça - https://www.youtube.com/user/brogui
2 - Danielle Noce
Danielle Noce é confeiteira, especializada em doces requintados. Mas o seu canal, com mais de 2 milhões de seguidores, não tem só receitas de doces, aliás, nem é só de culinária.
Acompanhada do marido Paulo, Dani viaja, explora países e suas culinárias típicas, além de, é claro, cozinhar e ensinar receitas variadas. Os vídeos são bem produzidos, divertidos e bastante informativos. Segundo a youtuber, 60 mil pessoas já postaram nas redes sociais fotos de pratos feitos a partir das receitas do seu canal.
O sucesso de Dani Noce já até extrapolou o mundo virtual. Com três livros de receitas lançados e um recorde de vendas no mais recente, Noce faz questão de afirmar: “A presença na web é o que me dá prestígio.”
Conheça - https://www.youtube.com/user/nocedanielle
Leia também:
3 - Jane Loures
Para a aposentada Jane Loures, com mais de 1 milhão de seguidores, o sucesso do seu canal está na simplicidade. Ela comenta: “Meu canal é de receitas baratas, do dia a dia. Quem me assiste não é gente rica, é a dona de casa que quer saber o que fazer pro almoço, quer aproveitar o que tem na geladeira.”
Jane conta ainda que a ideia do canal era aproveitar as dezenas de receitas que tinha anotadas em livros escondidos no fundo da gaveta, dando vida a esses pratos nas mãos de outros cozinheiros.
Os vídeos de Jane são simples e bem explicativos, com receitas triviais, desde carnes e tortas até pizzas, bolos e sobremesas, incluindo dicas de receitas para vender.
Conheça - https://www.youtube.com/user/CanalJaneLoures
4 - Presunto Vegetariano
Vegetariana e amante de animais, Paula Lumi é designer de produtos, fotógrafa freelancer e dona do canal Presunto Vegetariano.
Com sua voz suave e jeito tranquilo, Paula ensina receitas veganas e vegetarianas, incluindo versões adaptadas de pratos tradicionais, como molho bolonhesa de lentilha, estrogonofe de grão-de-bico, hambúrguer de feijão branco e quinoa, etc.
As sobremesas também ganham novas versões, como o pão de melado, o doce de leite vegano, o picolé de kiwi e outras delícias.
Conheça - https://www.youtube.com/user/PresuntoVegetariano
Leia também:
5 - Gastronomismo
Com mais 250 mil inscritos, o Gastronomismo é o canal em que Isadora Becker mostra que cozinhar não é difícil e faz muito bem pro astral.
Para Isadora, a escolha dos ingredientes, a música que você ouve enquanto cozinha, o aroma que se espalha pela casa e as emoções colocadas em cada prato é o que faz com que as receitas mais simples se tornem sofisticados e deliciosas.
Inspirada em filmes, livros, músicas e memórias, a youtuber ensina receitas variadas e mostra como aproveitar ao máximo as refeições preparadas em casa. Além dos belos vídeos para o seu canal no Youtube, Isadora Becker também produz conteúdo exclusivo para o site do canal GNT.
Conheça - https://www.youtube.com/user/gastronomismo
6 - Panelaterapia
Formada em Psicologia e pós-graduada em Recursos Humanos, Tatiana Romano trocou as salas de aula pelo blog e pelas panelas. Desde 2010, administra o Panelaterapia e já tem mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais, além de um livro de receitas lançado, com o mesmo nome do blog.
Em seu canal no Youtube, Tatiana descomplica a cozinha, ensinando receitas variadas de forma prática, em vídeos bem produzidos que duram entre 1 e 5 minutos.
É possível aprender a fazer desde uma simples caesar salad até uma pizza de batata frita. Sem contar os vídeos com dicas, como o que ensina a perder o medo da panela de pressão.
Conheça - https://www.youtube.com/user/BlogPanelaterapia
Leia também:
Gostou dessas dicas de canais culinários? Tem outras dicas ou comentários para compartilhar? Compartilhando e cooperando, a gente cresce.
Aliás, você já conhece o maior Sistema Cooperativo Financeiro do Brasil, o Sicoob? Faça parte!