Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:
Montar a árvore, decorar a casa com luzes, preparar a ceia e trocar presentes com amigos e parentes são ótimas formas de celebrar o Natal. Mas a data não se resume a isso. Independente de crenças ou religiões, o Natal é também uma ótima oportunidade para refletir e para colocar em prática alguns valores e atitudes que representam o verdadeiro espírito natalino, entre eles, a cooperação.
Afinal, Natal é época de união, de compreensão mútua e de partilha, princípios que tem tudo a ver com o cooperativismo. E cooperando é possível levar o espírito de Natal mais além, descobrindo enfim que é dividindo a alegria que a gente faz ela se multiplicar.
Quer algumas ideias para comemorar o Natal com mais solidariedade e cooperação? Confira estas 5 sugestões inspiradoras:
Fazer um amigo secreto (amigo oculto) entre familiares, amigos ou colegas de trabalho no período de fim de ano é um costume bastante difundido por todo o Brasil. Que tal inovar na tradição desta vez e fazer um amigo oculto solidário?
A ideia é que, em vez de sortear alguém do próprio grupo para presentear, vocês sorteiem cartinhas de Natal dos Correios ou nomes de instituições de caridade para fazer doações.
Não deixem de reservar uma ocasião para a revelação dos ganhadores, contando a todo o grupo sobre as instituições presenteadas ou sobre as cartinhas sorteadas. Um momento emocionante que ainda pode estimular outras doações futuras.
Uma maneira de aproveitar melhor os produtos é considerar a compra e venda de seminovos e usados. Uma atitude com benefícios para o bolso e para o meio ambiente. Já imaginou, por exemplo, fazer um bazar de Natal entre amigos, reunindo roupas, livros, acessórios e equipamentos seminovos que podem ser revendidos entre o grupo?
Juntar esforços para realizar um bazar assim já é uma maneira cooperativa de celebrar o Natal. E vocês ainda podem decidir doar uma parte ou o total de rendimentos arrecadados para uma instituição de caridade, tornando a iniciativa mais solidária.
Que tal reunir os amigos, os parentes e vizinhos para organizar uma celebração de Natal em uma comunidade carente? Procure a associação comunitária do bairro para descobrir um bom espaço para o evento, junte todos os voluntários para preparar a decoração e os comes e bebes da festa, conte com os vizinhos locais para a divulgação e junte todos para comemorar o verdadeiro espírito de Natal.
Outra maneira cooperativa de celebrar o Natal é dando preferência aos produtos cooperativos. Assim, você apoia um modelo de produção mais justo e humano, com ganhos democráticos para todos os participantes e também para as comunidades.
Para a ceia de Natal, por exemplo, você pode encontrar vários itens produzidos por cooperativas agropecuárias brasileiras. No caso dos presentes, também vale a pena considerar os produtos de cooperativas sociais, como a Justa Trama , e de cooperativas de artesãos, como as que fazem parte da Rede ArteSol .
Além disso, já é possível identificar muitos dos produtos cooperativos pelo carimbo SomosCoop. Fique atento e aproveite!
Enquanto alguns esperam a visita do Papai Noel, para outros, toda companhia é bem-vinda. Já imaginou levar mais alegria às crianças de um orfanato ou aos idosos de um asilo com uma simples visita? Reúna os amigos ou familiares e chequem as melhores datas e horários com a direção da instituição. Vocês também podem levar alguns comes e bebes para comemorarem todos juntos. Mais do que uma forma cooperativa e solidária de celebrar o Natal, esta costuma ser uma experiência emocionante e enriquecedora para todos os participantes.
Descubra um mundo mais colaborativo e cooperativo. Faça parte do Sistema líder em Cooperativismo Financeiro no Brasil, o Sicoob.
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…