Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
Está planejando fazer uma viagem? Matricular-se em um curso? Quem sabe, trocar de carro? São diversos os motivos que podem levar alguém a querer juntar dinheiro em curto prazo. E pode acreditar: você consegue.
É claro que o ideal é começar a reeducar-se financeiramente, aprendendo, de maneira gradativa, a economizar, poupar e investir seu dinheiro para fazê-lo render mais – criando, dessa forma, uma relação mais saudável com suas finanças.
Mas, com alguns esforços pontuais, é possível, sim, juntar dinheiro em pouco tempo. Para começar, defina:
– Quanto você deseja juntar?
– Em quanto tempo precisa economizar essa quantia?
Dividindo a quantia pretendida pelo prazo (em meses) que você tem para economizar, você descobrirá quanto precisa guardar a cada mês para atingir seu objetivo. Aliás, ter um objetivo bem definido pode ajudar na motivação para manter-se economizando.
O passo seguinte é começar a registrar todos os seus ganhos e gastos (caso você ainda não faça isso) e manter um acompanhamento mais frequente das suas finanças. Esse controle será fundamental, pois, em curto prazo, principalmente, cada real faz a diferença.
Feito isso, é hora de colocar a economia em prática. Acompanhe, então, 5 ótimas dicas para conseguir juntar dinheiro rapidamente:
Escolha uma gaveta, uma caixa ou qualquer outro recipiente que prefira e comece a colocar todas as moedas e trocados nele. Faça isso diariamente e resista à tentação de tirar qualquer quantia do seu cofre antes do prazo determinado para atingir seu objetivo (se você não tem um objetivo de economia definido, espere, pelo menos, alguns meses para juntar uma quantia considerável).
Se você já tem alimentos estocados em sua cozinha ou despensa, evite comprar outras opções. Em vez disso, para economizar, prefira aproveitar o que já possui.
O bom aproveitamento dos alimentos, aliás, é uma ótima dica de economia e de saúde. Não desperdice cascas, talos e folhas. Aprenda receitas que aproveitam melhor as frutas, verduras e legumes, assim como seus nutrientes.
Confira 15 receitas com cascas e talos de frutas, legumes e verduras.
Além disso, cozinhar em casa costuma ser bem mais barato do que comer na rua (em restaurantes, lanchonetes, padarias, etc.). Então, aproveite o que tem em casa e leve comida para o trabalho. Você pode levar algum tipo de lanche para economizar naquele cafezinho da tarde na padaria. E, se possível, opte também por levar marmita. Assim, você economiza e ainda tem melhor controle do que está comendo, podendo alimentar-se melhor.
Se você tem um carro, provavelmente, o combustível é um dos seus gastos mais frequentes. Para juntar dinheiro rápido, considere alternativas que ajudem a reduzir esse tipo de despesa.
Reflita quando é viável usar o transporte público ou ir de bicicleta, por exemplo. Neste último caso, você ainda pratica um exercício e beneficia sua saúde. Em pequenas e médias distâncias, caminhar também pode ser uma alternativa viável e saudável.
Outra ideia é combinar caronas. Quem sabe, até, combinar um revezamento de caronas com colegas que morem e trabalhem próximos, por exemplo. Isso também pode funcionar para pais que levam os filhos à escola, negociando esse revezamento com outros pais.
Não precisa deixar de se divertir para economizar. Em vez disso, considere outras opções de lazer, de acordo com seus gostos e com seus objetivos de poupança.
Para começar, você pode trocar o barzinho pelo encontro na casa de amigos e trocar o cinema pelo filminho em casa, por exemplo. Mas pode também descobrir outras opções além das suas próprias paredes.
Já que a ideia é juntar dinheiro em pouco tempo, o mais recomendável é evitar locais que estimulem o consumo, como shoppings, feiras, etc. Aliás, comece a desassociar diversão de consumo. Explore outros locais, como parques, paisagens naturais, museus, pontos turísticos, etc. E descubra programações gratuitas em sua cidade.
Para juntar dinheiro rápido, além de economizar no que for possível e viável para você, outra opção é tentar conseguir uma renda extra.
Você pode, por exemplo, vender alguns itens seminovos em bom estado, como móveis, roupas ou acessórios. Pode também tentar conseguir um trabalho temporário se tiver tempo sobrando. Ou pode apostar em um hobby, como vender alimentos ou bijuterias, dar aulas de idiomas ou de música, fazer reparos e costuras, etc.
EXTRA: adote um app que ajude a realizar seus objetivos financeiros.
Para organizar e controlar melhor seu orçamento, você pode usar a tecnologia a seu favor, adotando um aplicativo para uso no seu smartphone ou tablet. Assim, fica mais prático registrar e acompanhar tudo, com o app sempre à mão.
Alguns aplicativos de controle financeiro, ainda possuem vantagens extras, como é o caso do Sicoob Minhas Finanças. Além de ser gratuito, o app permite o planejamento de metas e sonhos. Registrando o valor do objetivo e o prazo imaginado, o app calcula quanto é preciso poupar por mês para a realização do sonho. E também é possível programar alertas para não ultrapassar seus limites de gastos. Uma ótima ferramenta para ajudar a economizar e atingir seus objetivos no prazo que precisa.
Baixe grátis o app Sicoob Minhas Finanças na Google Play ou na App Store.
Gostou dessas dicas de economia? Comece a economizar também com as suas transações financeiras. Conheça o Sicoob – o maior Sistema Cooperativo Financeiro do Brasil.
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…