Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
Há quem adore a ideia de fazer uma boa reforma na casa ou de redecorar os ambientes. Mas também há muita gente que franze o cenho diante das palavras reforma e decoração, queixando-se principalmente, dos gastos e do transtorno envolvidos. A boa notícia é que dá para deixar a casa com um visual novinho em folha sem gastar muito.
Em outra ocasião, já demos aqui 10 ideias gerais para fazer uma reforma na casa gastando pouco. Incluindo conselhos como fazer você mesmo o que conseguir e reaproveitar objetos.
O foco é dar 5 dicas práticas, inspirações para você colocar a mão na massa e mudar o visual da sua casa de uma forma econômica. Quer saber como? Confira:
1 - Uma mão de tinta
Mudar a cor pode mudar o aspecto de um objeto ou de todo um ambiente.
Você pode:
- usar tinta spray para pintar cadeiras, cômodas, criados e armários (siga as instruções da embalagem para não acabar desperdiçando tinta);
- fazer uma pátina nas portas ou em algum móvel, para um tom mais vintage à casa;
- mudar a cor de uma parede para dar novos ares a um cômodo.
DIY: aprenda, faça você mesmo e economize
2 - Azulejos: estampá-los ou retirá-los?
Sabe aquela parede de azulejos velhos e sem vida ou aquela parede que está só no tijolo? Tem solução! Ou melhor, soluções. E custam pouco:
- Com algumas pinceladas brancas espaçadas, a parede de tijolos pode ganhar um aspecto tipo pátina e muita elegância. Pintá-la completamente de branco sólido também é uma opção.
- Na parede com azulejos velhos, para economizar no trabalho e no custo de retirada, você pode colar azulejo sobre azulejo. Uma atitude que inclusive ajuda a produzir menos lixo na reforma.
- O uso de azulejos estampados pode dar uma cara mais moderna ao ambiente.
- Você também pode retirar todos os azulejos e deixar a parede crua, com um estilo industrial e mais descolado. O uso de objetos de cores fortes diante dessa parede contribui para o charme da decoração.
3 - Adesivos
Outra solução econômica para repaginar ambientes é adesivar objetos, móveis, etc. Veja:
- Existem diversos adesivos decorativos que podem ser usados em janelas, boxes, divisórias ou até paredes.
- Já pensou em usar papel contact para mudar a cor de móveis ou objetos? Pode ser a cabeceira da cama, a porta do armário, o criado mudo, a mesa, a moldura do espelho, etc.
Como economizar com os eletrodmésticos?
4 - Caixas de madeira
Quando se fala em reformar e decorar gastando pouco, as caixas de madeira (caixas como as de feira) já se tornaram um cliché. E não é à toa. As possibilidades são variadas:
- É possível montar móveis com as caixas de madeira, como bases para sofás e poltronas, estrados de cama, armário de cozinha ou de banheiro, mesas, estantes, criado mudo, etc.
- Servem como caixas organizadoras. Você pode pendurá-las na parede (com ou sem mão francesa, a depender do estilo) ou empilhá-las de diferentes formas.
- Já existem caixas como essas de acabamentos diversificados, mais rústicas ou melhor acabadas, e de vários tamanhos. Você também pode lixá-las e pintar da cor que lhe pareça melhor, conforme o uso que fizer.
5 - Escada de madeira
Não sabe o que fazer com aquela escada de madeira do quintal que você nunca usa?
- Aproveite-a como prateleira para plantas ou para itens da cozinha.
- Coloque-a na sala como estante para livros.
- Leve-a para o closet para ajudar na organização das roupas.
Gostou dessas dicas? Conheça agora o maior Sistema Cooperativo Financeiro do Brasil, o Sicoob e faça parte!