Guia de Bolso

5 destinos pelo Brasil para se surpreender no Inverno

No Brasil, o Inverno tem diversos modos de se apresentar. Conforme se muda de cidade ou de região, no território nacional, é possível encontrar as mais diferentes situações climáticas, mesmo na estação conhecida como a mais fria do ano.

Então, por que não aproveitar toda essa variedade para viajar pelo país e curtir o Inverno do jeito que você mais gosta? E você nem precisa gastar muito. Quer ver? Olha só estas 5 opções de destinos econômicos pelo Brasil para viajar nas férias do meio do ano:

 

1 – FRIO: São Joaquim, Santa Catarina

Quem gosta de curtir o frio, perto de uma lareira, acompanhado de um bom vinho, com todo o charme que o Inverno pode ter, precisa conhecer São Joaquim. A cidade, na Serra catarinense, é considerada a mais fria do Brasil. E não é rara a ocorrência de neve no Inverno.

O Mirante das Araucárias, a escadaria Belvedere e a igrejinha central são alguns pontos turísticos da pacata cidade, que também conta com um parque temático, logo na entrada, o Snow Valley, com tirolesa, trilhas, arvorismo, etc.

Menos turística que Gramado (RS) ou Urubici (SC), São Joaquim pode ser um destino mais em conta para quem quer aproveitar o melhor do Inverno, curtindo a tranquilidade da região para relaxar.

 

2 – CALOR/PRAIA: Coruripe, Alagoas

Quem prefere fugir do frio, certamente, deve apostar nas regiões Norte ou Nordeste do país. Um bom exemplo de destino econômico para aproveitar a temporada é Coruripe, um povoado escondido a 100 km da capital Maceió, com praias de areias brancas, mar cristalino e enormes coqueirais.

Além de lindas praias, como a da Pituba, pontilhada de corais, há também lagoas, como a Lagoa do Toco e a Lagoa do Pau, Miaí de Baixo e de Cima. E as belas paisagens ainda ganham o colorido do artesanato local, feito em palha de ouricuri ou palha de taboa. Um lugar para se guardar boas lembranças.

 

3 – AVENTURA: Alfredo Chaves, Espírito Santo

A capital capixaba do turismo de aventura fica a cerca de 80 km da capital, Vitória. Alfredo Chaves localiza-se na Serra do Castelo, entre as montanhas e o mar e é famosa por suas dezenas de cachoeiras.

Rapel, voo livre de parapente ou de asa delta, canoagem, rafting, boiacross, tirolesa, mergulho e trilhas são algumas das opções para os adeptos do turismo de aventura que visitam o destino capixaba.

Além disso, em julho, acontece a Festa da Banana e do Leite, um dos eventos mais tradicionais de Alfredo Chaves, com feiras, concursos, show regionais, etc. E os visitantes também podem degustar o vinho produzido na cidade e a saborosa culinária italiana, que é típica do local.

 

4 – NATUREZA: Cambará do Sul, Rio Grande do Sul

A cidadezinha gaúcha é tranquila, quase rural. O diferencial do destino é ser bem próximo ao Parque Nacional de Aparados da Serra e ao Parque Nacional da Serra Geral. Assim, é possível conhecer cânions, como o Itaimbezinho e o Fortaleza, percorrendo a pé as trilhas sobre os maciços, com paisagens de rara beleza.

No Inverno, as temperaturas no local podem ser bem baixas. Mas os campos queimados pela geada só contribuem para o charme das paisagens. As pousadas de Cambará do Sul também costumam ser equipadas com lareiras ou fogões a lenha, se for o caso de aquecer o clima. E para saborear não faltam especialidades gaúchas, como churrascos, galetos ou o famoso carreteiro.

Um destino ainda bastante econômico, com paisagens exuberantes, boa gastronomia e todo o charme do Inverno.

 

5 – FESTAS: São Luís, Maranhão

A capital maranhense está localizada na Ilha de Upaon-Açu, sendo bem próxima a linha do Equador. Ou seja, mesmo no Inverno, os visitantes já podem esperar por um clima de calor e praia, além de muita animação.

Em julho, é época das festas julinas e, no caso de São Luís, do Bumba-meu-Boi. Assim, há vários arraiás pela cidade, com bandeirinhas espalhadas por todos os cantos, além de atrações culturais, como danças populares, shows nacionais e festejos típicos. E para quem prefere algo menos folclórico, os bares e clubes da cidade são famosos pelas animadas festas de reggae, ritmo oficial da cidade.

Outro atrativo de São Luís é a arquitetura colonial portuguesa. Inclusive, boa parte do casario datado dos séculos XVIII e XIX é tombado pela Unesco. Isso sem falar na proximidade entre a cidade e os Lençóis Maranhenses, para quem resolver dar uma esticadinha na viagem. De qualquer forma, São Luís é um destino barato e cheio de atrativos.

Leia também:

Férias de julho: destinos de frio ou de calor?

Quer saber como economizar ainda mais em suas viagens? Baixe grátis o e-book Viaje gastando menos.

Gostou dessas dicas de destinos? Tem alguma outra dica para compartilhar? Compartilhando e cooperando, a gente vai além. Aliás, você já conhece o maior Sistema Cooperativo Financeiro do Brasil, o Sicoob?

*Imagens: Divulgação

 

 

Sicoob

Recent Posts

O cooperativismo e seu poder de transformação social

Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…

2 semanas ago

Drex: O que é, como funciona e quais as diferenças em relação ao PIX

Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…

2 semanas ago

Como vai ser o seu futuro financeiro?

Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…

1 mês ago

Como investir em dólar?

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…

1 mês ago

Dia das Crianças com brincadeiras e jogos cooperativos

No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…

1 mês ago

O que é desemprego estrutural e como ele afeta você?

O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…

2 meses ago