No Brasil, o Inverno tem diversos modos de se apresentar. Conforme se muda de cidade ou de região, no território nacional, é possível encontrar as mais diferentes situações climáticas, mesmo na estação conhecida como a mais fria do ano.
Então, por que não aproveitar toda essa variedade para viajar pelo país e curtir o Inverno do jeito que você mais gosta? E você nem precisa gastar muito. Quer ver? Olha só estas 5 opções de destinos econômicos pelo Brasil para viajar nas férias do meio do ano:
Quem gosta de curtir o frio, perto de uma lareira, acompanhado de um bom vinho, com todo o charme que o Inverno pode ter, precisa conhecer São Joaquim. A cidade, na Serra catarinense, é considerada a mais fria do Brasil. E não é rara a ocorrência de neve no Inverno.
O Mirante das Araucárias, a escadaria Belvedere e a igrejinha central são alguns pontos turísticos da pacata cidade, que também conta com um parque temático, logo na entrada, o Snow Valley, com tirolesa, trilhas, arvorismo, etc.
Menos turística que Gramado (RS) ou Urubici (SC), São Joaquim pode ser um destino mais em conta para quem quer aproveitar o melhor do Inverno, curtindo a tranquilidade da região para relaxar.
Quem prefere fugir do frio, certamente, deve apostar nas regiões Norte ou Nordeste do país. Um bom exemplo de destino econômico para aproveitar a temporada é Coruripe, um povoado escondido a 100 km da capital Maceió, com praias de areias brancas, mar cristalino e enormes coqueirais.
Além de lindas praias, como a da Pituba, pontilhada de corais, há também lagoas, como a Lagoa do Toco e a Lagoa do Pau, Miaí de Baixo e de Cima. E as belas paisagens ainda ganham o colorido do artesanato local, feito em palha de ouricuri ou palha de taboa. Um lugar para se guardar boas lembranças.
A capital capixaba do turismo de aventura fica a cerca de 80 km da capital, Vitória. Alfredo Chaves localiza-se na Serra do Castelo, entre as montanhas e o mar e é famosa por suas dezenas de cachoeiras.
Rapel, voo livre de parapente ou de asa delta, canoagem, rafting, boiacross, tirolesa, mergulho e trilhas são algumas das opções para os adeptos do turismo de aventura que visitam o destino capixaba.
Além disso, em julho, acontece a Festa da Banana e do Leite, um dos eventos mais tradicionais de Alfredo Chaves, com feiras, concursos, show regionais, etc. E os visitantes também podem degustar o vinho produzido na cidade e a saborosa culinária italiana, que é típica do local.
A cidadezinha gaúcha é tranquila, quase rural. O diferencial do destino é ser bem próximo ao Parque Nacional de Aparados da Serra e ao Parque Nacional da Serra Geral. Assim, é possível conhecer cânions, como o Itaimbezinho e o Fortaleza, percorrendo a pé as trilhas sobre os maciços, com paisagens de rara beleza.
No Inverno, as temperaturas no local podem ser bem baixas. Mas os campos queimados pela geada só contribuem para o charme das paisagens. As pousadas de Cambará do Sul também costumam ser equipadas com lareiras ou fogões a lenha, se for o caso de aquecer o clima. E para saborear não faltam especialidades gaúchas, como churrascos, galetos ou o famoso carreteiro.
Um destino ainda bastante econômico, com paisagens exuberantes, boa gastronomia e todo o charme do Inverno.
A capital maranhense está localizada na Ilha de Upaon-Açu, sendo bem próxima a linha do Equador. Ou seja, mesmo no Inverno, os visitantes já podem esperar por um clima de calor e praia, além de muita animação.
Em julho, é época das festas julinas e, no caso de São Luís, do Bumba-meu-Boi. Assim, há vários arraiás pela cidade, com bandeirinhas espalhadas por todos os cantos, além de atrações culturais, como danças populares, shows nacionais e festejos típicos. E para quem prefere algo menos folclórico, os bares e clubes da cidade são famosos pelas animadas festas de reggae, ritmo oficial da cidade.
Outro atrativo de São Luís é a arquitetura colonial portuguesa. Inclusive, boa parte do casario datado dos séculos XVIII e XIX é tombado pela Unesco. Isso sem falar na proximidade entre a cidade e os Lençóis Maranhenses, para quem resolver dar uma esticadinha na viagem. De qualquer forma, São Luís é um destino barato e cheio de atrativos.
Leia também:
Férias de julho: destinos de frio ou de calor?
Quer saber como economizar ainda mais em suas viagens? Baixe grátis o e-book Viaje gastando menos.
Gostou dessas dicas de destinos? Tem alguma outra dica para compartilhar? Compartilhando e cooperando, a gente vai além. Aliás, você já conhece o maior Sistema Cooperativo Financeiro do Brasil, o Sicoob?
*Imagens: Divulgação
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…