Viver o presente é extremamente importante. Mas algumas pessoas esquecem de pensar também no próprio futuro. E tem coisas que não dá para deixar para se preocupar só depois. Em alguns assuntos, não dá para “ver o que fazer” só quando o futuro chegar. É o caso da aposentadoria, ou melhor, da sua saúde financeira quando a aposentadoria chegar. Já pensou nisso?
Sabia que quanto antes você começar a investir no seu futuro, mais pode fazer o seu dinheiro render? Com uma previdência privada, em especial, quanto mais cedo você começar a investir, menos precisa pagar por mês para acumular o que deseja. E esse é só um dos motivos para você começar já a fazer uma renda complementar.
Veja, então, quatro razões para começar a sua previdência privada o quanto antes:
Durante a aposentadoria, tendem a diminuir as despesas com família, educação dos filhos e manutenção do padrão de consumo. Contudo, outros gastos tendem a aumentar, como saúde, alimentação diferenciada, cuidados pessoais, etc. Portanto, mesmo que seus planos para o futuro sejam modestos, é importante pensar numa renda complementar.
Somar a Previdência Social a uma previdência privada pode lhe prover de recursos suficientes, em sua aposentadoria, para manter o padrão de vida que tinha quando trabalhava.
Sabia que quanto mais cedo você começa uma previdência privada, menos tem que pagar?
A previdência privada é uma aplicação de longo prazo. E quanto maior o tempo de aplicação, melhor para seus rendimentos. Pois, com um longo tempo de aplicação, é possível contar com a ação dos juros compostos e, no futuro, resgatar até mais do que efetivamente se aplicou.
Dessa forma, quanto maior o tempo disponível para contribuição, menores precisam ser as parcelas de investimento para juntar o patrimônio desejado. E quanto menores as parcelas com que você tiver que contribuir, menor também o efeito no seu orçamento mensal.
Quer viajar por aí e conhecer novos lugares quando se aposentar? Quer fazer cursos, assistir palestras, dedicar-se a uma causa? Ou talvez você pretenda continuar trabalhando, mas sem ser obrigado a fazer o que não gosta. Pode ser também que você nem tenha planos para a aposentadoria ainda. Mas certamente vai querer aproveitar melhor a vida na melhor idade.
Sejam quais forem seus planos ou a sua idade, se você ainda não se aposentou e ainda não tem uma boa reserva financeira, deveria pensar agora mesmo em começar uma previdência privada.
Alguns planos de previdência privada contam com coberturas por morte ou invalidez. Assim, além de garantir sua renda futura, você e sua família ficam mais tranquilos para aproveitar a vida. Saiba mais aqui.
Ao fazer seu plano, considere como renda desejada o salário que possui atualmente mais uma margem de 20% de segurança. Lembrando que, se o salário for alterado, suas contribuições podem ser proporcionalmente maiores.
E quanto mais cedo, você começar melhor; com contribuição de, pelo menos, 20 anos, já é possível contar com juros compostos.
Ainda tem dúvidas sobre previdência privada? Saiba mais aqui: Quanto você gostaria de ganhar daqui a 10, 20 ou 30 anos?
Conheça o maior sistema cooperativo de crédito do país, o Sicoob.
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…