Poupar não é um gasto nem uma necessidade supérflua. É um investimento em você, na sua segurança, no seu futuro, nos seus sonhos. Antes mesmo de começar a fazer as contas, tenha em mente que você deve destinar uma parte da sua renda para isso.
Tá difícil se planejar para poupar? Não espere o dinheiro sobrar. Talvez você precise ter algumas mudanças de atitudes. Mas lembre-se que suas economias e a realização dos seus sonhos só dependem de você. Com algum esforço e motivação, certamente, você pode conseguir o que deseja. Quer algumas dicas práticas para repensar seus hábitos e começar a economizar dinheiro? Veja:
HÁBITOS FINANCEIROS
1 - Trace objetivos
Com objetivos definidos fica mais fácil elaborar planos para atingi-los. Isso dá mais foco e disciplina. Comprometendo-se com seus objetivos, você se compromete a poupar todo mês.
2 - Guarde 10% do que ganha
A forma mais fácil de garantir suas economias mensalmente é destinar direto para a poupança (ou para outras aplicações) 10% do que você ganha (pelo menos), assim que receber suas receitas.
3 - Calcule um prazo para seus objetivos
Dividindo o valor que você precisa para realizar seus objetivos pela quantia que você consegue poupar mensalmente, você pode determinar prazos realistas para alcançar o que deseja. Assim, fica mais fácil motivar-se para poupar.
4 - Pense duas vezes antes de comprar
Evite compras por impulso. Para isso, questione-se sempre sobre a necessidade real da compra. E analise se vai ter dinheiro para comprar à vista ou saldar as parcelas à prazo. Em alguns casos, pode ser interessante adiar a compra para outro dia, com tempo para reavaliar se vale mesmo a pena a aquisição.
5 - Pesquise, pesquise e pesquise mais
Pesquisar todas as opções possíveis é uma das melhores dicas para economizar. Sempre que possível, pesquise bem antes de comprar, compare preços e condições. Quem pesquisa, paga menos e aumenta as chances de obter descontos.
6 - Pechinche, peça desconto
Faça disso um hábito. Muitos produtos já têm uma margem de desconto embutida no preço. E você só tem a ganhar com o pedido.
HÁBITOS DIÁRIOS
7 - Atenção às despesas fixas
Para começar, o ideal é ter uma planilha financeira atualizada (ainda não tem a sua? Baixe aqui) e acompanhar de perto suas despesas fixas, como moradia, água, luz, alimentação. Com tudo registrado, fica mais fácil visualizar onde é possível economizar. Fique atento, por exemplo, a hábitos de economia de energia e de água, reaproveitamento de materiais, etc.
8 - Prefira comer em casa
O gasto com restaurantes, lanchonetes, cafés, etc. não costuma ser tão sentido no dia a dia, mas pode acabar representando um boa porcentagem do orçamento. Então, prefira comer em casa e, se for viável, levar comida de casa.
9 - Evite o desperdício de comida
Compre apenas o essencial, evite estocar comida e aproveite ao máximo os alimentos.
10 - Faça uma lista para o supermercado
A lista ajuda você a se ater ao que realmente precisa comprar, evitando os supérfluos. Você ainda pode pesquisar preços antes de sair de casa e planejar quanto vai gastar para manter as contas em ordem.
11 - Considere trocar a academia por exercícios ao ar livre
Cuide da sua saúde sem descuidar do bolso. Reavalie se não é o caso de trocar a mensalidade da academia por caminhadas e corridas ao ar livre, por exemplo.
LAZER E ESTILO DE VIDA
12 - Você precisa do carro? Sempre?
Dê preferência ao transporte público e, quando for viável, à caminhadas e pedaladas. Assim, você economiza com combustível, estacionamento, manutenção, etc. e ainda pode fazer um exercício físico.
13 - Reavalie a TV por assinatura
Para economizar, reavalie se o serviço é mesmo necessário. E pesquise também outras opções como o streaming ou o conteúdo online.
14 - Procure programações e espaços de lazer gratuitos
Museus, festas ao ar livre, exposições, peças de teatro, parques, áreas verdes naturais… Há diversas opções de programações e espaços gratuitos ou mais baratos para você se divertir economizando.
15 - Reúna os familiares e amigos em casa
Em vez de ir a bares, restaurantes e baladas, opte por reunir a família e os amigos em casa algumas vezes. Vocês economizam com combustível, estacionamento, entrada, etc.
16 - Uso consciente do cartão de crédito
Faça do cartão de crédito um aliado das suas contas. Use-o para planejar melhor seus gastos, com acompanhamento frequente do seu orçamento. Planeje-se para pagar o valor total de suas faturas sem atrasos e evite entrar no crédito rotativo. Se achar interessante para se planejar, considere a opção de ter um cartão com dois limites diferentes, um para compras à vista e outro para compras parceladas, como o Sicoobcard.
Gostou dessas dicas de economia? Comece a economizar também com suas transações financeiras. Conheça o Sicoob - o maior sistema cooperativo de crédito do país