Para quem quer economizar e ser mais sustentável no dia a dia, reaproveitar e reciclar são as receitas do sucesso. Melhor ainda é saber que você pode reutilizar os mais diversos objetos e inclusive algumas cascas e restos de alimentos para criar utensílios totalmente novos. Inspire-se com estas 15 ideias incríveis*:
Para começar, você vai precisar de 9 a 13 garrafas pet todas do mesmo modelo. Com um estilete ou uma tesoura, retire o fundo de todas as garrafas, sempre na mesma altura (marque antes com uma caneta ou use a marca já existente na embalagem). Em seguida, corte o bico de 8 das 9 garrafas ou de 12 das 13 – uma fica com o bico, para encaixar o cabo da vassoura – sempre na mesma altura também. Depois, faça as cerdas, criando tiras finas com cortes verticais em todas as garrafas de baixo para cima, parando uns 4 dedos antes da extremidade superior. O próximo passo é encaixar as garrafas sem bico sobre a única que ficou com o bico. Em seguida, encaixe um cabo de vassoura no bico e fixe-o com um prego usando um martelo. Para dar mais firmeza à vassoura, faça dois furos paralelos na parte superior (antes das cerdas) e passe um arame grosso por eles, amarrando-o do outro lado. Se necessário, envolva essa parte superior (perto do cabo) com um pouco de fita adesiva larga para deixar a vassoura na largura desejada, e pronto. Se ainda tiver alguma dúvida, dê uma olhada neste vídeo explicativo.
Quer colocar a régua de tomadas no jardim, mas tem medo da chuva? Ou quer evitar que as crianças toquem na régua? Você pode reaproveitar uma garrafa pet. É só cortar o fundo da garrafa usando um estilete ou uma tesoura e, em seguida, fazer dois cortes verticais paralelos retirando uma tira de cerca de 2 centímetros, por onde vão passar os cabos das tomadas. Pronto: você já pode encaixar a garrafa protetora em volta da régua e ficar despreocupado.
Com a ajuda de um estilete, corte uma garrafa pet pequena ao meio. Retire a tampa e use um prego aquecido para fazer diversos furos pequenos nela. Colocando a tampa de volta no bico da garrafa e virando-a de cabeça para baixo você já pode usá-la como um mini-filtro para fazer chá com ervas naturais ou o que desejar.
Leia também Os 12 princípios do Consumo Consciente
Para um aparador de copos ou xícaras são necessárias 7 tampas do mesmo tamanho. Coloque-as sobre um papel manteiga, uma no centro e as outras 6 ao redor dela (formando uma flor). Depois, coloque outro papel manteiga sobre as tampas e use um ferro de passar roupa em potência baixa para uní-las e achatá-las. Pronto! Para o aparador de pratos, o processo é o mesmo, você só vai precisar de mais tampas.
Use um estilete para fazer um corte na lateral da tampa de uma garrafa pet (onde fica a rosca) da espessura do cabo da sua escova de dentes (especificamente, da parte do cabo que fica logo abaixo das cerdas da escova). Depois é só fixar a parte redonda da tampa na parede do banheiro com a abertura para fora e encaixar a escova de lado na tampa, de forma que as cerdas fiquem dentro da tampa, com o cabo pendurado logo abaixo. Uma forma prática de guardar a escova sem deixar acumular sujeira nas cerdas.
Com a ajuda de um estilete, retire o fundo de uma embalagem de shampoo ou de condicionador. Em seguida, com uma tesoura, em um dos lados mais largos da embalagem, faça dois cortes verticais paralelos, próximos a cada uma das extremidades laterais, parando a cerca de 4 dedos do bico. Em seguida, ainda com a tesoura, retire o outro lado largo da embalagem, fazendo um corte horizontal próximo ao bico, usando os cortes anteriores como marcação. Como resultado, você vai ficar com o bico da embalagem servindo de suporte e uma alça vertical larga. Próximo à extremidade dessa alça (onde ficaria o fundo da embalagem), use um estilete para fazer um buraco redondo, onde seja possível encaixar a torneira da sua pia de cozinha, com o bico da embalagem virado para baixo. Assim, você pode deixar a bucha para escorrer depois de usar, sem se preocupar.
Sabia que você pode reaproveitar uma embalagem de shampoo ou de condicionador para proteger seu celular quando for colocá-lo para carregar? O processo (os cortes) é parecido com o que explicamos anteriormente para o porta-bucha, só que, dessa vez, você vai usar o fundo da embalagem como recipiente. Antes de tudo, assegure-se de escolher uma embalagem em que caiba seu celular. Comece desenhando na embalagem com uma caneta (ou canetinha) onde fará os cortes. Em um dos lados mais largos, perto do bico, desenhe um “U” de cabeça para baixo (como uma alça larga). A partir de cada ponta desse U, trace uma linha horizontal cruzando o outro lado largo da embalagem. Use um estilete para cortar. Em seguida, na alça vertical, mais próximo ao local onde estava o bico, use a tomada do seu carregador para marcar onde deve cortar para encaixá-la e use novamente o estilete para cortar. Pronto, agora você já pode deixar seu smartphone carregando sem preocupações.
Leia também Atitudes cooperativas no dia a dia
Quer uma almofada para colocar no deck, no quintal ou no jardim sem ter que se preocupar com a chuva? Encha a capa da almofada com sacolas plásticas: coloque várias sacolas dentro de uma sacola maior e introduza dentro da capa. Mesmo que a capa seja de tecido e molhe um pouco por fora, certamente vai secar rapidinho, sem mofar e sem deixar mal cheiro.
Para criar um portal-papel higiênico superprático, você vai precisar de apenas um cabide. A parte superior de pendurar fica intacta, basta moldar a parte de baixo com as mãos. Primeiro, crie duas pontas quadradas, uma no meio de cada alça de cima. Em seguida, puxe a alça de baixo pelo meio e arredonde-a levemente. Depois, vire o cabide de lado e aperte uma das pontas laterais formando um “U” e dobre-o para que fique dentro das alças. Pronto! Agora é só pendurar no banheiro e encaixar o papel na parte central.
Para combinar com o porta-papel higiênico, você também pode criar um porta toalhas de cabide. Novamente, a parte superior de pendurar fica intacta e basta moldar com as mãos. Primeiro, puxe a alça de baixo pelo meio, formando um losango. Em seguida, dobre o cabide ao meio, unindo as duas pontas laterais. Depois, dobre-o ao meio pelo outro lado, juntando a ponta de baixo do losango com a ponta de cima. Agora, abra-o na horizontal, formando um círculo. Se desejar, envolva o círculo formado com uma fita decorativa e pronto, já pode pendurar sua toalha.
Para fazer uma vela sustentável e com um aroma muito agradável, corte uma laranja ao meio, retire o miolo com a ajuda de uma colher (de sopa) e consuma-o como preferir. Em seguida, apoie uma das metades da casca sobre o fundo de um copo e use um cortador de massas no formato que preferir para criar uma abertura na parte central da casca (onde ficaria o bico da laranja) por onde você poderá acender sua vela. Depois, é só colocar uma dessas velas de chá (as pequenas com uma base de alumínio) dentro da outra metade da casca (sem furo) e encaixar por cima a metade recortada.
Leia também 15 receitas com cascas e talos de frutas, legumes e verduras
Quando for abrir o(s) ovo(s) – para fritar ou fazer um bolo, por exemplo – quebre somente a parte superior da casca. Limpe a casca e reserve-a (sobre um suporte específico para ovos ou na própria caixa, para que fique de pé). Depois, é só encher a(s) casca(s) com terra, colocar uma ou duas sementes e um pouquinho de água, usando uma colher ou um spray.
Tem uma panela de metal queimada e não sabe como limpar? Sabia que, para isso, você também pode usar casca de ovo? É só triturar as cascas de um ou dois ovos, colocar sobre a região queimada, juntar uma colher de sopa cheia de sal e um pouco de água quente. Em seguida, passando a parte fina da bucha sobre o local, o queimado sai facilmente.
As cascas marrons de coco podem ser reaproveitadas como belas tigelas para servir sobremesas (ou o que você quiser). Antes de abrir o coco, limpe os pelos da casca com a ajuda de um descascador de legumes. Em seguida, abra com uma serra de arco ou com um serrote para evitar quebrar a casca. Retire todo o miolo com a ajuda de um estilete e consuma como preferir. Assim, após limpar, as duas metades da casca, elas já estão prontas para usar como novos utensílios sustentáveis em sua cozinha.
Sabia que é possível reaproveitar as cascas e restos de diferentes frutas e legumes para criar corantes naturais de tecido? Exemplos: casca de beterraba para corante vermelho, casca de laranja para corante amarelo, casca de romã para corante rosa, restos de espinafre para corante verde, casca de cebola para corante laranja e restos de repolho roxo para corante azul. Para preparar o corante, ferva o ingrediente escolhido em água, em fogo médio, durante uma hora. Coe e guarde em um recipiente de vidro. Para tingir tecidos com corantes à base de frutas, fixando bem a cor, ferva previamente a peça em uma mistura de 4 xícaras de água com 1/4 de xícara de sal. Para corantes à base de vegetais, use 4 xícaras de água e 1 de vinagre. Depois, espere a roupa esfriar, passe a peça por água fria, torça bem e coloque-a de molho no corante natural preparado previamente por cerca de uma hora ou até atingir a cor desejada. Por último, é bom lavar a peça tingida em água fria (e em separado) para preservar a cor por mais tempo.
*Ideias selecionadas nos canais: Ideias Incríveis, Ideias Incríveis Girls e Manual do Mundo.
Aqui, falamos com bastante frequência sobre o cooperativismo. Mas você já parou para pensar o…
Desde que foi anunciado pelo Banco Central, o Drex — também conhecido como “Real Digital”…
Você já parou para pensar como será o seu futuro financeiro? A cada dia que…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Investir em dólar…
No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é…
O desemprego estrutural é uma realidade que afeta a sociedade como um todo. Mas você…