10 dicas práticas para economizar mais

Conheça as regras básicas para administrar o seu bolso

Guia de Bolso | 20 de maio de 2015
dicas para economizar
dívida
estratégia
hábito
objetivo
Sicoob
vantagens de ser um cooperado
10 dicas práticas para economizar mais
10 dicas práticas para economizar mais



Com o intuito de estar ainda mais próximo dos seus clientes, o Sicoob criou o seu próprio blog. A nova plataforma serve de referência para pessoas que procuram dicas de economia, financiamento, artigos de quem mais entende sobre o assunto – nossos especialistas – e saber todas as vantagens de ser um cooperado.

O blog também disponibiliza a assinatura de newsletter e downloads de e-books. E serve como interface entre o público e a instituição financeira cooperativa, através dos campos de contato e de comentários. Seja bem-vindo!

Para começarmos, separamos 10 dicas de como você pode economizar mais, no seu dia a dia, e evitar que o dinheiro escape como água entre os dedos.

Antes disso, vale alertar que essas dicas só funcionam se a pessoa estiver ciente das três regras básicas para quem quer administrar o seu bolso com inteligência, impedindo frustrações e desistência. São elas:

  1. Definir objetivos e estratégias reais. Ou seja, que realmente possam ser alcançados no período estipulado. Nada de dar o passo maior que a perna.
  2. Colocar tudo no papel (literalmente).
  3. Fazer disso um hábito. Lembre-se daquele antigo ditado: “O hábito faz o monge”.

Agora, confira as 10 dicas para economizar:

  1. No trabalho: caso more perto da empresa que você trabalha, opte por almoçar em casa e leve um lanche para comer à tarde. Outra opção é alternar os dias entre almoço em casa e no restaurante. Se você mora longe, leve as famosas marmitas com o almoço, lanche e frutas. Economize também na gasolina, combinando com os colegas o “carpooling” (uso compartilhado de um veículo) ou utilizando o transporte público ou a bicicleta.
  2. No supermercado: sabe aquelas promoções que você recebe por e-mail? Aproveite-as ao máximo. E jamais vá ao supermercado com fome e sem levar a lista. Senão, acabará comprando por impulso. Outra maneira de economizar é não comprar água engarrafada. Invista em um filtro. Sabemos que os filtros são um pouco caros, mas vale a pena se colocarmos o gasto desse investimento no papel e compararmos com o quanto de dinheiro é gasto com água de garrafa ou galão. Após adquirir o filtro, o investimento inicial será rapidamente recuperado e, a partir daí, é só poupar.
  3. Na farmácia: o mito de que medicamento genérico não é a mesma coisa que medicamento com marca, já caiu por terra há tempos. Ele faz o mesmo efeito e é muito mais em conta. Compre genéricos sem medo e economize.
  4. Em casa: reveja todas as suas despesas e hábitos. Sobre internet, telefone e televisão tv a cabo, hoje em dia temos tanta concorrência que certamente você achará um pacote mais em conta. Faça chamadas de telefone em horários econômicos. Troque as lâmpadas incandescentes pelas de LED e desligue da tomada os aparelhos que não estão em uso, pois a luz de “stand by” é inimiga da economia. No banho, desligue o chuveiro ao se ensaboar e deposite em um balde a água fria (que sai até vir a água quente) para aproveitá-la na rega de plantas, ao escovar os dentes ou limpar a casa.
  5. Acabe de uma vez com as dívidas atrasadas. Entre em um acordo e negocie com a empresa ou banco e, após saná-las, comece a economizar.
  6. Exercite-se ao ar livre. Faça caminhadas, corridas ou ande de bicicleta.
  7. Na hora do lazer, aproveite os eventos culturais da sua cidade que são gratuitos e abertos ao público.
  8. Separe sempre 10% do seu salário para colocar na poupança. Se não for possível esse valor, deposite menos, mas não deixe de transferir todo mês.
  9. Use o cartão de crédito para emergências.
  10. Anote todos os gastos (conforme mencionamos nas “regras básicas”, lá em cima) e, ao finalizar o mês, faça um balanço do que realmente é necessário e o que é supérfluo.

Tem outras dicas de como economizar mais? Conte pra gente, aqui.

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar

    Financiamentos para projetos agropecuários sustentáveis

    Financiamentos para projetos agropecuários sustentáveis

    Cashback e sobras cooperativas: diferenças e vantagens

    Cashback e sobras cooperativas: diferenças e vantagens